As dicas de Mark Ford para investir durante uma crise – Parte II

Falamos sobre a crise brasileira em um outro post deste blog. Mas a economia continua instável e ainda há muito para se discutir.

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
As dicas de Mark Ford para investir durante uma crise – Parte II

Olá,

Depois de falarmos sobre como é necessário manter a calma em uma crise como a vivida agora pelo Brasil, hoje quero mostrar a você alguns caminhos para investir seu dinheiro e conseguir bons retornos. O guru financeiro do Criando Riqueza, Mark Ford, está novamente conosco nesta jornada e abaixo você confere alguns trechos da entrevista que fiz com ele. Aproveite as dicas e faça bons investimentos!

Leia também: Aprendendo a investir durante a crise

Criando Riqueza: Quais investimentos são mais arriscados nos tempos de crise?

Mark Ford: Qualquer investimento que não gere dinheiro é arriscado. Enquanto a aplicação estiver dando retorno, você terá renda e poderá usá-la para descobrir outras maneiras de ganhar mais dinheiro. Porém, quando sua riqueza está atrelada a investimentos especulativos, ela fica vulnerável e você pode ser completamente esmagado durante a crise.

Criando Riqueza: Como você trabalha com a instabilidade destes momentos?

Mark Ford: Tenho vendido algumas propriedades voltadas para gerar renda e guardado metade do valor da venda em dinheiro. O restante uso para comprar outras propriedades que possam me dar rendimentos mais elevados. Além disso, continuo comprando ações de qualidade orientadas à geração de renda, como da Chevron, cujos preços caíram temporariamente. E ainda vendo “puts*”, mas só das melhores ações, como forma de obter uma renda extra sólida.

Criando Riqueza: Neste período complicado, qual é a melhor maneira para se investir?

Mark Ford: Não é aconselhável continuar investindo como se nada tivesse mudado. Mas, se você está se esforçando e procurando novas maneiras de criar renda, é melhor rever suas alocações de ativos e encontrar bons negócios para gerar dinheiro. Minha regra sobre o timing é muito simples: não tente prever o mercado. Preste atenção apenas aos rendimentos. Eu sempre vou comprar, independentemente da economia, afinal, o importante é ver que o investimento me dará um bom retorno (entre 5% e 15%). Sempre estarei pronto para vender quando meu ROI [retorno sobre investimento, na sigla em inglês] estiver abaixo de 5%.

*Put: É a chamada opção de venda de uma ação. Oferece ao seu comprador o direito de vender uma ação por um determinado preço no vencimento. E ao vendedor, a obrigação de comprar.

Até a próxima,

Conteúdo recomendado