Efeito base

Nem toda queda do IPCA é boa.

Efeito base

Esse ano será muito ruim para o PIB, todos sabem, a pior recessão de todas.

Porém, se isso te serve de consolo, é muito difícil que tenhamos uma queda adicional tão grande quanto essa no ano que vem.

Isso acontece por causa do efeito base. Quando a base é pequena qualquer incremento gera um efeito muito positivo enquanto um declínio adicional se torna pouco relevante. Esse efeito aparece muito bem quando passamos por choques.

Ano passado os preços administrados sofreram um choque. Cresceram em média 14% em 2015, enquanto a média em 2014 era um crescimento de 4%. Neste ano é natural que estes preços arrefeçam empurrando nossa inflação para baixo, queda essa liderada pelo efeito base e pelo efeito recessão.

Isso significa que melhoramos nossa estrutura de preços? Não. Até mesmo por que os preços livres (alimentos, eletrodomésticos, artigos de construção e etc…) continuam subindo.

Depois de cair 4%, se o PIB crescer 1% quer dizer que nossa produtividade melhorou, que temos uma recuperação e somos um país muito melhor? Para mim só significa que já passamos pelo fundo do poço.

Conteúdo relacionado