Eu preciso de um MBA para ser bem-sucedido nos negócios?

Muita gente imagina que um MBA é um investimento importante. Será que é verdade?

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
Eu preciso de um MBA para ser bem-sucedido nos negócios?

Muitos funcionários supõem que um MBA ou outro tipo de graduação avançada será “um investimento importante”. Essa é uma frase de efeito.

Se a empresa para a qual você trabalha é saudável e voltada ao lucro, os executivos não vão se importar com o nome da faculdade que você frequentou ou com o tipo de graduação que você tem. Eles se importam com o que você pode fazer para melhorar os lucros.

Se eles REALMENTE se importam com as suas qualificações acadêmicas – se eles exigem um MBA para que você consiga uma promoção –, isso lhe diz algo muito importante: alguém no topo está tomando decisões muito tolas. É hora de sair.

Eu posso lhe dizer uma coisa: você não precisa de um MBA para ficar rico. Não estou dizendo que você não aprenderia nada de útil no caminho. É claro que aprenderia. Mas você não precisa do diploma.

Se você deseja um diploma da Wharton ou da Harvard porque, lá no fundo sua motivação não é o desejo de acumular riqueza, mas o desejo de acumular autoestima, vá em frente. Não há nada de errado em preferir autoestima à riqueza.

(O que você vai descobrir é que o buraco que você está tentando preencher nunca será preenchido com diplomas e pedigree, mas também não será preenchido com riqueza.)

Satisfação pessoal vem de trabalhar bem e de se esforçar em algo que importa para você. Você pode fazer isso antes, depois e durante o tempo em que estiver perseguindo seus objetivos financeiros e/ou de prestígio.

Então, eu o encorajo a caminhar o mais rápido que puder por um desses caminhos… o caminho que leva à riqueza ou o caminho que leva à autoestima. Se você for inteligente, capaz, articulado e ambicioso, aprenderá tudo o que precisa muito rapidamente.

Eu prevejo que, um dia, você vai adquirir tanto riqueza quanto autoestima. O que virá primeiro fica a seu encargo.

Conteúdo recomendado