Não acredite neste perigoso mito

Para ser bem-sucedido, você precisa ter a inteligência e a humildade de entender que não pode fazer tudo sozinho.

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
Não acredite neste perigoso mito

Adoro livros sobre pessoas que, contra todas as expectativas e, em oposição aos conselhos de amigos e colegas, se tornam monumentalmente bem-sucedidas.

Pessoas como Henry Ford, Henry Flagler, Oprah Winfrey, Mark Zuckerberg e Steve Jobs.

Mas essas histórias perpetuam um mito comum: você pode ser bem-sucedido “sozinho”.

A verdade é que quem é bem-sucedido conta com a ajuda de muitas, muitas pessoas. Já estive envolvido em centenas de lançamentos de produtos e em diversos negócios. Muitos deles levavam meu nome e meu rosto, mas nenhum deles foi um esforço solitário.

Tive minha porção de ideias das quais amigos e colegas inicialmente duvidaram. Desisti de algumas; persisti em outras e descobri uma forma de fazê-las funcionar, mas nunca as coloquei em prática sozinho.

Pelo contrário… sempre que tenho uma boa ideia para um novo produto ou serviço, a primeira coisa que faço é encontrar alguém inteligente e experiente para me ajudar a realizá-la.

Apesar de adorar uma boa história de “superação de dificuldades”, a ideia de fazer qualquer coisa grande ou importante sozinho é bastante arrogante. Eu entendo o sentimento, mas você deve superá-lo.

É importante reconhecer que você “não é tudo isso”. Humildade traz a liberdade de questionar, buscar mentores, criar sociedades e contratar funcionários que sejam tão inteligentes quanto – ou até mais inteligentes que – você.

Conteúdo recomendado