Nicarágua é com “c” ou “k”?

A representatividade dos países que não reconhecem Temer como presidente

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
Nicarágua é com “c” ou “k”?

Os países que não reconheceram a legitimidade de Temer formalmente foram: Bolívia, Cuba, El Salvador, Nicarágua, Uruguai e Venezuela. A história de que China e Rússia não reconheceram é mero boato.

Mas o que esses países representam para o Brasil?

As exportações brasileiras para esse seleto grupo correspondem a 4,1% do total geral. Em termos de importação são 2,6% do total.


Fonte: MDIC

O que exportamos para a Argentina, por exemplo, equivale quase à nossa exportação para o Uruguai e Bolívia juntos; e a Argentina foi o primeiro país a reconhecer o presidente Michel Temer.

Nossa relação comercial com países que adotaram o discurso de “golpe” é praticamente irrelevante, isso se não considerarmos os gastos que temos com eles, com portos estranhos e programas de transferência de “médicos”. Daí, pode ser que teremos déficit bem alto nessa balança.

Além disso, alguns desses nossos vizinhos vivem em situações precárias e governos ditatoriais, nenhum deles participa do G-20 e a relevância de seus PIBs no total mundial é esdrúxula.


Fonte: FMI

Considerando todos os fatos, eu não poderia estar mais feliz por esses países cortarem relações com o Brasil. É quase como ganhar um selo de qualidade ou investment grade!

Conteúdo recomendado