O ato falho do Banco Central

Well done!

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
O ato falho do Banco Central

“Tô te dizendo, tá todo mundo tão pessimista que nem falaram das boas novas do Banco Central”, disse um amigo meu.

E ele tem razão, o BC fez um bom trabalho. “Essa menina deve ter enlouquecido, o Felipe e o Rodolfo até hoje não superaram a mancada do Copombini”,  você deve estar pensando.

Calma, deixa eu me explicar.

Naquele último balanço desastroso do governo, o banco soltou novas séries de resultado primário ex-pedaladas (que fase!). Quando poderíamos esperar um ato de transparência do BC? Freud diria que é um ato falho, talvez o banco queira ser transparente, previsível e divulgar as informações corretas ao mercado. Ele só está reprimido, daí atos como este acabam transbordando pelos lados.

De qualquer forma, devo dar os devidos créditos e agradecimentos à instituição. Mas para você ver parte da algazarra fiscal dos últimos anos, aqui está um gráfico comparando o resultado fiscal e o resultado fiscal ex-pedaladas.

 

Fonte: Banco Central

Eu não acho que teve só isso de pedaladas, e tenho meus motivos para crer nisso. Tem muito dividendo do BNDES mal explicado que não foi retirado dessa série.

Como você explicaria para um gringo o resultado fiscal ex-pedaladas? E como você explicaria que talvez o pagamento das pedaladas tenha sido feito com outra pedalada?

Nossa analista de renda fixa, Marília Fontes, explicou isso recentemente no Daily PRO. O jornal disse que rolou um dinheiro do BC para cobrir esse pagamento (ato que é proibido por lei). A Fazenda disse que não teve nada, o BC soltou uma nota com um “veja bem…” e ficou por isso mesmo. Nem as autoridades respeitam a lei.

Bom carnaval!

Conteúdo recomendado