O que o jiu-jitsu ensina sobre empreendedorismo

Mestre da arte marcial conta o que aprendeu com Mark Ford

O que o jiu-jitsu ensina sobre empreendedorismo

Eu comecei a praticar jiu-jitsu há pouco tempo e gosto de assistir a vídeos sobre a arte marcial no YouTube para tentar evoluir. Um dia, algo chamou minha atenção. Rener Gracie, filho do Rorion Gracie (fundador do UFC), havia gravado duas palestras para difundir o que chamou de “Jiu-jitsu empreendedor”. Fiquei curioso…

Rener desenvolveu conceitos explicando como a arte marcial o ajudou nos negócios (tanto na sua academia nos EUA como ao criar uma escola on-line para difundir o jiu-jitsu) e como o esporte poderia ajudar qualquer pessoa a ser uma empreendedora melhor. São dois vídeos bem interessantes que apresentam seis conceitos que você pode utilizar.

Mas o que mais me surpreendeu foi que, no segundo vídeo, Rener menciona nosso guru Mark Ford (na verdade, seu pseudônimo Michel Masterson) e seu livro Preparar, fogo, apontar. Ele explica como o conceito principal do livro, de agir com uma preparação mínima e rapidamente testar o mercado, o ajudou a criar sua escola on-line, que hoje tem quase 200 mil inscritos em todo o mundo.

Acho que Rener não sabe que o Mark também é um faixa preta apaixonado pelo jiu-jitsu brasileiro – sério, a Olivia Alonso me contou que ele tem um espaço na sua casa em Palm Beach (EUA) só para treinar! Mas nós que acompanhamos o Mark sabemos desse amor, pois ele sempre cita a arte marcial em seus textos para o Criando Riqueza.

Se você quiser conhecer um pouco mais sobre como a arte marcial pode ajudar nos negócios, confira os vídeos abaixo, que estão em inglês:

Entrepreneur Jiu-Jitsu (1): Position Before Submission, Failing Forward, Comfort in Chaos. Clique aqui. 

Entrepreneur Jiu-Jitsu (2 – a parte que o Rener cita o Mark começa nos 2 minutos e 55 segundos): Black Belt Recon, Tactical Trade-up & Triple Win. Clique aqui.

Ao trabalho!

Conteúdo relacionado