BNDESpar incentiva mercado de capitais com recursos e iniciativas

Compartilhe:

O BNDESpar – braço de investimentos do BNDES – é um importante parceiro no mercado de capitais e vem pensando em como criar o melhor caminho para este setor ao apoiar empresas nascentes, iniciantes ou até pré-operacionais. Foi assim que a diretora de Área Investimento no Mercado de Capitais do BNDES, Eliane Aleixo Lustosa, definiu o interesse do órgão para a participação na discussão do fórum da Codemec, realizado hoje em São Paulo.

“Temos que pensar em criar o mercado onde ele não existe. Não há como pensar em desenvolvimento econômico sem falar de mercado de capitais”, destaca Eliane. Atualmente o banco possui uma carteira de atuação com R$ 97 bilhões em investimentos, sendo a maior parte concentrada em empresas abertas (R$ 85,5 bilhões), o restante transita em empresas fechadas, debêntures e fundos.

“Mas, é claro, que as formas de contribuir com o mercado de capitais são variadas, nem sempre é com recurso. Muitas vezes, isso ocorre com iniciativas”, argumenta a diretora do BNDESPAR. Eliane revelou ainda que o banco tem trabalhado menos com setores e mais com atributos: competitividade, educação, saúde, inovação, MPME, infraestrutura, mercado de capitais e socioambiental & governança.

No último projeto, o BNDESPAR incentivou quatro empresas: Vale, Sênior, Suzano e Eletropaulo. “Estamos incentivando as empresas a irem ao mercado de capitais e a melhorarem suas governanças. Nosso próximo projeto é na área de saneamento. Vamos ver o que conseguimos fazer”, finaliza Eliane.

Conteúdo recomendado