Indicador Ipea de investimentos aponta queda de 0,7% em novembro

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou uma queda de 0,7% em novembro, na comparação com outubro de 2017. Esse resultado […]

Compartilhe:

O Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) registrou uma queda de 0,7% em novembro, na comparação com outubro de 2017. Esse resultado representa a primeira variação negativa após cinco meses, segundo o Grupo de Conjuntura do Ipea.

Com o resultado de novembro, agora o Indicador Ipea de FBCF acumula queda de 2,4% no ano. Já em relação ao mesmo mês do ano anterior, o indicador voltou a crescer, atingindo patamar 1,4% superior.

Entre os componentes da FBCF, a construção civil foi o grande destaque positivo, avançando 0,7% em novembro, na série dessazonalizada, resultado que sucedeu pequena queda no mês anterior – recuo de 0,1%. Mesmo com o avanço registrado em novembro, a construção civil apresenta queda acumulada de 5,6% no ano.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) caiu 2,1% na comparação com outubro. As importações de bens de capital também tiveram desempenho negativo, caindo 6,1% ante outubro, mês que também havia apresentado queda (16%).

Conteúdo recomendado