Fed aumenta inflação americana em dezembro

Compartilhe:

Mais uma alta da inflação americana em dezembro. É isso o que confirmou a ata do Fed (banco central americano) liberada nesta quarta-feira (22/11). Porém, apesar de existir consenso entre os membros com relação ao crescimento forte e um mercado de trabalho saudável, no quesito inflação, as opiniões divergem.

Essa discussão vem aflorando nas últimas atas, focando bastante em entender se a queda recente da inflação nos últimos meses tem razões transitórias ou não. Isso é importante na hora de entender a sustentabilidade do processo de alta de juros, com vários membros argumentando que devem basear suas decisões conforme a confiança de que a inflação volte para os 2%.

O mercado, apesar de precificar a alta para dezembro, entendeu ata como dove – colocando pressão de baixa nas treasurys e no real. As dúvidas agora pairam sobre 2018, com Fed colocando três aumentos de juros enquanto o mercado precifica somente um. Cada vez mais será importante acompanhar o que se passa na economia americana e seus efeitos sobre as economias emergentes.

Conteúdo recomendado