Mercado acredita que juros cairá para 6,5% neste mês

Seus investimentos não estão mais rendendo a mesma coisa. Virou papo de bar. “Acabou a rentabilidade da poupança.” Ou: “o dinheiro no banco não dá […]

Compartilhe:

Seus investimentos não estão mais rendendo a mesma coisa. Virou papo de bar. “Acabou a rentabilidade da poupança.” Ou: “o dinheiro no banco não dá nada mais.” Se você abrir o jornal hoje, vai ver a aposta de um corte adicional na Selic na próxima reunião do Copom, agora em março. De fato, parece que caminhamos para juros de 6,5%.

Ainda mais surpreendente, é que se inicia entre as mais brilhantes cabeças do Brasil com conhecimento em renda fixa um debate sobre a possibilidade, inclusive, de haver novas reduções além do tal 6,5%. Isso porque a inflação oficial, em que pesem os indicadores de hoje, vem sistematicamente surpreendendo para baixo.

Eu, pessoalmente, não sei onde a Selic vai parar. Para ser sincero, acho que ninguém sabe. Mas parece razoável supor que os juros vão ficar baixo por muito tempo e os rendimentos tradicionais no banco serão ainda menores. Ou seja, o desconforto que você tem sentido com a baixa rentabilidade dos seus investimentos caso esteja na poupança, no fundo DI ou em qualquer alternativa pós-fixada só vai aumentar.

Leia a análise completa no Day One, Carta ao meu sócio.

Conteúdo recomendado