Segunda melhor safra da história deverá segurar preço dos alimentos

Começam a serem divulgadas as estimativas para safra 2017/2018. Segundo o IBGE, teremos a segunda melhor safra da história com 224 milhões de toneladas de […]

Compartilhe:

Começam a serem divulgadas as estimativas para safra 2017/2018. Segundo o IBGE, teremos a segunda melhor safra da história com 224 milhões de toneladas de grãos produzidos. A Companhia Nacional de Abastecimento ainda é mais otimista na projeção: 227,9 milhões de toneladas.

Clima favorável no campo e o volume de chuvas na hora certa (plantio) são os grandes motores para estas projeções animadoras que têm consequências diretas: os preços dos alimentos vão permanecer em níveis baixos, segurando a inflação; o déficit de armazenagem cada vez ficará maior e o investimento no campo continuará firme e forte.

Tais consequências conversam entre si. Com inflação menor, taxas de juros continuarão nos seus patamares mínimos históricos, o que estimulará a demanda por empréstimo para compra de máquinas e equipamentos agrícolas e silos de armazenagem.

Empresas listadas na Bolsa comemoram mais uma safra espetacular. Esperam aumento das vendas de peças para tratores e colheitadeiras, de ferramentas para o plantio e de silos de armazenagem e esteiras metálicas para transporte, e consequentemente, melhores resultados em 2018.

Conteúdo recomendado