Amazon x varejo brasileiro: briga é desproporcional

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Precisamos falar sobre a Amazon. (…) As empresas brasileiras não sabem fazer e-commerce ou aprenderam há muito pouco tempo. Mesmo Magazine Luiza, que é ótimo, ok… mas azeitou sua operação faz o quê? 24 meses, no máximo? Na internet, você pesquisa preço em dez segundos. (…)Ter de se provar diante de um cara mais capitalizado, com melhor experiência do usuário, mais inteligência artificial, mais dados, gigantesco e maior cobertura de produtos não deve ser uma das coisas mais fáceis do mundo.

Isso é um negócio de winner takes all (o vencedor leva tudo) e aquele capaz de oferecer o preço mais baixo está em clara vantagem. Em defesa dos atuais players, talvez alguns vão dizer que a logística é um problema. (…) De fato, o canal de distribuição é um problema aqui, sendo um dos grandes diferenciais competitivos e uma importante barreira à entrada. Mas não parece ser um grande entrave à Amazon. Se precisar, ele compra uma empresa de logística. E se não for suficiente? Compra outra. A briga é desproporcional, contra um sujeito maior e melhor do que você.

Leia a análise na integra no Daily One, Precisamos falar sobre a Amazon – e um pouco sobre Sanepar.

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