Dê-me 5 horas e te farei um investidor

Empiricus está na programação oficial da Semana Nacional de Educação Financeira com cursos gratuitos dos analistas da casa.

Dê-me 5 horas e te farei um investidor

Meu pai é médico; minha mãe, artista. Meu irmão é médico; minha irmã, arquiteta. Imagine a ressonância gerada na feijoada de domingo por um papo de fundo de ações ou previdência. Tive que aprender a ser minimamente interessante ao falar de dinheiro desde cedo. Era uma questão de ter voz no almoço de família.

Encontrei minha turma aqui na Empiricus.

Marília trata de renda fixa com didática que eu não via desde aquele professor de Química que conseguiu fazer eu me apaixonar pela tabela periódica. O Felipe fala de ações com a mesma magia que minha avó conta anedotas de papagaio.

A Beatriz revela as pegadinhas dos produtos bancários com o charme de Poirot nos meus surrados livros da Agatha Christie. E o Walter planeja investimentos como aquele nutricionista que descobriu a tapioca – você sabe, ela veio ao mundo para mostrar que é possível equilibrar disciplina e diversão.

Essa turma do barulho vai se meter em altas aventuras (leia por favor em tom de propaganda da Sessão da Tarde).

A Empiricus está pela primeira vez na agenda oficial da Semana Nacional de Educação Financeira.

É só clicar nas aulas de que deseja participar para compor sua agenda:

8/05 (segunda), às 15h: Planejamento financeiro, com Walter Poladian
9/05 (terça), às 15h: Fundos de investimento, comigo, Luciana Seabra
10/05 (quarta), às 15h: Produtos bancários, com Beatriz Cutait
11/05 (quinta), às 15h: Renda fixa, com Marília Fontes
12/05 (sexta), às 16h: Ações, com Felipe Miranda

Salve também o endereço do nosso encontro em seus favoritos.

Sim, a programação da semana é de graça! Sim, você pode ver do seu computador sem sair de casa. Sim, será ao vivo e você pode (e deve) mandar perguntas.

Vai ser possível tirar suas dúvidas na hora (quem sabe faz ao vivo) ou antecipá-las para nós por este e-mail: brasilinvestidor@empiricus.com.br.

Não é à toa que 180.000 pessoas pagam para saber as recomendações desse time de analistas. Duvido que você saia dessa semana sem um investimento sequer. Poupança não conta. Está lançado o desafio.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Nunca ouviu falar da Semana Nacional de Educação Financeira? Essa já é a quarta edição. Quem organiza? Só gente grande: Banco Central, CVM, Previc, Susep, Febraban, Anbima, BM&FBovespa, CNseg, AEF-Brasil, além dos ministérios da Justiça, da Educação e da Fazenda.

Por que você não espia a programação completa da semana?

Você acertou! O Bruno, meu fiel escudeiro no núcleo de fundos de investimento, contabilizou os 480 primeiros e-mails que chegaram com respostas para o desafio 9 verdades e 1 mentira sobre fundos. E 79 por cento dos leitores acertaram magistralmente o desafio da semana passada!

De fato, a afirmação errada era a sete. Os fundos Verde Scena, Patrimônio e Vista são fundos da renomada Verde Asset, mas têm Luis Stuhlberger como diretor de investimentos, não gestor. As carteiras são geridas pelo trio Luiz Parreiras, Pedro Sales e Artur Wichmann.

 

O fato de Pedro Cerize gerir fundos de ações e ainda ser o melhor do mundo em uma sequência de 4 quilômetros de natação, 181 quilômetros de bicicleta e 42 quilômetros de maratona você aceitou bem: verdade!

Rogério Xavier, um dos mais reconhecidos gestores de multimercados brasileiros, ter decidido trabalhar no mercado financeiro depois de ler, na adolescência, uma reportagem na Playboy, por que não? Verdade!

Agora, fundo DI com taxa 0,2 por cento ao ano com aplicação mínima de 1 mil reais… Mentira??? Foi o que disseram para mim 7 por cento dos respondentes, no erro mais recorrente.

“Talvez se a resposta ali fosse 2 por cento aí eu acreditaria” Tarantini P.

“Não acredito que tenha um fundo com taxa de administração tão baixa para um investimento tão baixo”. Juliana M.

Fundo DI com taxa 0,2 por cento, tem sim senhores! – digo eu.

Cota murcha para o seu banco que te deixou tão desacreditado de fundos DI baratos.

Existe sim fundo DI com taxa de 0,2 por cento ao ano e aplicação mínima de 1 mil reais. E qualquer um pode investir nele. Você precisa ler o relatório de fundos.

Por fim: O que você faria com um milhão?

Ter um milhão de reais investidos abre uma nova janela para você no mundo dos fundos. Você se torna um investidor qualificado. Alguns dos melhores fundos do Brasil estão acessíveis somente para esse público.

Quer ser um investidor qualificado? O Walter vai te dar o caminho.

Um abraço,
Luciana.

Conteúdo relacionado