Tire as pilhas e guarde sua calculadora na gaveta

Quando o Rei David decidiu fazer o censo demográfico de seu povo, foi punido com três dias de peste e 77 mil mortes a subtrair da prévia contagem exata.
Tire as pilhas e guarde sua calculadora na gaveta

Quando o Rei David decidiu fazer o censo demográfico de seu povo, foi punido com três dias de peste e 77 mil mortes a subtrair da prévia contagem exata.

Usar a correspondência direta entre números e pessoas é um hábito considerado inadequado em muitas religiões, pois desconstrói o senso de comunidade e tira atenção das medidas que realmente importam.

Porém, no terreno laico das Finanças, investidores e profissionais se viciam em apurações de máxima precisão.

Tiramos sarro disso na Empiricus, mas é como funciona no mundo lá fora: o pseudo-cientificismo dos algarismos exatos em Finanças.

Para você que investe, recomendo algo simples: abandone qualquer obsessão por potenciais de valorização descritos milimetricamente, combinando centenas, dezenas e unidades.

Eles transmitem uma falsa impressão de exatidão que serve apenas para iludir o investidor.

Àqueles cientes de que alternamos nossa vã existência entre dois mundos - o Mediocristão e o Extremistão -, importam apenas quatro alternativas de payoff.

PAYOFFs relevantes

Perder

Ganhar

Pouco

o

x

Muito

xxx

ooo


Como primeiro objetivo, devemos minimizar as chances de perder muito. Se possível, levá-las para bem próximo de zero. Não queremos morrer, não queremos falir de forma alguma.

Sei que isto pode parecer contraintuitivo, mas nosso segundo objetivo é o de não gastar tempo com coisas que, na melhor das hipóteses, nos farão ganhar pouco. Por exemplo: @CDI sem liquidez.

Em terceiro, precisamos abraçar com carinho a ideia de que vamos perder pouco em uma série de situações. Especialmente se isso estiver atrelado ao quarto e principal objetivo, de alcançar ganhos verdadeiramente exponenciais.

São só esses quatro quadrantes que importam. Imprima numa folha sulfite e cole ao lado da sua tela. Esqueça porcentagens. Não precisamos fazer censo para saber o que é ficar rico e o que não é ficar rico.

Também não precisamos de números para entender se uma semana completa de palestras vale ou não sua audiência. É aniversário da Empiricus, e queremos comemorar sem caber exatamente nos anos de vida.