Good Choices

Obrigada a todos os nossos leitores pelos Feedbacks. Vamos continuar a dizer, entre tantas opções, quais achamos que são os melhores investimentos pra você

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
Good Choices

Em livros de economia comportamental é comum encontrar o conceito de “choice overload”, que se refere à dificuldade das pessoas de tomarem uma decisão quando estão diante de muitas opções.

É muito mais fácil seguir um caminho determinado do que ter que escolher um entre várias alternativas.

Ou, trazendo aqui para o nosso universo, começar a investir em ações quando alguém de confiança diz quais são as duas, três, quatro ou dez melhores. Ou saber qual debênture, qual título do Tesouro, qual fundo de investimento imobiliário comprar.

Pois isso é nosso trabalho aqui na Empiricus. O que fazemos, todos os dias, é derrubar toda e qualquer barreira para que os investidores (pessoa física) no Brasil invistam bem, ganhem dinheiro e fiquem satisfeitos.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Mas não é para falar da Empiricus que estou aqui na newsletter de hoje. Quero falar um pouco sobre você. Na verdade, quero agradecer a você, nosso leitor, nosso assinante, por entender e acompanhar nosso trabalho. E, especialmente, pelos tantos feedbacks positivos!

Nada seríamos sem a motivação e o apoio que recebemos de vocês. Cada e-mail que recebemos muda alguma coisa por aqui, pode acreditar.

Obrigada por confiarem na nossa equipe, por lerem nossas análises, por assistirem às aulas, lerem os relatórios e por lotarem nossos eventos.

E obrigada, obviamente, por pagarem as assinaturas, pois é isso que faz com que a gente seja totalmente independente. E também por permitirem, com isso, que a gente fale com mais e mais pessoas.

Temos um email específico, internamente, para concentrar as mensagens – sejam feedbacks positivos ou negativos. Agradecemos a todos que nos ajudam a encher essa caixa de emails com mensagens como estas:

“Bom dia, Felipe. Escrevo para te agradecer. Na verdade, agradecer a toda equipe Empiricus, em especial você, Marília e Max. Pretendia escrever longas linhas de como conheci a Empiricus e porque assinei os três produtos dos quais sou cliente hoje, mas acho que podemos pular tudo isso. Sai de um simples comprador mensal de ipca longo para um cara que compra ouro (recomendação da Carteira Empiricus e via fundo, claro. Ainda não tenho bala na agulha para fazer contratos), compra debêntures sugeridos pela Marília e faz dinheiro surgir do nada com Max e seus spreads no long & short. Tudo de Fevereiro para cá. Tem 9 meses, mas parecem anos (…) agora me sinto um investidor. Não apenas um cara que, economia vai bem ou economia vai mal, faz a mesma coisa. Então, muito obrigado! O que vocês fazem por nós, PFs, ninguém faz.”

 

DESAFIO: SUA VIDA FINANCEIRA MUDARÁ EM 22 DIAS

Todos os dias, ótimos profissionais como você perdem dinheiro por não saberem investir.

Queremos propor um desafio: em apenas 22 dias, mudaremos sua relação com as finanças.

E você não gastará nada para ter acesso a este programa.

Conheça agora a forma mais simples, rápida e acessível para você ganhar dinheiro.

QUERO TER ACESSO AO PROGRAMA GRATUITO

 

“Estimada Beatriz, tudo bem? Desejo que sim! Primeiramente quero dizer que o trabalho que leva a sua assinatura é um dos meus preferidos. Recomendações são ótimas e sempre muito esperadas, entretanto ensinar e informar tem, pra mim, valor até maior. Oferecer conteúdo para o conhecimento tem valor inestimável. A lição de casa: Graças ao conteúdo do serviço tenho poucos receios quanto a investir por corretora. Talvez se ela fechasse surgisse alguma inquietação até transferir as custódias, mas hoje sei (graças aos relatórios e monitorias) que ações e títulos,por estarem em nosso nome, e mesmo CDBs e LCI/As devidamente registrados, estão seguros. (…) Mantenham sempre os cursos, as aulas e as monitorias. Um fraterno abraço e que você, todos os seus e todos na Empiricus possam ter um caminho seguro e feliz.”

 

“Luciana, Ontem terminei o primeiro capítulo da Brasil Capital com os ensinamentos do André Ribeiro. Tive que me conter para não continuar a leitura indo para o segundo capítulo. O texto está espetacular. Leitura leve mas em todas as linhas apresenta uma perspicácia impar. Suas perguntas muito bem elaboradas de acordo com o desenrolar da conversa e com explicações de jargões de finanças nos pontos chaves, muito bom! O André deu uma aula de estratégia, fiquei muito surpreso de sua generosidade em explicar a forma de atuar, com certeza será matéria obrigatória nos bancos escolares. (…) Te confesso que estou surpreso com o material, esperava ser bom mas superou muito minhas expectativas. Estou louco para continuar a leitura! Abraço”

Se você gosta da gente, aprendeu algo realmente valioso com algum dos analistas da Empiricus, será maravilhoso ouvir isso. E, em tempos de transformação digital, podem ficar à vontade para enviar também em nossas redes sociais!

Good choices

Para que você não passe este fim de ano sem ler um livro por dúvida de qual escolher, vou facilitar a sua vida: o livro da Luciana Seabra, citado pelo leitor acima.

Ela conta as conversas que teve com grandes gestores brasileiros “ao estilo Luciana”: leve, brilhante e envolvente. Colei aqui para vocês dois dos meus 20 trechos favoritos, para poderem sentir um gostinho:

Luciana: Mas você como investidor… Você vê seu patrimônio encolhendo e faz o quê?

Resposta: Eu não ligo. Eu não faço essa conta todo dia. Pelo contrário. Eu fico mais preocupado em realizar quando acho que os preços estão muito altos.

Luciana: Por que praticar o esporte tem semelhanças com investir?

Resposta: Não tem nada de curto prazo. Você precisa se dedicar para fazer da maneira correta. E você descobre que tem limitações. Não tem um cara que corre mais do que você? Um cara que nada mais, que pedala mais do que você? Então, por que na hora de investir você é o melhor? Mas, então, como você pode ganhar do cara? Continuando sempre. E tem muito cara bom que já parou. Então, aquele cara que continua, ele vai super bem. O que acontece é que a maioria das pessoas entra na hora errada e desiste na hora errada. E uma coisa que foi importante para mim é que o esporte liberou um pouco dessa energia. Aquela coisa de querer fazer. Se você abstrair, simplesmente precisa encontrar o ativo certo, colocar lá e não fazer absolutamente nada. Trabalhar demais é errado. Informação demais pode ser ruim.

Continuando com o “choice overload”, se você quiser saber mais sobre superar outras barreiras para se tornar um investidor, falei sobre isso no I Congresso Nacional do Dinheiro e Qualidade de Vida.

Se você fica perdido quando está diante de muitas opções ou se enquadra em uma destas situações:

– Acredita que não precisa investir

– Vê a poupança como um bom investimento

– Deixa esse assunto nas mãos do seu gerente de banco

– Acha que investir em ações e opções é muito difícil

– “Não tem tempo” para investir

– Pensa que ao investir vai perder a liquidez

– Não consegue saber qual corretora escolher

– Está traumatizado com escolhas de investimentos ruins no passado

– Tem preguiça de fazer os aplicações periódicas

– Não tem um planejamento financeiro para poder alocar o dinheiro de acordo com os objetivos

Comece seguindo estes 4 passos:

1) Abra uma conta em uma corretora. Veja o curso FinanceiraMente e os vídeos explicativos no Kit Básico do assinante.

2) Faça um colchão de liquidez: com o valor equivalente a seis meses de todas as suas despesas e aplique, conforme nossas orientações, em ativos seguros e com liquidez.

3) Aprenda as principais características de cada aplicação (nos relatórios mensais “Você Investidor”).

4) Separe seu o dinheiro a aplicar de acordo com os objetivos e prazos.

Agora, no conteúdo PRO, deixamos hoje algumas recomendações da nossa equipe. Entre tantos empecilhos para se tornar um investidor cada vez mais sábio, a dificuldade de tomar uma decisão por causa do excesso de opções nunca será um problema por aqui.

Exclusivo Assinantes PRO

 

1 – A Selic deve cair quanto? O que fazer?

2 – Uma sugestão de debênture incentivada

3 – Invisto de uma vez ou aos poucos?

 

Um abraço,

Olivia Alonso

Links Recomendados

:. S01E05 – Cegos, Surdos e Loucos

:. O código secreto da multiplicação de capital

Conteúdo recomendado