O efeito Trump no mercado brasileiro

O que fazer com seus investimentos diante da eleição do presidente americano?

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
O efeito Trump no mercado brasileiro

:. Sempre em dúvida
:. Por que o Ibovespa caiu e o DI futuro subiu?
:. O que fazer agora?
:. Black Friday na Empiricus
:. Black Friday nas corretoras (PRO)
:. Troca de LFTs por NTNBs? (PRO)
:. Oscilação nos prefixados (PRO)

 

Sempre em dúvida

Alguém poderia prever, com cem por cento de certeza, que Trump seria eleito?

Não! E a maioria das pesquisas indicava vantagem para Clinton.

Alguém sabia, com cem por cento de certeza, como os mercados reagiriam à vitória de Trump?

Não! Muitos acreditavam que as bolsas no mundo inteiro derreteriam. Mas Wall Street seguiu firme e forte com novas altas do S&P 500 (índice da Bolsa americana). Quem vem sofrendo com o resultado da eleição são os países emergentes, como o Brasil.

Assim como no Brexit, quando todos esperavam a permanência do Reino Unido na União Europeia, o resultado acabou sendo o oposto. E não foi a catástrofe que todos imaginavam. Os mercados em geral sangraram nos primeiros dias, mas voltaram ao normal depois, dando sequência ao bull market.

Isso quer dizer que as bolsas nos países emergentes deverão voltar a subir, então?

Não necessariamente! O que quero lhe mostrar é que ninguém sabe o dia de amanhã e você deve se contentar com isso.

Não queira prever o futuro. Monte uma carteira de investimentos diversificada, que possa ganhar muito em um cenário favorável e perder pouco no desfavorável. Como o Felipe faz na Carteira Empiricus.

Sempre falamos da importância de se ter exposição ao dólar no portfólio, mesmo que pouca, como forma de seguro. A moeda americana disparou nos últimos dias e protegeu a carteira dos investidores prevenidos.

Como diz o slogan da nossa parceira americana Agora Inc:

“Sometimes right, sometimes wrong, and always in doubt.”

Traduzindo: “Às vezes certo, às vezes errado e sempre em dúvida.“

Por que o Ibovespa caiu e o DI futuro subiu?

Primeiras sinalizações nos discursos do novo presidente americano mostram uma postura menos radical do que a praticada durante a campanha.

Mas indicam também uma política fiscal mais voltada para a expansão, com grandes investimentos em infraestrutura e corte de impostos.

Infraestrutura: Conjunto de serviços de base indispensáveis em uma cidade ou sociedade, tais como o abastecimento e a distribuição de água, gás e energia elétrica, rede telefônica, serviços básicos de saneamento, de transporte público etc.
Fonte: Dicionário Michaelis

Essa combinação de fatores deverá levar a um maior crescimento econômico nos EUA, que acarretará em mais inflação e, consequentemente, um aumento nas taxas de juros por lá.

Com o governo americano pagando mais para quem aplicar seu dinheiro no país, investidores correram para resgatar seus ativos em outros mercados, principalmente dos emergentes, e levar para a terra do Tio Sam, considerada um terreno mais seguro para a guarda do patrimônio.

Essa fuga de capitais do Brasil para os Estados Unidos levou à forte desvalorização do real diante do dólar, à queda do Ibovespa e ao aumento dos juros futuros por aqui.

As taxas de retorno dos títulos do Tesouro prefixados (LTNs e NTNFs) e indexados à inflação (NTNBs) subiram e, por consequência, seus preços caíram.

O que fazer diante desse cenário?

Se você comprou esses títulos ou ações, visando o médio/longo prazo, minha sugestão é não entrar em pânico. Nessas situações, o melhor a fazer é não fazer nada.

Como o propósito dessas aplicações é obter bons retornos em um longo período, você não deve se preocupar com a volatilidade no curtíssimo prazo.

Os fundamentos para uma melhora dos ativos de risco brasileiros não mudaram. Nossos analistas continuam muito otimistas com a reforma estrutural que deverá ser feita por aqui e que desencadeará em um novo Brasil.

“Nossa economia continua deprimida, e a inflação mostra sinais consistentes de enfraquecimento. Embora o caos externo provavelmente faça o Copom seguir no curto prazo com cortes de 25 pontos base, por cautela, dificilmente Trump mudará o rumo da nossa queda de juros”, diz a Marília.

Entendemos esse movimento dos últimos dias, portanto, como temporário. Ibovespa hoje volta a subir e juros futuros caem.

Somente investidores de curto prazo se preocupam com queda dos preços.

Quem possui reserva de emergência (colchão de liquidez) para atender necessidades imediatas e pode aguardar aguardar a tempestade passar deve estar feliz com a oportunidade de aumentar a posição em bons ativos a preços mais atrativos.

Black Friday na Empiricus

A famigerada sexta-feira de grandes descontos ocorrerá na próxima semana, mais precisamente no dia 25 de novembro.

Como brasileiro é ansioso e o Trump já gerou descontos na nossa Bolsa de Valores, a Empiricus está se antecipando à data e oferecendo a série As Melhores Ações da Bolsa com excelentes condições para você ganhar dinheiro, em vez de gastar.

AÇÕES ORDINÁRIAS, LUCROS EXTRAORDINÁRIOS

Você tem uma chance única de ganhar muito dinheiro com ações da Bolsa de Valores para as quais (quase) ninguém dá bola.

São ativos ignorados por grandes bancos e corretoras, mas que nos últimos 10 meses renderam +421,53 por cento, +162,62 por cento, +96,54 por cento.

Essas empresas fora do radar que estão dobrando, triplicando, quadruplicando de valor em um ano.

DESCUBRA AGORA MESMO

Algumas corretoras de valores estão entrando no clima de Black Friday e prometendo oferecer redução de valor mínimo necessário para aplicar, retornos mais atrativos e desconto em corretagem.

No conteúdo exclusivo para assinantes Você Investidor, localizado abaixo, comentarei o que considero vantajoso e o que pode não valer a pena.

ACESSE AQUI PARA ASSINAR

Exclusivo Assinantes PRO

 

1 – Black Friday nas corretoras

2 – Troca de LFTs por NTNBs? Pergunta do leitor Bruno C.

3 – Olá Beatriz, acompanho sempre suas news sobre renda fixa, mas até hoje uma dúvida sobre os prefixados me intriga. Sabemos que o momento de expectativa de queda juros favorece os prés, correto?

 

Ficou com dúvidas sobre o assunto de hoje? Envie-as para walter.poladian@empiricus.com.br, porque irei selecionar algumas para responder em textos futuros.

Um abraço, e bons investimentos!

Walter

 

Links Recomendados

:. Vó, vô, esta é para vocês

:. O Trade do Faraó. O investimento que você deve fazer HOJE para garantir o seu futuro e o das próximas gerações

Conteúdo recomendado