Oportunidades no Tesouro Direto

É possível realizar aplicações e resgates periódicos em títulos públicos?

Oportunidades no Tesouro Direto

Vai ou não vai ter impeachment?

Com as recentes manobras do governo para tentar se manter no poder, negociando com partidos menores, oferecendo cargos a deputados e a possibilidade de Lula ser empossado como ministro da Casa Civil, imprensa noticia que “impeachment esfria” e mercado vai atrás, o que culminou em alta dos juros futuros.

Nossos analistas da Empiricus seguem acreditando em maior probabilidade de troca de governo, como pode ser visto no trecho abaixo extraído da newsletter diária Daily Pro.

“Seguiremos com o imponderável da Operação Lava Jato – há uma série de delações premiadas no forno – e com muita pressão das ruas.

Ademais, trata-se de uma dinâmica de ação e reação, em que, no momento, assistimos à ofensiva do Governo; o segundo ato marcaria a resposta da Oposição.

Por ora – e isso é mesmo um retrato característico do momento -, há muita incerteza e, na margem, perda da convicção no impeachment. Evidentemente, o mercado não gosta disso e convive com elevação da aversão a risco.”

Assim entendemos que este movimento do mercado oferece oportunidade para os investidores travarem altas taxas de retorno no longo prazo.

Oportunidades no Tesouro Direto

Na tabela abaixo, é possível ver as taxas de retorno oferecidas, hoje, pelos títulos do Tesouro Direto.

crprivate-060416-02

A rentabilidade ofertada pelo título Tesouro IPCA+ 2019, por exemplo, chegou a cair abaixo de 6% ao ano + IPCA (variação da inflação) com o rali do impeachment, mas, voltou agora a patamares próximos de 6,5% de retorno real.

Como disse meu amigo Pedro Gonçalves, analista da Empiricus Portugal, “Tens uma mamata aí pá! Aproveita isso!”

Hoje os europeus vivem num ambiente de taxa de juros próximas a zero. Um certificado de depósito de um ano por exemplo, equivalente a um CDB, não rende mais do que 1%.

Não obstante, os títulos brasileiros estão sendo muito demandados por lá. A taxa é tão fora da realidade, que os investidores estão topando correr o risco, político, cambial e de um eventual calote.

Este gajo portuga, que não é bobo nem nada, já vem apostando no rali do impeachment.

 

Para quem ainda não conhece a Empiricus.pt (não tivemos como escapar do “.pt” de Portugal), recomendo clicar aqui para começar a receber a newsletter diária e gratuita do Pedro.

Ele escreve o M5M (mercado em 5 minutos) Portugal, que chega em nossa caixa de e-mail perto das 9 da manhã daqui, dado o fuso. É ótima para entender o que está acontecendo no mercado financeiro europeu e mundial. Eu não perco um!

 

Enquanto alguns querem controlar seu dinheiro…

Este homem tem a aplicação capaz de multiplicar seu patrimônio.

Saiba quem é

 

Aplicações periódicas no Tesouro Direto

Recebemos vários e-mails de nossos leitores perguntando se é possível aplicar periodicamente no Tesouro Direto, para substituir seus investimentos mensais em poupança ou previdência que estão rendendo pouco.

As dúvidas geralmente são:

– quando aplicar no mesmo título mais de uma vez, aparecerá em minha corretora como títulos separados?

– o que ocorrerá quando eu precisar resgatar apenas parte dos valores aplicados?

– e o que fazer se o título no qual invisto sempre deixar de ser vendido pelo Tesouro?

Você pode investir sempre que quiser nos títulos do Tesouro Direto, que costuma ficar fora do ar apenas alguns momentos durante os dias úteis para ajustes nas taxas.

Com menos de R$ 100,00 você consegue aplicar nos títulos do TD, uma vez que é possível comprar frações de 1% do valor do título.

Se você investir no mesmo título mais de uma vez, sua posição neste ativo vai aumentando. Por exemplo, se comprou hoje a quantidade de 0,01 do Tesouro Selic 2021 e no mês que vem mais 0,03 do Tesouro Selic 2021, você ficará com 0,04 do Tesouro Selic 2021 (apenas um título) em sua conta na corretora.

Mesmo no caso dos prefixados ou indexados à inflação, em que você poderá comprar o mesmo título em dias diferentes e com taxas de retorno diferentes, a situação é semelhante. A taxa pode ter variado devido à marcação a mercado e ao período para o vencimento, mas o preço também é ajustado proporcionalmente e o título continua sendo o mesmo.

No site das corretoras de valores, você verá os valores aplicados periodicamente agrupados por título. No entanto, se você olhar também o seu extrato do Tesouro Direto, as aplicações estarão separadas pelas datas de cada aporte.

Caso opte por realizar um resgate parcial, antes do vencimento do título, o sistema do Tesouro venderá automaticamente, das cotas mais antigas para as mais novas. Primeiro que entra -> Primeiro que sai.

Lembro que a tributação sobre os rendimentos é regressiva, conforme tabela abaixo:

crprivate-060416-03

O Tesouro garante a recompra diária dos títulos públicos. A liquidação da venda ocorre em D+1 (dia útil seguinte).

Ainda que você tenha um título que deixou de ser vendido pelo Tesouro Direto, você consegue vendê-lo antecipadamente pelo preço de mercado. Só não conseguirá aplicar no mesmo título, tendo assim que escolher outro, de tipo ou vencimento diferentes.

Quais títulos comprar no momento?

No conteúdo exclusivo para assinantes Você Investidor, localizado ao fim desta newsletter, colocarei nossa sugestão de carteira de títulos públicos, com quanto alocar em Tesouro Selic, Prefixado e Tesouro IPCA+ para aproveitar ao máximo o momento atual.

Relatório Mensal Você Investidor

Já está disponível na nossa loja o relatório mensal Você Investidor de abril.Nele explicamos a estratégia de investimentos em ações utilizada pelo megainvestidor Warren Buffett, ensinamos a usar um home broker, desvendamos o que é copywriting (e como tirar vantagem dessa atividade) e abordamos a melhor forma de cobrar por seu trabalho.

 

acesse agora

 

Exclusivo Assinantes PRO


1 – Por que a maior parte de sua carteira de investimentos deve estar em renda fixa?

2 – A carteira ideal de títulos públicos

3 – Qual o lote padrão de negociação dos Fundos Imobiliários? E a partir de qual valor vale a pena investir?

 

Ficou com dúvidas sobre o assunto de hoje? Envie para meu e-mail walter.poladian@criandoriqueza.com.br que irei selecionar algumas para responder em futuras newsletters.

Um abraço e bons investimentos!

Walter

Conteúdo relacionado