Prepare-se para a 2ª onda de valorização

Conheça as ações que estão fora do radar dos investidores

Prepare-se para a 2ª onda de valorização

A decisão sobre o impeachment está cada vez mais próxima. Domingo teremos a votação no plenário da Câmara.

O governo entra na reta final completamente isolado. O desembarque do PP e do PRB desequilibram bastante o jogo em favor da aprovação do impeachment, estendendo o clima positivo no mercado após o rali da véspera.

Não temos como não continuar falando de política, pois ela tem sido o principal gatilho para os movimentos do mercado financeiro brasileiro.

Vimos já uma grande valorização do Índice Bovespa (Ibovespa) neste ano, somente com o aumento da probabilidade do impedimento da presidente ocorrer.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

O mercado entende que um novo governo deverá ser mais eficiente que o atual em realizar os ajustes necessários para a melhora da economia do país, o que aumenta a confiança dos investidores.

O índice de referência do mercado de ações brasileiro acumula alta de aproximadamente 23% em 2016, enquanto o CDI rendeu 3,7% no mesmo período.

Veja abaixo gráfico da pontuação do Ibovespa neste ano, no qual podemos perceber sua rápida apreciação a partir de março, com a prisão do marqueteiro do PT, João Santana, e da condução coercitiva do ex-presidente Lula.

crprivate-130416-02

O Ibovespa é o indicador do desempenho médio das ações de maior negociabilidade e representatividade da bolsa brasileira.

Portanto em sua carteira estão presentes empresas como Itaú (ITUB4), Ambev (ABEV3), Vale (VALE5), Petrobras (PETR4), entre outras…são 61 papéis que compõem a carteira atualmente.

Essas ações são conhecidas como Blue Chips. O termo deriva do jogo de pôquer, em que as fichas azuis são consideradas as mais valiosas. E, por analogia, é utilizado no mercado de ações para as empresas de primeiras linha.

Nossos analistas da Empiricus entendem que nesta primeira onda do rali do impeachment, as blue chips tendem a performar melhor que os outros papéis, uma vez que os grandes investidores estrangeiros e brasileiros correm atrás das ações de empresas de grande porte que possuem alta liquidez.

A tendência é que, após essa primeira onda, o “impeatsunami” atinja (positivamente) as empresas menores, que estão fora do radar dos investidores no momento.

O que são Small Caps e Microcaps?

Small Cap é o termo utilizado para empresas de menor capitalização (baixo valor de mercado) listadas na Bovespa.

E dentro do universo das small caps, consideramos como microcaps, aqui na Empiricus e no Criando Riqueza, empresas com valor de mercado menor do que R$ 1,5 bilhão.

A ESTRATÉGIA DO IMPEACHMENT: OPERAÇÃO PARA LUCRAR MUITO COM CAPITAL 100% PROTEGIDO

Você ficará rico caso o impeachment se concretize. E não perderá nada no caso contrário.

Saiba mais

 

Índice Small Caps

Existe também um índice que acompanha o desempenho médio das cotações de empresas dessa categoria. O índice BM&FBOVESPA Small Cap (SMLL).

Esse índice sobe aproximadamente 12% este ano, bem abaixo do Ibovespa, como vimos acima.

Há um fundo de índice (ETF) negociado na Bolsa que busca obter retornos de investimentos que correspondam à performance desse índice. O código (ticker) é SMAL11.

Mas não recomendo a compra deste ETF, pois em sua carteira existem diversas empresas que consideramos ruins para o momento e altamente endividadas.

Preferimos focar as alocações apenas nas empresas que merecem nosso investimento.

Como encontrar as pequenas que se tornarão gigantes?

Essa é a missão do analista da Empiricus Max Bohm no Microcap Alert.

Max garimpa oportunidades na Bolsa selecionando, dentre as pequenas empresas, apenas as que possuem disciplina financeira, posição relevante em seu setor de atuação, uma governança corporativa ativa e boa rentabilidade sobre o patrimônio. Além de grande potencial de valorização.

Entre os cases há também a possibilidade de essas empresas serem adquiridas por outras companhias, como já aconteceu com duas microcaps recomendadas neste relatório. Bematech foi vendida para a Totvs e Tempo Assist, para o Grupo Carlyle. Operações que geraram grandes lucros aos assinantes.

Riscos

As microcaps geralmente têm baixa liquidez. Como a quantidade de ofertas de compra e venda e o volume negociado costuma ser bastante reduzido, é importante sempre colocar um limite máximo de preço na hora de fazer a sua oferta.

Também é comum observarmos uma maior volatilidade no preço desses ativos, podendo haver flutuações consideráveis nas cotações.

Assim, recomendo esse tipo de investimento para o investidor mais arrojado e com alta tolerância a risco, que busca retorno do investimento a médio/longo prazo e que tenha estômago para esses movimentos de curto prazo.

Caso opte pelo investimento em microcaps, dedique apenas uma pequena parcela de seu portfólio. Mantenha hoje a maior parte de sua carteira em renda fixa. Com o juro alto que temos no Brasil (Selic a 14,25% ao ano), é possível obter bons retornos em ativos conservadores, sem correr tantos riscos.

Na área exclusiva para assinantes Você Investidor, localizada ao fim desta newsletter, indicarei duas microcaps escolhidas pelo Max com os fundamentos para a recomendação de compra. Saiba mais aqui.

 

Clique para ter acesso

 

Agradecimento aos participantes da monitoria

Quero agradecer a todos que participaram da monitoria realizada sexta-feira passada, na qual tirei dúvidas dos assinantes de Você Investidor sobre como operar no Home Broker.

O webinar foi um sucesso e com um grande número de participantes.

Conversei com a Olivia Alonso e decidimos realizar todo mês uma monitoria para atender os assinantes do Você Investidor que tenham dúvidas sobre investimentos.

Assim, buscamos conseguir responder às dúvidas que nos chegam por e-mail e não conseguimos retornar. Durante a monitoria, a pergunta de uma pessoa pode ser a mesma de várias outras.

O vídeo da monitoria fica disponível depois na sua área de assinantes em nosso site, para quem não conseguiu participar ao vivo.

 

Exclusivo Assinantes PRO


1 – Microcap recomendada 1

2 – Microcap recomendada 2

3 – Comprei um título do tesouro há um tempo atrás e a taxa de retorno oferecida hoje para o mesmo título é maior. Vale a pena vender meu título e comprar agora com esta taxa maior?

 

Um abraço e bons investimentos! Ficou com dúvidas sobre o assunto de hoje? Envie para meu e-mail walter.poladian@criandoriqueza.com.br que irei selecionar algumas para responder em futuras newsletters.

Walter

Conteúdo relacionado