11 passos para se tornar um especialista

Saiba como ser reconhecido como perito na sua área de atuação

11 passos para se tornar um especialista

Existe algo que você pode fazer para ascender na sua carreira. Vai exigir tempo para atingir completamente, mas os benefícios valerão a pena.

E existem várias vantagens: dinheiro, prestígio e satisfação pessoal. Tornar-se um mestre no seu segmento de trabalho é um objetivo audacioso, mas possível.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

É assim que se faz:

1- Identifique as coisas mais importantes para se saber (conhecimento) e habilidades (coisas que precisa saber fazer) para fazer parte do 1% do topo.

2- Leia vorazmente. Faça de forma eficiente e regular. Como você tem um foco (somente nas coisas mais importantes), você provavelmente pode aprender ao menos uma coisa importante lendo 30 minutos por dia. Foque em livros, artigos e ensaios do seu mercado – principalmente em “como fazer”. Dê preferência a autores que fizeram por conta própria ao invés de acadêmicos e jornalistas.

3- Complemente sua leitura indo a seminários e conferências. De novo, seja seletivo. Preste atenção. Tome notas.

4- Faça aulas a distância. Hoje existem bons cursos que você pode fazer on-line a partir da sua casa. Encontre os que atendem às suas necessidades. Se não estiver satisfeito, peça reembolso.

5- Procure conselhos de especialistas, tanto de pessoas que conhece ou não. Escreva e-mails e ligue para pedir entrevistas.

6- Estude a competição, especialmente de empresas que estão crescendo. Se um competidor está indo bem, você pode presumir que ele sabe ao menos uma coisa importante sobre seu negócio que você não sabe. Tente descobrir qual é este segredo.

7- Networking. Quanto mais pessoas você conhece, mais chance de encontrar alguém que o ajude a resolver os seus problemas. Uma grande rede é também uma constante fonte de oportunidades.

8- Seja generoso com seus conhecimentos. Quando as pessoas sabem que você responde às suas perguntas e resolve seus problemas, elas ficam mais propensas a lhe procurar oferecendo oportunidades.

7- Escreva e dê palestras. Esteja aberto a dar palestras e escrever artigos para a mídia especializada do seu segmento. Comece se limitando aos conteúdos que você conhece bem. Conforme seu conhecimento cresça, aumente seu escopo.

8- Escreva um blog. De novo, comece pequeno e desenvolva o conteúdo aos poucos. Pergunte e responda questões dos leitores. Seja prestativo.

9- Escreve um livro. Após um ano ou mais de trabalho no blog, você pode ter material suficiente para escrever um livro. Quem sabe pode ser um best-seller!

Um abraço,

Mark Ford

Conteúdo relacionado