9 dicas para conseguir um aumento

Confira como ter sucesso e ganhar mais no seu emprego

9 dicas para conseguir um aumento

Com o passar dos anos, eu tive o desconfortável dever de recusar aumentos de salários a dezenas de empregados.

Todos ficaram decepcionados. Alguns ficaram de mau humor, outros discutiram. E outros se demitiram.

Mas alguns deles — os inteligentes — tomaram a experiência como um sinal de alerta. Fizeram mudanças imediatas, notáveis e ganharam os aumentos que gostariam (e até mais) na próxima avaliação de perfomance.

Foi assim que eles conseguiram.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Pense dessa maneira: Eles não interpretaram a experiência como negativa ou definitiva. Ao invés disso, pensaram: “Ok, isso não era o que eu queria. O que posso fazer para conseguir o que eu quero desse homem?”.

Isso nem sempre é fácil, mas pode ser feito. Respire fundo. Lembre-se que nenhum bem virá de fazer cara feia. Diga a si mesmo que tem a inteligência e  a força emocional para fazer mudanças.

Surpreenda seu chefe: Escreva para seu chefe um bilhete dizendo que, embora você esteja desapontado por não ter o aumento, entende as razões e está comprometido a promover mudanças que o farão de mudar de ideia. Faça de maneira curta. Não bajule.

Faça um plano: Gaste tempo pensando objetivamente sobre sua performance. Pergunte-se coisas como “Eu sempre chego cedo”?, “Eu fiquei até tarde?” e “Sempre fui enérgico e útil?”. Você provavelmente verá que não foi tão bem.

Comece firme: A sua carta de agradecimento ao chefe chegará como uma surpresa. Não mudará a visão dele sobre a sua perfomance no passado, mas irá fazê-lo prestar mais atenção.

O jeito mais rápido e seguro de mostrar seu novo “eu” é chegar ao trabalho cedo. Você deve chegar ao trabalho antes do seu chefe. Se não for possível, tente chegar pelo menos meia hora mais cedo e faça com que seu chefe note.

Mais rápido: Você pode achar que trabalha duro. E pode até fazer isso. Mas você é a pessoa que mais trabalha no departamento? Se não, pense em um jeito de fazer mais. Chegar mais cedo é um bom começo. Porém, o que mais pode fazer? Que tal pular o almoço de vez em quando? Ficar até mais tarde ocasionalmente?

É claro que não é só sobre o quanto você trabalha duro, mas o quanto contribui. Dedique um tempo para pensar sobre isso. Como você pode trabalhar de forma mais inteligente? Como pode ser mais útil? Como pode agregar valor ao negócio?

Atitude é tudo: Não é só o trabalho, é a atitude. Pense em como você pode se tornar mais positivo nos projetos, como pode falar com mais entusiasmo e ser voluntário para ações extras.

Considere também como pode ser mais positivo ao receber instruções e críticas. Torne-se a pessoa que anima toda conversa, seja grande ou pequena.

Melhore suas habilidades agora: Torne-se melhor no trabalho que está fazendo. Você pode fazer isso tirando vantagem de toda oportunidade que surge para aprender mais sobre seu emprego. Faça cursos, leia livros, vá a seminários. Se sua empresa não lhe reembolsar, gaste seu próprio dinheiro.

Melhore suas habilidades para o futuro: Enquanto melhora no que faz, pense no trabalho que quer — uma promoção dará um salário muito maior. Descubra que conhecimentos e habilidades necessita para a posição.

E, como tudo, descubra uma maneira para que seu chefe saiba do aprendizado extra que está buscando.

Ajude seu chefe a planejar o futuro: Após um mês ou dois do seu novo “eu”, solicite uma reunião com o chefe. Se ele expressar preocupação sobre você querer falar de dinheiro, assegure que não tem nada a ver com isso.

Quando estiver sozinho com ele reafirme sua gratidão pelo aviso que representou a negativa do aumento de salário, conte sobre as suas mudanças e melhorias, e ainda pergunte o que pode fazer para facilitar o trabalho dele.

Seu chefe ficará desconcertado pelo questionamento. No entanto, insista. Diga: “Tenho certeza que existem coisas que posso fazer. Se pensar em alguma, por favor, diga-me”.

Essa é uma abordagem radical. Nove entre 10 leitores nunca irá tentar. Você pode ser a exceção. Se for, verá resultados dramáticos. Sua renda irá melhorar em seis meses ou menos — e continuará melhorando.

Antes de notar já estará em um novo nível. Você seguirá no caminho para se tornar bem-sucedido. Porém, o mais importante é que sua satisfação com o trabalho irá aumentar. Você gostará mais do seu emprego, porque será melhor nele. E todos a sua volta irão notar, incluindo seu chefe.    

Leituras sugeridas:

:. A volta dos IPOs

:. A Estratégia Poderosa para Lucrar com a Guerra das Moedas

:. Uma promessa que mudou a minha vida

Conteúdo relacionado