Como Fazer Amigos nos Altos Escalões

Imagine ter uma agenda cheia de pessoas com as quais você pode contar para pedir ajuda ou conselhos sempre que precisar

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
Como Fazer Amigos nos Altos Escalões

Se você pudesse ser amigo íntimo de alguém de sua indústria, quem seria?

De qual status do poder ou posição você gostaria de se aproximar?

Quem, dentre todos que você conhece, pode ter o maior impacto positivo no seu futuro?

Imagine ter uma agenda cheia de pessoas com as quais você pode contar para pedir ajuda ou conselhos sempre que precisar.

Você pode construir uma rede assim. Levará algum tempo e esforço, mas pode ser feito. E vai valer a pena.

Você não pode criar uma lista de contatos VIP só falando com as pessoas “certas” e pedindo por sua amizade. Primeiro, você tem de conquistar seu interesse. Depois, precisa ganhar sua confiança.

Você pode conquistar seu interesse utilizando uma técnica que já recomendei antes: escreva uma carta curta e sincera elogiando a pessoa em algo que ela faz ou fez que você de fato admira.

Por exemplo, se alguém em sua indústria acabou de lançar um ótimo produto ou uma campanha inteligente de marketing, escreva uma carta simples dizendo o quanto você gostou. Uma nota escrita à mão quase sempre será lida. E também será apreciada… se não parecer falsa. Então, não exagere nos elogios e seja específico. Não peça nada em troca.

Uma editora cuja carreira foi meteórica me disse que ela lê revistas especializadas. E quando vê uma matéria assinada por uma pessoa poderosa – que ela gostaria de ter em sua rede de contatos – ela escreve uma nota elogiando o artigo.

“É incrível a frequência com que recebo respostas” – ela observa. “E quão abertas as pessoas estão a começarem a se corresponder.”

Você pode começar hoje mesmo.

Faça uma lista de todas os contatos que poderiam impulsionar a sua carreira. Sua lista poderia incluir pessoas com empresas de sucesso parecidas com a sua.

Também poderia incluir pessoas em campos não relacionados que têm as qualidades e as habilidades que você gostaria de ter.

Comece com a pessoa no topo da lista, procurando sempre um motivo para escrever uma mensagem com elogios. Ou procure por suas publicações na internet. Se você gastar um pouco de tempo, vai encontrar o que procura.

Comprometa-se a enviar – talvez uma carta por mês ou uma por semana – e cumpra a meta. Dez nomes não são suficientes. Você precisa mandar pelo menos 100 na esperança de que metade deles o agradeçam.

As notas de agradecimento são o que você deseja, mas são apenas o primeiro passo.

Você suscitou interesse. Agora é hora de ganhar confiança.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Isso vai levar mais tempo – meses ou anos. Ganhar confiança significa mostrar que não é apenas um fã, mas alguém que pode agregar valor à vida e à carreira das pessoas de seu interesse.

Você pode fazer isso enviando um recorte de uma matéria de interesse mútuo de vez em quando. Um recorte tem um impacto muito maior que um link.

O próximo passo, se o primeiro estiver funcionando (ou seja, se você estiver recebendo notas de agradecimento), é pedir conselhos.Você pode pedir a opinião do contato sobre um determinado assunto, sugerir um empreendimento em conjunto ou solicitar uma entrevista.Você pode, por exemplo, dizer algo como:

“Eu sei que você é muito ocupado – mas se tiver uma hora sobrando, adoraria a oportunidade de ouvir sua opinião sobre meu negócio.”

Se você receber uma resposta, não tente fazer com que a aproximação avance mais rápido do que a outra pessoa deseja. (Isso, é claro, é um ótimo conselho para qualquer tipo de relacionamento.)

Se a pessoa parecer neutra ou levemente negativa, recue. Passe para a próxima. Lembre-se, você procura por relacionamentos genuínos, não seja irritante.

Em algum momento do processo, você vai perceber que tem um relacionamento de verdade. Você vai estar se comunicando de forma íntima e vai haver boa vontade nas comunicações. Seu interlocutor pode até lhe procurar para fazer uma pergunta, recomendar um contato ou sugerir algo.

É isso que você busca – um relacionamento de respeito mútuo. Então – e só então – será hora de sugerir um negócio em conjunto.

Revisando:

Primeiro conquiste o interesse; depois, conquiste a confiança; Seja sempre específico e sincero em seu elogio;
Não espere receber uma resposta para cada nota que escrever; Faça perguntas e fique grato pelas respostas;
Sugira negócios apenas quando a outra pessoa estiver pronta.

Caso se comprometa com este programa, um dia, você terá relacionamentos próximos com algumas pessoas influentes, o que vai ter um impacto positivo – apesar de imprevisível – em seu futuro.

Um abraço,

Mark Ford

Conteúdo recomendado