Exija-se…

Cuide do corpo, da mente e das emoções

Exija-se…

Manter a saúde deve ser prioridade na sua vida… mesmo que não seja a sua maior preocupação.

Para realizar seus outros objetivos (como ficar um pouco mais rico a cada dia), você precisa de um corpo em bom funcionamento e de uma mente energizada.

Você deve se levantar cedo – quanto mais cedo melhor – e trabalhar com vigor e inteligência durante o dia.

Você deve se divertir, espalhar felicidade em ambientes monótonos… construa uma vida… e cultive um negócio.

Você precisa de um corpo em perfeito estado para fazer tudo isso.

Caso tenha alguma dúvida sobre a importância da saúde, vai mudar de ideia na primeira vez que ficar gravemente doente.

Desde que isso aconteceu comigo, saúde passou a ser sine qua non (algo absolutamente necessário) – uma de minhas cinco prioridades. Peço que você também a torne uma prioridade em sua vida.

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Outro dia, eu pedi a você que fizesse uma lista dos objetivos específicos que permitiriam que ficasse saudável.

Meu grande objetivo de saúde no ano passado foi “me tornar mais jovem”.

Pretendia fazer isso tendo habilidades “mais jovens” em cada atributo físico que associo com saúde:

• Força;

• Flexibilidade;

• Estamina;

• Aparência

Estabeleci objetivos específicos em cada uma dessas áreas. Eu me comprometi, por exemplo, a levantar peso cinco vezes por semana… fazer algum exercício cardiovascular pelo menos três vezes por semana… me alongar todos os dias… e assim por diante.

Eu me saí muito bem. Apesar das inúmeras interrupções, emergências e de meu infindável cronograma de viagens, trabalhei nesses objetivos na maioria dos dias.

O resultado ao fim de um ano: estou mais forte e mais flexível do que antes. Minha resistência está um pouco melhor também.

Aparência? Felizmente, me programei para ficar mais bonito a cada ano…

Como você fez isso no ano passado? Você está mais magro? Mais flexível? Você é capaz de ficar se admirando na frente do espelho?

Pensando, lendo e falando sobre saúde nos últimos anos, tive várias novas revelações:

Você não precisa de tanta força quanto a maioria das revistas de saúde gostariam que você acreditasse. Você só precisa do suficiente para fazer o que faz com eficiência. A maioria das pessoas pode atingir seus objetivos de força com uma hora de treinamento por semana.

 Flexibilidade se torna mais importante quando você envelhece – ela facilita a realização de atividades “jovens” e diminui o risco de lesões. Qualquer um com mais de 30 anos deve incluir alongamentos em seu programa de saúde.

Você não precisa correr 2 quilômetros em 8 minutos para ser saudável. Quanto a levantar peso, há pouca evidência de que você precisa de treinamento de atleta. Para ter estamina, andar é tão bom quanto correr.

Saúde é mais que força, flexibilidade, estamina e aparência. Energia mental e emocional são fundamentais. E a coisa mais importante é a imunidade – estar livre de doenças.

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Neste ano, meus objetivos vão incorporar essa nova forma de pensamento.

Vou correr e levantar peso com menos frequência – e de forma mais leve. E vou continuar com uma boa dieta para energia (enfatizando refeições pequenas, com pouco amido e abundantes em peixes e vegetais frescos), vou tomar vários suplementos e fazer checkups médicos com regularidade.

Também vou cuidar de mim mesmo quando estiver em risco: colocar gelo em músculos doloridos, descansar quando estiver cansado, ficar em casa quando estiver doente e ir ao médico quando necessário.

Você pode fazer o mesmo. E sem gastar muito dinheiro.

Acredito que você possa ter uma saúde melhor dedicando quatro horas por semana a isso.

Veja como ficar mais saudável de forma eficiente:

• Reduza o levantamento de peso para uma hora por semana. Você pode treinar apenas uma vez por semana (cobrindo todos os membros do corpo) ou todo dia (uma parte do corpo por dia). Para eficiência máxima, faça apenas UMA SÉRIE por grupo muscular (costas, peito, coxas, panturrilhas, bíceps, tríceps e ombros).

O truque para fazer com que uma série funcione é praticá-la à exaustão… e depois fazer mais algumas repetições. É difícil, mas reduz o tempo gasto.

• Alongue-se duas vezes por dia durante cinco minutos. Faça com cuidado, mas certifique-se de que você esteja fazendo progresso com o passar dos dias. Não sei bem como medir o progresso – tive um pouco de dificuldade com isso. Mas, se você continuar, vai notar mudanças.

• Se estiver correndo como louco, vá com calma. Se não corre nada, comece. (Quando digo “correr”, estou falando de qualquer tipo de exercício cardiovascular.)

Minha grande nova ideia em relação à corrida é que você deve treinar apenas para ser capaz de realizar as tarefas cotidianas – como subir escadas sem ficar ofegante. Você não precisa se preparar para competir.

• Corra o mais rápido que puder para fazer com que seus músculos, nervos e fibras se mexam novamente. Cinco minutos duas vezes por semana é o suficiente.

• Se você tem mais de 40 anos e não vai ao médico há um tempo, faça um checkup. Faça exames de sangue. Cheque os níveis de insulina, de hormônio, de colesterol e assim por diante.

• Coma bem.

Passe pelo menos meia hora por dia praticando algum esporte.

Minha escolha é jiu-jitsu. Para você, pode ser caminhada, meditação, golfe ou tênis.

Sua tarefa de hoje é se comprometer de verdade a ficar mais saudável neste ano.

Identifique áreas-chave nas quais você quer se concentrar – e estabeleça objetivos anuais.

Para atingir seus objetivos, estabeleça uma rotina de exercícios diários – algo que incorpore as grandes ideias acima, uma dieta saudável e o compromisso de tratar sua saúde como a frágil benção que ela é.

Um abraço,

Mark

Nota do editor: 

Para ter uma vida completa, você precisa trabalhar a essência de “viver como rico”: bem-estar emocional, físico e mental, que não são privilégios dos ricos. Mark compartilha suas dicas para viver como rico – com um orçamento de classe média – em sua série chamada Vivendo como rico. É um componente importante do Wealth Builders Club (WBC)… um programa de criação de riqueza criado para ajudá-lo a replicar o patrimônio de oito dígitos do Mark.

Um abraço, Guilherme Dias – editor do WBC Brasil

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