O segredo para motivar seus filhos, colegas e funcionários

Quando você elogia essa minoria pela vitória, está condenando a maioria pelo fracasso.

O segredo para motivar seus filhos, colegas e funcionários

Caro leitor,

Se você quer conseguir o melhor dos seus funcionários (alunos, filhos, membros de comitê etc.), tome cuidado com os elogios.

A maioria de nós vem de uma cultura na qual o sucesso é valorizado e o fracasso, condenado. Começa quando somos bebês tentando ficar de pé e continua na escola, nos esportes e no trabalho.

Recompensar o sucesso e punir o fracasso parece perfeitamente lógico. Nós acreditamos que os seres humanos são programados para repetir comportamentos que são recompensados e extinguir comportamentos que são punidos.

Mas considere o seguinte: nas experiências de aprendizagem mais competitivas, há apenas uma minoria de vencedores. Quando você elogia essa minoria pela vitória, está condenando a maioria pelo fracasso.

Os poucos que estão sempre no topo prosperam nesse tipo de cultura (e desmoronam quando perdem seu lugar), mas os demais gradualmente param de tentar. A exposição repetida às sanções negativas consolidam a ideia de que é melhor não tentar do que tentar e falhar.

Este não é o tipo de ideia que me atrai. Sou um grande entusiasta de exigir mais de funcionários, alunos e filhos. Acho que mimar as pessoas as tornam fracas.

Mas, quando li um poderoso artigo da Scientific American sobre essa ideia, também ouvi uma voz dentro de minha cabeça que dizia: “Tudo isso é verdade”.

Eu tenho essa mentalidade de que “é melhor nem tentar do que tentar e falhar” em relação a algumas coisas, como golfe, xadrez e computadores. Quando tenho um problema nessas áreas, passo 15 segundos tentando antes de desistir. Mas bem no fundo, sei que, se insistisse, poderia ser bem-sucedido.

Se você quer o melhor desempenho de um funcionário (aluno ou filho), não elogie ou puna o resultado. Elogie o processo.

Não recompense um funcionário por terminar um projeto que você deu a ele. Elogie-o por sua persistência e determinação enquanto ele o estiver fazendo.

 

JoliviHoje quero falar também sobre um assunto importante: de nada adianta você estar bem no trabalho, se a sua saúde não está em dia.Por esse motivo quero você conheça a Jolivi – o novo projeto do grupo Empiricus, voltado para a área da saúde.Essa semana a equipe da Jolivi preparou uma material que trata de um assunto urgente que está colocando em risco você e sua família. Recomendo que você leia agora.

 

Leitura sugerida: PIB seria uma rima

Um abraço,

Mark Ford

Conteúdo relacionado