Riqueza, Status e Prestígio o Destruirão sem ISTO

Mark responde porque acha que as pessoas devem ter o objetivo de “ficarem ricas”

Riqueza, Status e Prestígio o Destruirão sem ISTO

Glenn Fisher, editor da Agora Financial UK: Mark, pode parecer uma forma brusca de começar – e as pessoas pensam que é óbvio – mas eu acho que ninguém pensa o suficiente sobre isto: por que você acha que as pessoas devem ter como objetivo “ficarem ricas”?

Mark Ford: Ótima pergunta!
 A verdade é: pessoas inteligentes entendem que riqueza – riqueza financeira – não traz felicidade. Como alguém que conhece muita gente rica, posso dizer que é assim mesmo.

Eu vivi no Chade, África, por dois anos e conheci muitas pessoas pobres. Em média, elas eram mais felizes que os americanos ricos que conheci.

Então, se riqueza (não direi mais riqueza financeira por uma questão de eficiência – leitores inteligentes sabem que há muitos tipos de riqueza tão valiosas quanto a financeira e que, na verdade, algumas riquezas são mais valiosas) não compra felicidade, o que ela compra?

Segurança. E, com isso, quero dizer alívio de preocupações sobre como pagar as contas – agora e no futuro. Isso NÃO é insignificante.

Todos nascemos sem nenhum privilégio de verdade. Talvez algumas pessoas acreditem que tenham direito a algumas coisas, como liberdade, saúde e assim por diante, mas, na verdade, a Mãe Natureza (ou Deus, se você preferir) nunca prometeu nada. Então, não temos direito a nada.

Se nos tornamos dependentes dos outros (nossos pais, nossos amigos, nossos chefes, nossa comunidade ou nosso governo) e esperamos receber deles o que desejamos, seremos tolos e vamos nos decepcionar. Segurança financeira é um bem, mas é um bem que devemos, como indivíduos, assegurar para nós mesmos (e para aqueles que desejamos incluir, como família, amigos ou qualquer pessoa com quem nos importamos).

O mais importante é que segurança financeira não é algo absoluto. Não é um número certo. Não é $ 1 milhão ou $ 10 milhões. Ou $ 1 bilhão. Cada um de nós escolhe seu número, mas esse número deve ser grande o suficiente para dar conta de nossas necessidades financeiras.

Necessidades financeiras, para quem tem uma vida estável – são 90% desejos, não necessidades. Isso significa que você pode conseguir segurança financeira diminuindo seu número, o que significa diminuir seus desejos por frivolidades e brinquedos. Isso, qualquer um pode fazer.

É por isso que eu acredito que as pessoas devem almejar riqueza – não para acumular coisas, mas pelo conforto e segurança, pela redução do estresse e da ansiedade em relação ao dinheiro. E, é claro, diminuir expectativas sobre o que é realmente “necessário” ajuda bastante.

Mas quero falar de um ponto chave para o construtor de riqueza iniciante que já está decidindo um número para a aposentadoria…

Você precisa saber que aumentar sua renda disponível para investimento é crucial. Sua renda disponível para investimento é quanto você tem a cada mês ou a cada ano para investir.

A indústria financeira não fala sobre isso. Eles querem que os clientes pensem apenas sobre ROI – retorno sobre investimento. O que é o mesmo que dizer: “Eu te dou X e, depois de alguns meses ou anos, você retorna Y por um retorno anual sobre investimento de Z%”.

Eles se concentram no ROI porque isso induz os clientes a fazerem o mesmo, o que os deixa suscetíveis a gastar mais em produtos e serviços financeiros. Ficar anunciando retornos atraentes para as pessoas pode ser muito sedutor. É possível vender muito dessa forma.

O verdadeiro e prudente criador de riqueza ignora isso. Ele entende que precisa aumentar sua renda disponível para investimento (ou seja, dinheiro vivo) a ponto de alcançar o número de que precisa para se aposentar. Se ele for inteligente, terá baixado esse número a um nível realista… e vai saber o que é necessário para ser feliz na vida financeira.

Ele não persegue retornos glamorosos que costumam vir com investimentos de risco. E ele se concentra em negócios que dão dinheiro, dando a ele mais renda disponível para investimento.

Todos devem se lembrar disso quando estiverem tentando se tornar ricos. Agora, uma coisa que não disse antes – mas insinuei – é…

Outra coisa que a riqueza pode trazer é prestígio. E prestígio, assim como segurança, é relativo. Também é efêmero e ilusivo.

Pessoas inteligentes sabem disso. Elas sabem que ter a casa mais cara ou o carro mais caro vai trazer prestígio – mas a um custo.

Para todos que o admiram, haverá 10 pessoas com ciúmes ou com inveja de você. Por isso, prestígio é um objetivo falso no fim do dia.

Dito isto, todos estamos suscetíveis à sedução do prestígio. Você pode, se quiser, tentar eliminá-lo de sua consciência. Mas esse é um caminho longo e difícil. O que eu faço é me tornar amigo desse falso deus. Faço isso reconhecendo que posso ter o prestígio que desejo vivendo entre boas pessoas que gostam de mim por outros motivos. Motivos melhores. No fim, essas pessoas acabam sendo seus amigos de longa data.

Você pode ter tanto segurança financeira quanto prestígio resistindo ao desejo de sempre subir. Encontre uma casa que você ama e fique com ela. Não se mude o tempo todo só porque você pode. Faça o mesmo com seus carros. E com todo o resto.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Glenn: Interessante. Você falou de muitas coisas que eu gostaria de aprofundar. Estou curioso sobre o que você pensa em relação ao prestígio, concordo com quase tudo e tenho a mesma experiência no Reino Unido.

Mas, antes de falar sobre isso, acho que seria útil aos leitores se nós explorássemos a ideia de diminuir a quantia de dinheiro necessária para alcançar a segurança financeira e aumentar a renda disponível para investimento.

Para quem recebe um salário fixo ou uma pensão, como você recomenda que eles a5njam um patamar menor de segurança financeira e uma maior renda disponível para inves5mento? Sei que empreendedorismo é algo em que você acredita – essa é a única opção? Você não é um grande fã de ações e de renda fixa (Títulos) como forma de construir riqueza, certo?

Mark: Eu odeio a palavra “fixa” quando aplicada à renda. E quero incentivar nossos membros a odiá-la também. Não deve haver nenhum limite para sua renda além daquele que você estabelece.

Essa é a parte psicológica. Vamos partir para a prática.

Há dois caminhos que ambos podem ser trilhados de forma simultânea:

Aumente sua renda como funcionário. Escrevi muito sobre isso, mas vou fornecer uma versão bem curta. Torne-se um funcionário mais valioso sendo a pessoa mais atenciosa e mais esforçada de toda a empresa.

Depois, torne-se um funcionário indispensável desenvolvendo uma habilidade financeiramente valiosa e assumindo os desafios de enriquecimento mais importantes de seu negócio.

Em outras palavras, trilhe o caminho mais curto para se tornar CEO. Se você trabalhar em uma empresa em que não pode fazer isso (geralmente uma empresa pequena, mas em crescimento, com uma estrutura de poder bastante horizontal), peça demissão e encontre um emprego em que possa fazê-lo.

Crie renda extra trabalhando de noite e aos finais de semana. Eu sei que vai ser difícil para algumas pessoas. Como um jovem pai, foi difícil ter três empregos e cuidar da minha família. Mas, na maioria dos casos, é possível. E não precisa ser motivo de ressentimento.

Foi por isso que nós criamos o projeto Renda Extra como parte do Wealth Builders Club. O WBC e o projeto Renda Extra oferecem três anos em formas de criar renda extra, além de um curso completo de imóveis de renda, outro programa sobre montar um negócio e muito mais.

Se você fizer essas duas coisas, sua renda vai aumentar. Mas talvez você se sinta tentado a gastar mais. Isso acontece com a maioria das pessoas. Você precisa resistir a esse desejo e guardar 80% do dinheiro extra. Gaste os outros 20% porque você merece.

Um abraço,

Mark Ford

Conteúdo relacionado