Torne-se uma pessoa matinal

Se você deseja se tornar um “madrugador”, mas não consegue convencer seu corpo a cooperar, siga este programa de 12 passos

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Torne-se uma pessoa matinal

Quando cheguei ao escritório da nossa empresa em Londres, às 7:25 da manhã, esperava encontrar o lugar deserto.

Fiquei surpreso quando notei as luzes acesas e vi que metade da equipe já estava trabalhando.

“Bom dia! ” – eu disse, sentindo como se estivesse encontrando os novos membros de minha sociedade secreta – “Vocês já estão todos aqui!”

“Deus ajuda quem cedo madruga”, disse um dos editores.

Entrei na minha sala com um sorriso no rosto. O fato de tantos funcionários já estarem no trabalho 1h30 antes das 9h havia me impressionado. O bom humor deles me impressionou mais ainda.

“Conseguirei construir algo aqui” – pensei.

Você já deve ter visto pesquisas sobre isso: quem acorda cedo é mais feliz, mais saudável e mais produtivo no trabalho. Fica mais em forma, ganha mais dinheiro e sempre está mais satisfeito com a própria vida.

“Acorde cedo e aproveite o dia!” – dizemos o tempo todo.

Muitos de nossos leitores dizem entender que o argumento de acordar cedo é bom. Mas eles não têm forças, emocionais ou físicas, para fazer isso.

Dizem que funcionam melhor à noite. Têm mais energia à meia-noite do que às 9h. Na verdade, eles dizem que preferem ir dormir altas horas da madrugada e acordar ao meio-dia – se seus trabalhos e cônjuges permitissem.

Há evidências científicas sugerindo que eles estão corretos.

Muitas cientistas pesquisaram os padrões de sono nos últimos anos e ficou claro que para algumas pessoas (cerca de 15%), “dormir tarde e acordar tarde” realmente é mais natural.

Mas só porque acordar cedo é um pouco mais difícil para você, isso não significa que você não deva tentar. Os benefícios são numerosos e bons demais para serem ignorados. Você:

Trabalhará mais.

Completará tarefas mais importantes.

Subirá na carreira mais rapidamente.

Será mais respeitado no trabalho.

Ganhará mais dinheiro.

Terá mais tempo para se exercitar.

Será mais saudável.

Será mais feliz.

Se você deseja se tornar um “madrugador”, ser uma pessoa matinal, mas não consegue convencer seu corpo a cooperar, siga este programa de 12 passos:

Madrugador Passo 1: Pare de se culpar

Talvez não seja a falta de força de vontade que esteja fazendo isso com você. Provavelmente pode ser uma combinação genética, níveis de açúcar no sangue, hormônios e maus hábitos. Mas, com exceção da genética, você tem controle sobre todas as variáveis.

Madrugador Passo 2: À noite, tome melatonina, não químicos

Para acordar cedo, você precisa dormir cedo. Se tiver dificuldades para pegar no sono, tente tomar um suplemento de melatonina em vez de um remédio para dormir. Esse hormônio, produzido pelo corpo em resposta à escuridão, é um regulador natural do sono.

Madrugador Passo 3: Durma no escuro

Quanto menos luz, mais melatonina seu corpo produz. Deixe seu quarto o mais escuro possível. Use cortinas blackout e as abra assim que o despertador tocar.

Madrugador Passo 4: Respire ar puro

Ar puro é bom para dormir e para ficar acordado. Se você dorme com as janelas fechadas, saia e respire ar puro assim que levantar.

Madrugador Passo 5: Não coma antes de dormir

Sua última refeição deve ser feita três horas antes de dormir. Você dormirá melhor e se sentirá muito melhor de manhã.

Madrugador Passo 6: Não use o botão soneca

De acordo com o Sleep Center, do Hospital Infantil da Filadélfia, é mais fácil levantar logo na primeira vez que o alarme toca do que acordar, cair no sono de novo e depois acordar uma segunda vez.

Madrugador Passo 7: Coloque flores no seu quarto

Pesquisadores de Harvard relataram que pessoas “não-matinais” disseram que se sentiam mais felizes e com mais energia quando acordavam em um quarto com flores frescas.

Madrugador Passo 8: Ilumine suas paredes

Alguns estudos indicam que cores vibrantes ajudam a ativar células de energia, por isso, pinte seu quarto com cores claras e brilhantes.

Madrugador Passo 9: Faça alongamentos

Alongar-se sob o sol de cinco a quinze minutos fará maravilhas e o ajudará a se livrar de qualquer rigidez que tenha surgido durante a noite. Alongamentos de yoga são especialmente bons.

Madrugador Passo 10: Exercite-se

Complemente o alongamento com exercícios. Depois de me alongar, eu alterno entre calistenia (abdominais e flexões hindus) e corro ou subo escadas.

Madrugador Passo 11: Comece o dia com um sorriso

Antes de lavar o rosto, sorria 25 vezes. Fique em frente ao espelho e sorria do melhor jeito que conseguir… 25 vezes. O ato de sorrir produz endorfinas, que dão energia e motivação.

Madrugador Passo 12: Acorde um minuto mais cedo a cada dia

Foi só depois dos 30 anos que entendi a importância de acordar cedo. Eu trazia o sustento pra casa, como se costuma dizer, e já tinha dominado a arte de ganhar dinheiro. Mas acordar todos os dias às 8h30 me deixava sem tempo para alcançar outros objetivos. Então comecei a programar o despertador para um minuto mais cedo por dia.

Logo, estava acordando às 8h, depois às7h30, às 6h30 e, num determinado momento de minha carreira, às 5h30. (Hoje em dia acordo um pouco mais tarde – geralmente entre 6h e 6h30).

Acordar cedo me deu tempo para escrever ficção, estudar espanhol, entrar em forma, passar mais tempo com minha família e muito mais.

Torne-se um madrugador e verá tudo que pode conquistar.

SAIBA MAIS

Até a semana que vem,
Mark Ford

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