Verdades e mentiras sobre criar riqueza

Por Mark Ford

Verdades e mentiras sobre criar riqueza

Eu tenho escrito sobre construção de riqueza por 12 anos. Antes eu não estava escrevendo sobre isso, eu estava realizando a minha construção de riqueza.

Quando eu decidi ficar rico, eu não sabia nada sobre o assunto. Eu era um editor. Eu queria ser escritor. Eu nunca tinha feito um curso em finanças ou economia. Além disso, eu estava sem dinheiro.

Mas eu tinha uma vantagem. Eu trabalhava para um homem que era uma máquina humana de construir riqueza. Um homem que aos 43 anos já havia criado 3 empresas altamente lucrativas. Ele me adotou como um filho substituto e me ensinou tudo o que sabia.

Depois de 12 anos me aposentei com um patrimônio liquido maior que 10 milhões de dólares.

Dois anos depois fui trabalhar como consultor de negócios na Agora (empresa americana que tem participação na Empiricus). Bill Bonner, fundador da Agora, me adotou como seu irmão mais novo. Ele também me ensinou tudo o que sabia sobre como iniciar negócios.

Quando fiz 50 anos escrevi sobre empreendedorismo, sob o pseudônimo Michael Masterson, por 10 anos. Escrevi livros e vários ensaios. Adotei meus leitores como meus irmãos substitutos. Ensinei a eles tudo o que aprendi sobre negócios novos.

Em seguida, aos 60 anos, aposentei o Michael Masterson e fui trabalhar para o The Palm Beach Letter. Desde o início do Criando Riqueza, escrevo para vocês, os leitores brasileiros. Tento dizer tudo o que sei e aprendi sobre criação de riqueza.

No ensaio de hoje quero dizer as coisas mais importantes que aprendi sobre criação de riqueza. Não direi detalhes, mas sim princípios.

Não acredite nos tão falados “fatos” 

Vamos começar com algumas mentiras sobre a criação de riqueza. Em alguns momentos da minha vida eu acreditava fielmente nesses fatos:

Pessoas ricas são mesquinhas. O segredo para se tornar rico é economizar e poupar.

O mercado de ações é a forma mais eficiente para investir. Você não pode ficar rico se você não compreende e domina o mercado de ações.

A geopolítica determina os resultados dos investimentos. Você não pode se tornar rico a não ser que entenda de política e economia.

O maioria das pessoas está sempre errada quando se trata de economia e tendências financeiras. O caminho mais rápido para adquirir riqueza é investir o contrário (por exemplo: contra o sentimento do mercado).

Algumas dessas “verdades” soam familiares para você? Você tem seguido algum guru que defenda esses fatos?

Se sim, preste atenção. Eu não sou a única pessoa no mundo que foi de falido para rico. Existem muitas, muitas pessoas, que também fazem isso. E algumas dessas pessoas escrevem livros sobre como colocar em prática essas mudanças.

Eu não leio todos os livros populares sobre construção de riqueza, pois eu me sinto confortável com o sistema que eu mesmo criei com a minha própria experiência. Eu não sigo os conselhos dos outros, exceto quando se encaixam com a minha própria experiência.

Mas isso não quer dizer que o meu sistema é o único que funciona. Nem quero argumentar que é o sistema certo para você. Tudo que posso fazer é relatar minhas próprias experiências da forma mais honesta que eu puder. É o que eu tenho feito aqui.

Vocês são meus irmãos substitutos. Desejo que vocês tenham sucesso. Somente posso ajudá-lo dizendo o que eu sei que é verdade.

E é isto que eu sei – a partir de minha própria experiência – que é verdade sobre a criação de riqueza:

Verdade 1

Você nunca ficará rico se não entender alguns conceitos básicos sobre poupar, gastar e investir. Conceitos básicos de economia.

Recomendo o curso “Investimentos para Leigos”, do Criando Riqueza.

Verdade 2

O fator mais importante para evitar uma espiral de gastos que mata a riqueza é: permaneça na casa que você tem agora. Ninguém mais que eu conheço enxergou esse fator simples. Mas posso dizer-lhe que é pura verdade.

Verdade 3

Investir somente em ações não é uma estratégia adequada para criação de riqueza.

Mesmo Warren Buffet, investidor mais bem sucedido do mundo, sabe disso. Sua riqueza não veio por ele ser um investidor individual em ações, mas por ser diretor da Berkshire Hathaway. Tenha esse pensamento toda vez que ouvir o nome dele.

Verdade 4 

Mais uma vez, ninguém teve coragem de dizer isso que vou dizer agora. Até vejo meus seguidores dizendo isso, e claro, me sinto lisonjeado.

O fator mais importante na construção de riqueza é a quantidade de dinheiro que sobra todo mês depois de ter pago todos os seus gastos.

Na verdade o que eu disse é o segundo fator mais importante da construção de riqueza. O fator número 1 é adquirir capital de uma empresa startup. Há muitas maneiras de fazer isso. Há maneiras inteligentes mesmo para aqueles que são novatos nos negócios.

Verdade 5 

Investir em arrendamentos imobiliários é um caminho único, pois você fica no meio do caminho entre gestão ativa e gestão passiva. É uma estratégia próxima ao empreendedorismo e rende o mais alto retorno que você pode obter a partir de qualquer esforço financeiro.

Verdade 6

O maior erro dos aposentado é desistir de suas “rendas ativas”. Eu sei que é exatamente isso que você espera fazer um dia, mas avisando de antemão, isso é um grande erro.

Se você já é aposentado, provavelmente espera que pode substituir suas receitas ativas por uma estratégia de investimentos passivos. Estou aqui para lhe dizer que não irá funcionar.

Para manter sua riqueza para a vida toda você precisaria de múltiplos fluxos de renda passivos. Sua meta deve ser levar cada fluxo de renda a um nível no qual você possa viver apenas com isso.

Essas verdades fazem sentido para você? 

Considero essas algumas verdades importantes na construção de riqueza.

Se você não está fazendo assim, sugiro que repense suas atitudes e reavalie os gurus que você está seguindo.

Botão amarelo4

Conteúdo relacionado