Um MBA gratuito para você

Veja indicações para se tornar um empreendedor (a) melhor sem gastar um centavo

Um MBA gratuito para você

Olá,

Na semana passada, falamos das principais razões de mortalidade das empresas. Com base em diversas análises, mostrei as três áreas em que ocorrem os erros mais comuns, responsáveis por condenar os negócios ao fracasso.

Mas além de alertar sobre os perigos, quero ajudar você a evitá-los. Por isso, estou enviando um material especial para você se preparar. Aqui também respondo ao questionamento da minha irmã, que está pensando em empreender e me pediu dicas. Então, posso dizer que fiz esta newsletter com o cuidado de quem indica conteúdo para um membro da família.

Para facilitar, priorizei vídeos para um consumo mais rápido e dinâmico no aprendizado. Adoro as possibilidades da era do YouTube em que todo conhecimento está on-line para os que querem aprender. E é isso que vamos aproveitar. Confira!

Você já viu o novo livro do Criando Riqueza? Escrito por Olivia Alonso, diretora do Criando Riqueza, a publicação é um guia prático de investimentos e finanças pessoais para leigos. Eu também colaborei escrevendo um capítulo explicando como usar o empreendedorismo para você ter mais sucesso com sua atividade de renda extra. Confira aqui para ter acesso.

Planejamento

Vamos começar com um vídeo sobre como identificar oportunidades de negócios, do professor da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) e do Insper Marcelo Nakagawa, gravado para o Sebrae.

Nele, o especialista ensina algumas técnicas bem legais para selecionar ideias de negócios. Você pode levar em conta o que gosta, analisar tendências de mercado e até se inspirar em outras empresas. No fim, ele ensina como avaliar se a ideia escolhida pode dar certo.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Passada essa etapa, vamos abordar a criação de modelo de negócios. Já falei muitas vezes do quadro que ajuda a desenvolver e explicar como sua empresa vai funcionar, mas deixarei o criador falar por si. Se você compreende inglês (sem legendas), pode assistir a palestra ministrada pelo Alexander Osterwalder, autor do livro “Inovação Em Modelos de Negócios – Business Model Generation”, no Google.

Se você não fala inglês, confira as palestras do professor Nakagawa. Na primeira ele fala especificamente de como criar uma proposta de valor (primeiro item da ferramenta) e, na segunda, trata do quadro em si:

Proposta de valor
Modelo de negócios

Num terceiro momento, vamos falar sobre como fazer um plano de negócios. Escolhi uma palestra do professor José Dornelas, um dos maiores especialistas brasileiros no ensino de empreendedorismo, na qual ele explica a diferença entre modelo e plano de negócios e os principais conceitos envolvidos:

Em outro vídeo, feito pelo Sebrae, você encontra de forma mais didática e prática os pontos do plano de negócios.

Por fim, como você terá de colocar tudo no papel, veja esse roteiro com um passo a passo escrito pelo Sebrae dedicado a como escrever o plano de negócios.

Os 3 passos decisivos para você ter uma renda paralela desde já

Cinco empresas brasileiras pagaram um total de R$ 50 bilhões aos seus acionistas no ano passado…

A estratégia a seguir mostrará como ter a maior fatia possível desse bolo

CLIQUE PARA VER A ESTRATÉGIA

 

Finanças

Agora, vamos analisar a questão da grana, ponto crucial no qual muita gente erra.

Na plataforma de ensino a distância do Sebrae você encontra um material bem rico, com vários cursos sobre planejamento financeiro e como estabelecer controles para sua empresa. Detalhe importante: esses cursos exigem que você tenha CNPJ ou informe o da empresa em que trabalha.

Portanto, se você ainda não está formalizado, pode encontrar conteúdos para o planejamento nos links abaixo. Escolhi os pontos básicos que você precisa saber:

Investimento inicial (Sebrae)

Fluxo de caixa (Sebrae-SP)

Capital de giro (Sebrae-SP)

Como obter financiamento para a empresa (Sebrae-PR)

Palestra para entender custos, despesas e preço de venda (Sebrae-SP)

Precificação

Como calcular ponto de equilíbrio do seu negócio (Sebrae-PR)

Gestão

Para não errar na gestão do negócio, vale conhecer os fundamentos da administração no curso gratuito disponível na plataforma Veduca. A capacitação é da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de Sào Paulo (FEA-USP), com apresentação do professor Hélio Janny Teixeira. São 17 aulas com conceitos gerais como controle e organização, além do próprio trabalho gerencial

Outra dica são os cursos do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação (NAGI) da USP.

Como são vários vídeos bem legais, escolhi para você:

Liderança e gerenciamento

Como criar indicadores de desempenho

Ainda sobre essa questão de indicadores, dada a importância do tema, deixo uma cartilha do Sebrae para você se aprofundar ainda mais.

Mão na massa!

Como mostrei, existem muitos conteúdos bons e gratuitos para quem estiver disposto a investir seu tempo para entender mais sobre empreendedorismo.

Agora depende da sua força de vontade. Você está disposto a se preparar corretamente para diminuir suas chances de falhar e arriscar dinheiro? Por isso, confira aqui uma última dica do nosso guru do WBC, Mark Ford, para os empreendedores do Brasil.

E, na semana que vem, teremos uma entrevista com Marco Stefanini, presidente da Stefanini, multinacional do setor de serviços de TI. Você conhecerá a história de como ele criou, do escritório da sua casa, uma empresa que hoje fatura mais de R$ 2 bilhões, tem 21 mil funcionários e atua em 39 países. Quer saber como o Marco fez? Não perca.

Ao trabalho!

André Zara

Leituras sugeridas

Conteúdo relacionado