Confie apenas neste palpite

Semana complicada para mim, para você e para todo mundo que investe no mercado de criptomoedas. Você pode se considerar muito estoico, mas, lá no […]

Compartilhe:
Confie apenas neste palpite

Semana complicada para mim, para você e para todo mundo que investe no mercado de criptomoedas.

Você pode se considerar muito estoico, mas, lá no fundo, essas quedas fazem aparecer aquele nó na garganta que demora para sumir.

Isso só piora se você decide abrir sua exchange e ver o quanto seu dinheiro está valendo neste momento.

Por isso que prefiro me ater aos fundamentos para confirmar minha decisão prévia ou aos gráficos para ver até onde pode ir essa queda no curto prazo.

Pelo fundamento, a Lightning Network, que resolveria o problema de escalabilidade, está caminhando a passos largos e já é 20 vezes maior do que era em janeiro e tem capacidade para transacionar quase 20 bitcoins. Isso é um marco para uma solução tão recente e ainda em teste.

E pelo gráfico, dá pra perceber que, se o bitcoin romper a linha dos 6,5 mil dólares, é bem provável que ele caia até 5 mil dólares.

No entanto, os baixos volumes de negociação fazem com que o preço possa ser manipulado para cima ou para baixo, mesmo não intencionalmente. Esse é o perigo de um mercado tão novo e não regulado.

Por isso que coibir a manipulação é muito bem-vinda e se alinha com o discurso da SEC (Securities Exchange Commission) e outros reguladores de proteger o investidor médio.

Mas, enquanto essa iniciativa não chega, temos que tomar cuidado com nossas reações nesse mercado.

Primeiro de tudo: manter a alocação de, no máximo, 5 % do seu portfólio de investimentos.

Essa regra de ouro evita que você corra riscos desnecessários e afasta você da possibilidade de ruína.

Depois, basta que não se deixe agir por impulso. O mercado é volátil sim e, em momentos de euforia, temos muito compradores. Já quando o mercado vira, eles se tornam vendedores rapidamente.

Na dúvida, a melhor atitude é não fazer nada e esperar.
Mas não podemos ficar alienados pelo que pode vir pela frente, por isso, devemos usar os gráficos e análise técnica.

E, por último, não se apegue a palpites de quanto o preço de um ativo X vai estar daqui a Y anos. Se for pra acreditar em algum palpite, acredite nesse aqui:

Rússia 1 x 1 Arábia Saudita.