Espertos como uma porta

Hoje está aberta a temporada de novas previsões para o preço do bitcoin e você não vai se cansar de ver todo aquele show de bolas de cristal que estarão nas ruas.

Compartilhe:
Espertos como uma porta

No ensino médio, é bem fácil traçar o comportamento que você pretende adotar para toda a sua vida. Existem vários esteriótipos dentro de uma sala que podem variar do mau aluno que senta no fundo, mas tira notas boas, ao cara que só senta na frente e puxa o saco do professor, mas sempre passa na risca.

Eu era aquele perfil típico de um nerd que sentava na frente e ficava mal se tirasse menos que oito… No entanto, nem quero falar de como eu era, quero mesmo é lembrar de um professor de matemática que eu tinha naquela época.

Antônio José era um professor de exatas que tinha se formado engenheiro civil e, por isso, tratava o alunos, vez ou outra, como peões de obra. Lembro que ele tinha algumas frases icônicas, mas uma delas era proferida toda vez que ele fazia uma pergunta sobre alguma questão de vestibular.

Geralmente, ele colocava no quadro um enunciado que parecia óbvio e perguntava para a classe qual seria a resposta. Quase em coro todos respondiam, por exemplo, “é a letra b”. E, como você deve imaginar, a resposta, que parecia evidente, era a errada.

Ele caminhava em direção à porta e a abria com uma delicadeza de quem trabalhou em obra e falava:

“Bem, estão vendo esta porta aqui? Ela é mais inteligente que todos vocês, porque ela ficou calada…”

Hoje está aberta a temporada de novas previsões para o preço do bitcoin e você não vai se cansar de ver todo aquele show de bolas de cristal que estarão nas ruas. Parece que, a qualquer movimentação do mercado, os videntes voltam a atacar com suas previsões que sempre se provarão erradas.

Se você que me lê hoje ficar calado, vai ser mais inteligente que todos aqueles que balbuciaram algumas palavras tentando encontrar o preço-alvo do bitcoin.

Não existe isso, ainda, de preço justo, previsão ou algo do tipo. No entanto, se for para chutar algo, por favor, não se acanhe, pense em um valor e multiplique por dois, cinco ou dez. As chances de você estar errado diminuem consideravelmente.

Afinal, essas previsões de hoje são simplesmente projeções lineares que nós, seres humanos, somos capazes de fazer, mas a tecnologia é algo exponencial e incapaz de ser apreciada da maneira devida pelo nosso pensamento.

Talvez o certo seria nos concentrar em desvendar o que significa o silêncio de uma porta, pois ela sempre foi a mais inteligente da sala no meu ensino médio.

Vai que ela tem a previsão certa para o preço do bitcoin…

Top 3 highlights do criptomercado

Bitcoin valendo 250 mil dólares até 2022. Saiba mais aqui.

J.p. morgan de novo? Sério? Saiba mais aqui.

Sec tem poder para securitizar tudo? Saiba mais aqui.