Lições de 5 de dezembro

As pessoas só aprendem mesmo quando sentem na pele. Não basta alguém lhe falar, é preciso queimar as pontas dos dedos no fogo para então evitar o contato com o chama.

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
Lições de 5 de dezembro

Hoje é um dos dias tristes do ano. Papai faria aniversário. Já faz sete anos, mas dói igualzinho. Esse tipo de coisa a gente não supera, só se acostuma um pouco. Aprende a disfarçar.

Não quero aqui transformá-lo no herói que eu, quando adolescente, tinha certeza que ele era. Muito menos no vilão que às vezes tomava forma diante dos meus erros ou dos dele mesmo, principalmente quando regados a Red Label. Era apenas humano, demasiadamente humano.

Morreu cedo demais, antes de ver isso aqui. Acho que ficaria orgulhoso, mas não deu tempo. Partiu pobre e deprimido. Eu, com o Itaú BBA ao fundo, me sinto desleal com ele. Não é justo que o maior responsável por minha formação não desfrute da colheita do que fora plantado.

Por que não conquistamos as coisas antes, pra que ele pudesse gozar também, mesmo que fosse só um pouquinho? Será mesmo que não havia nada mais que pudéssemos fazer? E se eu tivesse…. sei lá… feito qualquer coisa….

Sei que não é racional. Disse que é o que eu sinto, não o que penso.

Pensar eu penso mesmo nas lições que ele deixou. Aprendi “by the hard way”, da forma mais dura. Enumero as coisas aqui para que talvez você possa evitar o caminho doloroso. No fundo, porém, acho que não serve pra nada. As pessoas só aprendem mesmo quando sentem na pele. Não basta alguém lhe falar, é preciso queimar as pontas dos dedos no fogo para então evitar o contato com a chama.

De todo modo, algumas questões me encontram naturalmente neste 5 de dezembro, sem alarde, esperança ou comemoração, apenas com a tristeza das cicatrizes indeléveis que ficaram marcadas lá dentro:

Alavancagem, termo, vendido em opções são palavras proibidas. Sempre. E também sempre.

Telecom nunca mais.

Commodity só dá para comprar o low cost producer desalavancado. Mesmo assim, se o ciclo inverter, não tem Cristo que salve. Saudades das Caemi.

Ação de incorporadora é quase sempre muito ruim.

Os chineses não vão comprar a Tec Toy.

Dólar você sempre compra, mesmo quando está caro.

Nunca pegue uma faca caindo. Ou, fundo do poço tem porão. Preço mérdio é realmente uma cagada. O melhor prejuízo é o menor.

Fóruns de ações são tóxicos. Os comentários refletem raposas no comando do galinheiro.

Entre um ativo sem volatilidade e outro com, prefira o segundo. Seus riscos são conhecidos e, portanto, você está mais preparado para eles. Evite exposição a crédito, com comportamentos típicos de perus de Natal – vai indo bem, sem vol, até que ele mesmo vira o jantar.

Prefira o bom e caro ao ruim e barato. O caro adora ficar cada vez mais caro. E o barato também tem uma tendência a reforçar o próprio narcisismo.

Entre uma ação subindo e outra caindo, venda a segunda. Dois erros não farão um acerto. Obviamente, a motivação inicial será de realizar o lucro. Não nos deixeis cair em tentação.

Beta importa muito mais do que alfa, embora a indústria tente convencê-lo diariamente do contrário. Entender o momento do ciclo por vezes é bem mais relevante do que selecionar essa ou aquela ação. O Brasil é, no fundo, um grande prêmio de risco, com tudo muito correlacionado. Se você surfou recentemente um belo rali de small caps, lembre-se: é só um bull market.

Leia mais: Em busca da terceira margem do rio

O acaso adora iludir as pessoas, escondendo a aleatoriedade atrás de pseudocompetências individuais.

VaR, Sharpe, CAPM, ARCH, GARCH, t-GARCH, Markowitz, coisas que ele nem sequer sabia o que eram, realmente não servem pra nada.

Intuição é só um dos instrumentos que a gente usa no processo decisório, sem que consigamos transcrever numa lógica formal, numa equação ou num passo a passo estruturado. Talvez seja um monte de conhecimento que fica acumulado lá atrás. Não confundir com chute e falta de processo. Um bombeiro sabe exatamente a hora de abandonar uma casa incendiada poucos segundos antes de ela desabar – para chegar nesse nível de percepção tácita, que ele não sabe explicar direito, foram dezenas de milhares de horas de treino.

Brasil você vende com juro real de 3 e compra com juro real de 8. O resto é perfumaria.

Sempre que estiver em dúvida sobre os rumos do País, pense em Senhora do Porto (ou em qualquer outra cidade pequena do interior de seu conhecimento). O Brasil profundo é bem diferente da Faria Lima e do Leblon.

Não acredite em gráficos, mas que eles existem, existem.

Corte rápido os prejuízos, não realize rápido os lucros. Os movimentos são sempre maiores do que nossas cabeças lineares insistem em antecipar.

Quase sempre – eu diria sempre – o controlador vai tentar te roubar, cedo ou tarde. É só uma questão de oportunidade ou necessidade, porque os incentivos estão desenhados para isso. Parecia leitor de Dan Ariely…

A humildade dos gestores e dos investidores em geral é medida pela marcação a mercado de suas cotas. O número de amigos e conhecidos do mercado financeiro também. Eles vão abandoná-lo quando você estiver sem dinheiro. As pessoas você conhece mesmo é na hora ruim.

Saudade da época dos heróis. Aos poucos, eles vão morrendo, um após o outro, alguns deles de overdose. A lembrança continua. Como diria Drummond, as coisas findas, muito mais que lindas, essas ficarão.

Torço para que os comentários acima possam lhe ajudar a se tornar um Serious Trader.

Após o bom humor da véspera, mercados brasileiros iniciam a terça-feira demonstrando um pouco mais de cautela. O otimismo com a aprovação da reforma da Previdência na esteira de declarações mais favoráveis no final de semana deu lugar a um maior ceticismo, com Rodrigo Maia dizendo que ainda estamos distantes de conseguir votos necessários.

Lá fora, metais recuam e trazem algum mal estar para mercados emergentes. Cobre atingiu menor nível desde 11 de outubro em Xangai, em meio à apreensão com capacidade de manutenção dos preços atuais. Alertas sobre desaceleração do consumo de metais na China pesam sobre as cotações.

Na agenda econômica doméstica, produção industrial subiu 0,2% na passagem semanal, em linha com projeções. Copom começa hoje reunião de dois dias. Lá fora, saem indicadores de serviços, PMI e balança comercial norte-americanos. Na Europa, temos PMI composto e de serviços.

Na esfera política local, além do debate em torno da Previdência, chama atenção declarações do ex-presidente Lula no Twitter com discurso mais moderado, tentando caminhar em direção ao centro ao prometer ser o “Lula paz e amor”, embora mande o recado de que o discurso será para o povo – aquele estelionatozinho eleitoral básico, porque ninguém é de ferro.

Ibovespa Futuro registra alta marginal de 0,05%, juros futuros alternam altas e baixas e dólar está perto da estabilidade contra o real.

Conteúdo recomendado