Abra se você for o Papai Noel

Querido Papai Noel, para 2018 desejo que não haja aumento veloz dos juros pelo banco central americano nem um candidato contrário às reformas e com ideias extremas.

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
Abra se você for o Papai Noel

Av. Brigadeiro Faria Lima, 3.477
CEP: 04538-133

Querido Papai Noel,

Fui uma boa investidora em 2017. Está certo que passei a noite do 18 de maio em claro, na sequência daquele papo constrangedor entre Joesley e Temer, mas não solicitei um único resgate, não vendi qualquer ativo. Hoje pode parecer óbvio ao senhor que era o melhor a fazer, já que o mercado se recuperou rapidamente, mas naquela hora confesso que deu uma vontade danada de sair correndo.

Não sei se o senhor acompanha o Brasil aí da Lapônia, mas o Ibovespa caiu 8,8% e o dólar disparou 8,5% naquele dia, sem falar no caos da renda fixa. Talvez não pegue muito bem cobrar, mas acredito que eu mereça uma recompensa por tamanha disciplina.

De um polo ao outro, também não vendi todos os meus bens para comprar Portobello, mesmo depois de a recomendação do Max ter ultrapassado 100% de ganho, nem entreguei minha reserva de emergência em troca de bitcoins, seguindo religiosamente a orientação do Vinícius, Prêmio Revelação Empiricus 2017, de destinar pouco dinheiro às criptomoedas. Mantive a carteira equilibrada, resistindo à ganância e ao medo.

Sim, ganhei dinheiro com investimentos este ano, mas acredito que isso não seja um demérito. Dizem por aí que, seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem. Dado meu comportamento e minhas tão boas intenções, dita a regra do Natal que tenho direito a um presente. Vou pedir dois, porque aquele 18 de maio foi teste para gente grande.

Meu primeiro desejo é a vitória nas eleições de outubro de um candidato consciente da necessidade de reformas e sem ideias extremas. Não quero soar exigente demais, mas se for possível eliminar judicialmente já em janeiro um certo barbudo – nada contra barbas, acho ótimas – a paz reinará e eu vou considerar seriamente entregar minha carta em mãos em 2018 a fim de dar-lhe um caloroso abraço.

Tenho mais um pedido – o DDI é diferente, acho que vale. Já faz alguns anos que aprendi a temer uma elevada de juros veloz pelo banco central americano. Ela nunca veio. Peço que isso não aconteça em meio a um estresse eleitoral interno. Sei da importância de parar de encher a piscina global, mas, se der para continuar abrindo o ralo aos poucos, ficarei muito grata.

Aconteça o que acontecer, como sinal de boas intenções para 2018, prometo desde já não desapegar do meu seguro em dólar, mantendo 5% do meu patrimônio na moeda americana aconteça o que acontecer.

Li um tutorial sobre cartas de Papai Noel na internet – há tempos não escrevia uma – e ele ensinava que é de bom tom agradecer pelo presente do ano passado, o que reduziria o risco de não recebimento do presente deste ano. Como já perfaço algumas décadas de noites natalinas e nunca disse obrigada, achei melhor deixar registrada a minha felicidade especialmente com a pipoqueira da Estrela e o Meu Pequeno Gradiente. Favor ler com cuidado neste ano e não confundir os presentes – em 1993, pedi a Barbie e veio a boneca da Xuxa.

Ah, se eu puder pedir mais alguma coisa para este Natal, que não haja passas na farofa nem no arroz.

Sei que o senhor é muito ocupado, especialmente nesta época do ano, mas, se sobrar um tempinho para uns investimentos entre uma chaminé e outra, talvez queira saber que Embraer e Petrobras dão o tom da Bolsa brasileira nesta véspera de Natal.

Embraer subiu mais de 20% na esteira das notícias de que a Boeing teria interesse em comprar seu controle, com uma “potencial combinação” confirmada pelas empresas, mas Moreira Franco, Raul Jungmann e o próprio Temer já deram pronunciamentos sinalizando que não estão dispostos a abrir mão de nossa fabricante de aeronaves (mais detalhes abaixo com a Ariane).

A empresa não andava lá muito pop entre os grandes investidores locais – as carteiras dos fundos com defasagem de três meses mostram que, além dos indexados ao Ibovespa, apenas o lendário Paulo Bodin, da Tempo Capital, tinha uma posição relevante em Embraer.

O plano de negócios da Petrobras para 2018 a 2020 também contribui com a alta da Bolsa no último mês do ano, e Vale, que estreia hoje no Novo Mercado, colabora.

Nos EUA, o Senado vota hoje a elevação do teto da dívida e há expectativa sobre a divulgação do PCE, importante referência para a inflação do país e, assim, para os passos do Fed, o banco central americano, em 2018.

Ibovespa Futuro abre em queda de 0,54%, juros futuros estão perto da estabilidade e dólar sobe ligeiramente contra o real.

Espero que Rudolph e o restante das suas renas estejam bem (também aprendi essa parte com o tutorial).

Com amor,
Luciana Seabra

P.S.: Não gosto de entregar os outros, mas o Caio Mesquita parece querer concorrer ao cargo do senhor: decidiu dar todas as séries essenciais da Empiricus de graça por um ano de presente. Leia esta carta para entender.

Leia mais: Ações da Embraer voam com notícia de takeover da Boeing

Conteúdo recomendado