Diário de Bordo

Carta aberta

George Wachsmann

30 abr 2020, 16:28 (Atualizado em 30 abr 2020, 16:28)

Caro leitor,

Essa carta é para você que nos tem acompanhado até aqui.

Que nunca investiu e está só começando. Para você que sempre teve a expectativa de ser recompensado por uma vida de trabalho duro e algumas economias acumuladas em anos. Essa carta é para você que já investe parte do seu patrimônio, mas está buscando algo mais personalizado, mais justo e transparente. Se você tem os investimentos “espalhados por aí” e deseja uma forma mais inteligente de concentrá-los, peço que leia até o final. Eu tenho um convite para você.

Estou sem dormir nos últimos dias, mas não posso reclamar. Sabia que seria assim desde que decidimos seguir em frente com o maior projeto das nossas vidas. Sabemos que o trabalho será grande e o compromisso ainda maior, mas não poderíamos ignorar este chamado. Aceitamos o desafio somente por uma razão: desta vez, será ainda melhor.

A princípio, tínhamos pensado em adiar os planos, até por uma questão de ordem técnica: certas partes pareciam simplesmente inviáveis de realizar de forma remota, mesmo com toda a empresa envolvida nisso.

Mas é que esperar para lançar este projeto também nos deixava sem sono, por diversos motivos. Sinceramente ninguém sabe até quando durará a pandemia, como será o afrouxamento do isolamento social ou quando tudo voltará ao “normal” (aliás, será que volta? E como será esse novo “normal”?). Botamos na cabeça que “se ninguém fez, não quer dizer que não pode ser feito” e terminamos a reunião decidindo seguir com o plano. O “nível de fome” e vontade de fazer do nosso pessoal também não é algo muito normal. Esse é um dos pilares de avaliação interna da Vitreo, para você ter ideia do quanto isso nos é “caro”.

Já estávamos avançados nos contatos formais do Bacen com esse novo projeto da Vitreo, já tínhamos sido sabatinados por cerca de 15 pessoas (em SP e Brasília) de diferentes áreas sobre nossas políticas, experiências profissionais e posicionamento pretendido no mercado. Protocolamos o plano de negócios detalhado e documentos societários. Vieram inspeções técnicas. Ainda faltavam uma série de autorizações – junto à CVM, B3 e Anbima – que já conseguimos graças a um time motivado e disposto a fazer acontecer.

Foi assim que demos mais um passo como empresa. O mais importante até aqui. Agora, conseguiremos ajudar você “na íntegra” com novas possibilidades. Queremos participar das suas conquistas. Para você alcançar suas questões financeiras mais íntimas, não importa qual seja sua condição atual.

Esse é, arrisco dizer, nosso “Sonho Grande”. Como no livro que conta a história de Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, aprendemos uma poderosa lição sobre esquecer os excessos e focar no que importa. Reduzir tudo ao que é essencial para cumprir melhor os objetivos.

Sabemos que o mercado financeiro parece complicado demais. Não à toa, temos uma Brasil deseducado financeiramente e milhares de pessoas que pensam que “isso não é para mim”. Infelizmente, essa percepção só aumentou com o excesso de opções nas prateleiras das plataformas de investimento. Ter que escolher dentre várias coisas que você não entende é ainda mais custoso. Literalmente. Por isso, viemos para simplificar isso para você e, por que não, tornar a sua liberdade financeira algo ainda mais viável.

Você precisa sentir-se confortável e amparado ao investir. Por isso, traremos o “ininteligível” para mais perto dos seus objetivos, tanto do ponto de vista de facilidade operacional, quanto de sofisticação. Afinal, já diria Leonardo da Vinci “a simplicidade é a maior das sofisticações”.

Além disso, sob uma perspectiva ética e de perfil de risco, você precisa saber onde está pisando. Deve sempre ficar claro o “porquê” de você precisar assinar determinado termo, como e quando são feitas as cobranças, onde o dinheiro do resgate cai, quais as taxas totais de cada produto ou serviço. Não queremos que você esteja em algo que não está em linha com o que você “aguenta”.

De antemão, queria já deixar algo bem claro. Isso é algo que repito para amigos e familiares: “ganhar dinheiro fácil” é uma utopia. Todo mundo quer ter o maior dos retornos e correr o menor dos riscos. Isso não existe. Mas existem riscos inteligentes a correr. Como diz meu amigo Felipe Miranda, são várias as assimetrias convidativas a perseguir. Há muitas opções de investimentos – e instrumentos acessíveis. Já estamos trabalhando há algum tempo para torná-los realidade para mais gente – e isso só vai melhorar a partir de agora.

Estamos aqui para mostrar que seu “eu investidor” pode – e deve – ser mais bem assistido em suas escolhas. Precisamos e queremos estar lado a lado daqui para frente. Não falo dos próximos 12 meses. Falo dos próximos anos e décadas.

O que estamos nos tornando (uma DTVM) tem o objetivo de fazer seus investimentos serem ainda mais bem-sucedidos: para seu futuro, o futuro de seus filhos e, até mesmo, de seus netos.

Este é um primeiro passo gigante que damos hoje, ao seu lado.

Prazer, somos a Vitreo DTVM.

Queremos ter 100% de seus investimentos aqui, até o final de 2020.

Você topa?

Por questões técnicas, a partir de hoje, 5ªfeira, 30 de abril às 20h e durante o feriado prolongado a área logada da Vitreo entrará em manutenção, deixando o acesso às informações da sua conta temporariamente indisponível.

Tudo volta ao normal na 2ª feira, 04 de maio, com a Vitreo DTVM.

O que fizemos nas carteiras nas últimas semanas?

Nas últimas duas semanas fizemos diversas modificações nas carteiras, principalmente para protegê-las um pouco mais, após o rali dos mercados, com a queda no preço do petróleo e a piora da situação política no Brasil.

No Carteira Universa fizemos um “short” em Petro Rio (PRIO3) para proteger em parte a posição de Petrobrás (PETR4). Estamos planejando uma pequena alocação em criptomoedas, mas ainda não a executamos. Provavelmente isso se dará através do nosso fundo Criptomoedas, devolvendo para o fundo toda taxa de administração cobrada.

No Money Rider compramos puts (opções de venda) sobre os ETFs XLF (Financial Select Sector SPDR) e EEM (iShares MSCI Emerging Markets), além de trocar parte da proteção em ETFs de ouro (IAU, GDX e UGL) para ações de empresas mineradoras de ouro, como a Kirkland, Newmont, Agnico Eagle e Barrick.

No Oportunidades de Uma Vida trocamos CSN (CSNA3) por Vale (VALE3), esta última também adicionada ao MAB Plus. No Microcap Alert (e consequentemente também no MAB Plus) trocamos Time for Fun (SHOW3) por Locaweb (LWSA3).

No FoF Melhores Fundos Global finalmente recebemos a autorização de alguns gestores para alocar em seus fundos lá fora. Trocamos alguns dos ETFs que utilizávamos como proxy para os fundos de ações da Morgan Stanley: US Advantage Fund, Global Opportunity Fund, Global Brands Fund e Asia Opportunity Fund. Também alocamos nos “Hedge Funds” MAN AHL TargetRisk Fund e Bridgewater All Weather Portfolio, este último através de nosso feeder local Vitreo AWP FIM IE (disponível apenas para investidores profissionais).

No Diário de Bordo da próxima semana, aproveitando a virada do mês, vou trazer aquela análise sobre cenário, mercado e como nossos fundos se comportaram em abril.

007: James “Bonds”

Não é um filme novo do agente secreto britânico, mas é um spoiler!

Você sabe o que são bonds? São títulos de dívida emitidos por empresas ou países, negociados no exterior.

Muitas empresas brasileiras, assim como o próprio Brasil, captam recursos no exterior por meio desses títulos: ao comprar, você está “emprestando dinheiro” para eles.

De tempos em tempos, por questões técnicas (que eu explicarei mais para frente), surge uma boa oportunidade para investir nesses títulos.

E como um dos nossos propósitos é trazer soluções de investimentos para você… bingo! Montamos um produto muito legal para aproveitarmos essa oportunidade.

Vitreo Bonds USD FIM CrPr IE e Vitreo Bonds USD Light FICFIM

Na semana que vem! Aguarde.

Quem sabe faz ao vivo: em novo horário e nova programação

Como você tem acompanhado, fizemos uma série de Lives em nosso canal do Youtube como forma de estar mais presente aí na sua casa, neste momento difícil.

Esses encontros são uma maneira de você ouvir da boca dos próprios gestores como eles têm enxergado os desdobramentos da pandemia, da recessão global, o sobe e desce da Bolsa e a necessidade de ter proteções.

A partir da próxima semana, vamos dar uma reduzida no ritmo, até porque já falamos com quase todos os gestores que temos nas carteiras. Também vamos ajustar o horário para um pouco mais tarde, atendendo aos pedidos do pessoal que chegava atrasado depois do trabalho.

A ideia é seguir com pelo menos uma Live semanal (sem contar os plantões de dúvidas semanais), tratando sempre de um tema específico. Nossos encontros online serão nas 4ªas feiras, às 19h.

Hoje, 5ª feira, 30/04 às 17h30 tem o papo com João Piccioni, editor da Empiricus. Vamos falar sobre mercado e sobre as publicações (“Carteira Empiricus”, “As Melhores Ações da Bolsa” e “Money Rider”) que inspiram vários dos nossos produtos, como o Carteira Universa, o Money Rider, o MAB Plus e o Canabidiol

Acompanhe hoje!

Na semana que vem, na 4ª feira, 06/05, às 19h, a conversa será com o Bruno Mérola, que assina a publicação “Os Melhores Fundos de Investimentos” da Empiricus. Depois de falar com os gestores, agora é a hora de fazermos um bom apanhado sobre como eles estão indo e como estamos trabalhando as alocações dos nossos FoFs, tanto da família SuperPrevidência como os da família Melhores Fundos. Imperdível.

Na outra semana, na 4ª feitra, 13/05 às 19h, o assunto será Fundos Imobiliários. Convidei o Felipe Miranda e o Alexandre Mastrocinque, que assina a publicação “Renda Imobiliária“” (olha outro spoiler aí…rsrs) e sabe tudo sobre o assunto.

Pergunte ao Jojo

Oi Carlos, você não perde por esperar.

Teremos uma prateleira ainda maior de fundos e serviços além de oferecer soluções personalizadas para cada tipo de investidor (e apetite de risco).

Estamos desenhando cada uma dessas frentes. Vamos trazê-las ao longo dos próximas semanas e meses.

Especificamente com relação à assessoria de investimentos, queremos alavancar a nossa expertise de anos fazendo gestão de patrimônio e oferecer um serviço inovador e de altíssima qualidade.

Obrigado pelos comentários e pela confiança!

Amanhã mais um plantão de dúvidas ao vivo

Em linha com nosso compromisso de sermos sempre transparentes com você e para estar cada vez mais “ao seu lado” neste momento tão delicado, amanhã, 6ª feira, 01/05, às 10h30, eu e Patrick faremos ao vivo mais um plantão de dúvidas semanal sobre produtos e investimentos.

Acompanhe e participe conosco, enviando suas dúvidas e perguntas, que responderemos em tempo real. Se preferir, você também pode encaminhar sugestões por e-mail, para o duvidas@mkt.vitreo.com.br.

Acompanhe a live

Um abraço,

Conteúdos Relacionados

23 abr 2024, 19:45

<strong>Sobre “Drawdown” e “Buy the dip”</strong>

"Não temos outra opção. As pessoas precisam ter acesso a isso. Temos ter que fazer isso acontecer."

Ler Conteúdo

17 abr 2024, 8:34

Riscos geopolíticos, juros altos e uma nova revisão do cenário base

"Não temos outra opção. As pessoas precisam ter acesso a isso. Temos ter que fazer isso acontecer."

Ler Conteúdo

9 abr 2024, 16:55

O anúncio de Elon Musk que realmente importa

"Não temos outra opção. As pessoas precisam ter acesso a isso. Temos ter que fazer isso acontecer."

Ler Conteúdo

2 abr 2024, 16:33

Boas surpresas no primeiro trimestre de 2024

"Não temos outra opção. As pessoas precisam ter acesso a isso. Temos ter que fazer isso acontecer."

Ler Conteúdo

26 mar 2024, 18:07

The man who sold the world

"Não temos outra opção. As pessoas precisam ter acesso a isso. Temos ter que fazer isso acontecer."

Ler Conteúdo

19 mar 2024, 18:46

Quando o todo vale mais do que a soma das partes

"Não temos outra opção. As pessoas precisam ter acesso a isso. Temos ter que fazer isso acontecer."

Ler Conteúdo

Receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail