Diário de Bordo

O Fogão líder e o mercado selvagem: um jogo de surpresas

Kiki Knudsen

27 jun 2023, 16:40 (Atualizado em 27 jun 2023, 16:40)

Tiquinho Soares, do Botafogo, comemora gol contra o Palmeiras pelo Brasileirão
Tiquinho Soares, do Botafogo, comemora gol contra o Palmeiras pelo Brasileirão
Imagem: Ettore Chiereguini

E o Fogão, hein? 

Disparou na liderança do Brasileirão com uma vitória fora de casa contra o Palmeiras, atual campeão brasileiro e paulista. 

Quem imaginaria que, passados quase um terço do campeonato, o Botafogo abriria 7 pontos para o Grêmio de Suárez, e 8 pontos para o atual campeão da Libertadores Flamengo e o próprio Palmeiras? 

No começo do campeonato o time nem constava entre os favoritos. Perdeu para o (fortíssimo) Volta Redonda a vaga para as semifinais do (disputadíssimo) campeonato carioca, ganho pelo Fluminense, atual quinto colocado e distantes 9 pontos do Botafogo. 

Após 12 rodadas, o Botafogo tem a terceira maior pontuação e a segunda maior folga na liderança desde o começo do sistema de pontos corridos em 2003. 

Faz bastante tempo que não vejo um campeonato tão dominado por uma zebra, talvez até mais tempo que meu time tenha ganho algo de útil. 

O futebol seria mais interessante se todo campeonato fosse imprevisível assim. Mas o que nunca conseguimos prever mesmo é o nosso querido mercado financeiro. 

E esse ano, apesar de um cenário um pouco menos turvo, o mercado está fazendo tudo para fazer jus à sua fama.  

O Real começou uma trajetória forte de valorização, superando as expectativas. Uma valorização de mais de 6% no mês e 10% no ano! 

Os economistas já correm atrás e revisaram sucessivamente suas previsões para o final de 2023 que, segundo o Relatório Focus do Banco Central estavam em 5,20 no final de abril e no último relatório desta segunda-feira já apontavam para 5,00. 

A Bolsa brasileira, medida pelo Ibovespa, ensaiou um rali, mas parece ter furado o pneu em algum momento (ou parado para colocar mais gasolina). 

Após ter subido mais de 11% em junho e atingir os 120 mil pontos na quarta-feira passada, faltou força e ela caiu de volta para os 118 mil em vez de buscar os 130 mil pontos (o recorde atingido em junho de 2021). 

Já a bolsa norte-americana, que já estava supervalorizada, ficou mais cara ainda. Mesmo com os problemas bancários, inflação resistente e juros que devem ficar alto por um bom tempo (com a opção ainda de aumentar um pouco). Resiliência ao extremo. 

O índice S&P 500 sobe quase 4% no mês, com uma forte alta de 13% no ano. Não faz muito sentido a bolsa dos EUA estar ganhando da brasileira, principalmente por estarmos na iminência de começarmos a baixar os juros. 

Falando em juros, não podemos reclamar da curva, que teve um movimento forte de queda, principalmente nos vencimentos mais curtos. Pelo menos esse movimento estava esperado. 

A taxa com vencimento em janeiro de 2026 caiu de 10,87% para 10,35% em junho, estando em seu patamar mais baixo desde o início de 2022. 

Na quarta-feira passada tivemos a decisão do COPOM que manteve os juros inalterados conforme amplamente esperado. 

O comunicado para mim também foi conforme esperado. O BC retirou palavras mais “duras”, mas não deixou claro que irá abaixar os juros na próxima reunião no início de agosto. 

É interessante notar que o próprio comunicado teve uma leitura distinta pelos diferentes players de mercado, inclusive surpreendendo os mais otimistas. 

O que contribui para a imprevisibilidade do mercado é exatamente essa subjetividade na análise dos diferentes temas e acontecimentos.  

Afinal, o “mercado” é feito de pessoas, com toda a bagagem de erros cognitivos e vieses emocionais que sempre carregamos conosco. 

No curto prazo o movimento dos ativos acaba sendo mais incerto ainda. Mas no longo prazo a convergência para os fundamentos é mais provável. É aqui que temos que focar. 

Por isso que ainda acredito que o meu querido tricolor paulista voltará a seu tempo de glória! 

Assessoria Exclusiva para Traders 

Você já sabia que aqui na Empiricus Investimentos nós temos um assessor pessoal especializado para te ajudar com todas as questões de trading? 

É um serviço exclusivo nosso para ajudar você, trader, que deseja aprimorar suas habilidades e obter resultados mais consistentes e lucrativos no curto prazo. 

A assessoria é conduzida pelo Robert Machado, especialista em minicontratos aqui da Empiricus Investimentos. Tudo feito via WhatsApp. 

Ao utilizar esse serviço, você ganha Pro Fit Pro gratuito ao operar 10 minicontratos a cada mês. Além da corretagem zero com RLP ativo e calculadora de IR automática e gratuita. 

Acessando Robert e sua equipe, você terá acesso a todo conhecimento, técnicas e estratégias bem-sucedidas de negociação, com risco gerenciado. E com todos os benefícios que listamos acima. 

Se você quer auxílio em suas operações, pode aproveitar este serviço. 

Clique no botão abaixo e fale diretamente com o Robert Machado, nosso especialista:  

Caso você tenha alguma dúvida ou sugestão, basta enviar para a gente pelo  relacionamento@empiricusinvestimentos.com.br.

Até a próxima semana!  

Um abraço, 

Rodrigo Knudsen 

Conteúdos Relacionados

23 abr 2024, 19:45

Sobre “Drawdown” e “Buy the dip”

Confira a edição do dia 27/06/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

17 abr 2024, 8:34

Riscos geopolíticos, juros altos e uma nova revisão do cenário base

Confira a edição do dia 27/06/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

9 abr 2024, 16:55

O anúncio de Elon Musk que realmente importa

Confira a edição do dia 27/06/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

2 abr 2024, 16:33

Boas surpresas no primeiro trimestre de 2024

Confira a edição do dia 27/06/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

26 mar 2024, 18:07

The man who sold the world

Confira a edição do dia 27/06/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

19 mar 2024, 18:46

Quando o todo vale mais do que a soma das partes

Confira a edição do dia 27/06/2023 do Diário de Bordo

Ler Conteúdo

Receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail