As tempestades não duram para sempre

Já passamos por esta região, mas o caminho é novo, embora bem semelhante ao que cruzamos nos anos 1990.

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
As tempestades não  duram para sempre

A estrada é sinuosa. A tormenta não nos permite ver mais que alguns metros adiante.

Já passamos por esta região, mas o caminho é novo, embora bem semelhante ao que cruzamos nos anos 1990.


Dirigimos devagar, com muita atenção. A qualquer momento, um penhasco pode se manifestar a nossa frente. Todo cuidado é pouco.

Este é o resumo de nosso ano de 2016.

Na tempestade, chuva, neblina, estrada esburacada, carro falhando, gasolina acabando… conseguimos tirar da cartola o movimento abaixo:

Ibovespa (laranja), juros futuros venc 2021 (branco, invertido) e dólar (azul, invertido).

Você está vendo que as três linhas coloridas caminham bem juntas. A laranja é o Ibovespa, a branca mostra os juros futuros com vencimento em 2021 (invertido) e a azul representa o dólar, também invertido.

“Mas meu gerente me falou para diversificar entre juros e bolsa.”

Pois é, ele te enganou. Ou talvez estivesse apenas procurando atingir suas metas. Afinal, quem nunca?

Chamamos esta confluência dos mercados de “kit Brasil”. Não é tão anormal que dólar, juros e bolsa andem juntinhos da silva.

E ainda estamos apenas reprecificando os ativos.

Tirando das planilhas a probabilidade de o país ir para o buraco… e com alçapão.

Daríamos calote na dívida (títulos públicos perdem valor), a economia entra em parafuso (ações despencam) e fuga de capitais levaria o dólar para as alturas.

Seria, então, o “Fim do Brasil”.

Da escuridão… se fez luz

A moda atual na Faria Lima é o “Renascimento do Brasil” – bolsa em alta, juros e dólar em baixa.

Pois é, no mercado financeiro, vivemos de futuro.

E os raios de sol começam a aparecer em nosso para-brisa.


E as perguntas são: “Como aproveitar a reprecificação dos ativos? Como tirar seu dinheiro da poupança e colocá-lo para render com segurança?”

A palavra chave aqui é: “segurança.”

Finalmente entramos na minha seara…

Alocar uma parcela pequena, a princípio, em ações de boas empresas parece algo bastante sensato a se fazer.

Afinal, teremos que aprender a investir para remunerar nosso capital – o almoço grátis de investir no CDI está acabando…

Se você precisa de alguma ajuda para investir com segurança, conte conosco. As Melhores Ações da Bolsa discutem, semana após semana, os pontos mais importantes do investimento em ações.

Abraço,
Bruce.

Confira também nesta edição:

– O analista José Rafael Rabello, do Trader PRO, mostra como usar a estatística para ganhar dinheiro com ações

– Beatriz Cutait, do Você Investidor, cobra atitude (e um pouquinho de paciência) dos investidores na nova newsletter Bonds & Buys.

– Conheça com a Marília Fontes, do Empiricus Renda Fixa, duas recomendações para você lucrar com a taxa básica de juros.

– Quer ficar rico andando de Uber? Confira um exemplo prático de como abrir mão de um carro temporariamente pode fazer você colocar mais dinheiro no bolso.

 

Home run lucrativo
Mesmo quem não entende patavinas de beisebol vai gostar de saber como a matemática e a estatística ajudam a investir em ações. O analista José Rafael Rabello, do Trader PRO, elaborou o algoritmo Moneyball, que tem o nome inspirado no filme estrelado por Brad Pitt. Ele detalha como o esporte das rebatidas pode fazer você ter um desempenho mais eficiente na bolsa.

Não sabe brincar, não desce para o play
A analista do Você Investidor, Beatriz Cutait, cobra uma mudança de atitude dos investidores na estreia de sua newsletter Bonds & Buys, que será disparada às terças-feiras. Ela conta a história de um leitor que ficou preocupado porque sua aplicação em um título do Tesouro Nacional acumulava prejuízo depois de DOIS dias. Ela respirou fundo e alertou: Se for investir, tenha calma.

O fator automóvel
Os analistas da Empiricus montaram um exemplo prático para mostrar que vale a pena abrir mão do carro temporariamente para aumentar seu patrimônio – ainda mais se o veículo for financiado. O segredo por trás da estratégia é mostrar a enorme diferença entre pagar juros e faturar com rendimentos do capital economizado. É um círculo virtuoso, garantem.

Batendo perna
Os analistas Carlos Herrera e Ariane Gil, responsáveis pela série Empiricus Insider, foram ver de perto as operações da International Meal Company, dona das marcas Viena, Frango Assado e Brunella, entre outras. Eles conversaram com executivos e visitaram pontos de venda espalhados por São Paulo. Assista na TV Empiricus.

De olho na taxa de juros de um dígito
O presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, afirmou nesta semana que 0,75 ponto percentual é o novo ritmo de queda da taxa básica de juros. A declaração deixa mais claro o cenário de um fim de ano com a Selic em um algarismo. A especialista em Renda Fixa da Empiricus, Marília Fontes, recomenda dois títulos para lucrar com esse cenário.

Você está na minoria dos 66 por cento?
Na newsletter Grana Preta, o analista Rodolfo Amstalden enaltece os investidores que acreditaram na ‘virada de mão’ da Bolsa de Valores. A porcentagem acima mostra exatamente o quanto o Ibovespa avançou nos últimos 365 dias. Os números positivos, diz ele, vão levar cada vez mais pessoas a comprar ações e empresas a realizar seus IPOs.

Três em um
Os consultores da Empiricus se aprofundaram nos estudos de Isaac Newton para mostrar que, ao contrário do que provou o notório físico inglês do século 18, um corpo pode, sim, ocupar o mesmo lugar no espaço. Pelo menos o dinheiro. Eles explicam, de forma didática, como conseguir três retornos financeiros com apenas uma aplicação.

A fantástica fábrica de Jabuticaba
Com seu bom humor inconfundível, o analista Alexandre Mastrocinque cria uma empresa fictícia que comercializa frutos da jabuticabeira para contar a história recente do Brasil. Ele aproveita para falar de recuperação econômica e até do que fazer para planejar a aposentadoria.

Espaço Saúde – O menu secreto contra o câncer
Não dá para cruzar os braços e simplesmente esperar até ouvir do médico a temida frase: “Você está com câncer”. Ainda mais quando há uma substância, extensivamente estudada e testada, capaz de reduzir a progressão da doença. Conheça os testes encontrados pela Jolivi que compravam sua eficácia.

A morte do ministro da Lava Jato
O Antagonista apurou que o ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, é o favorito para ocupar o lugar de Teori Zavascki, morto em um desastre de avião ocorrido na quinta-feira. De acordo com o site, Moraes tem o apoio de metade dos ocupantes do SFT. Confira todo o noticiário sobre a investigação do acidente e as repercussões políticas.

 

 

Edições Anteriores

:. Rumo aos 100 mil pontos?

:. O que você perdeu?

:. Cueca (ou calcinha) amarela só não basta

Conteúdo recomendado