Seja responsável

Quero te apresentar Jordan Peterson. Suas ideias conjugam disciplina, responsabilidade, aventura e liberdade, espalham luz na escuridão niilista propagada por “intelectuais” pós-modernistas e marxistas, os mesmos que dominam as universidades (aqui e lá fora), o meio artístico e a mídia.

Compartilhe:
Seja responsável

Hoje eu quero te apresentar duas pessoas.

A primeira já é conhecida de todos: Luciana Seabra, nossa especialista em fundos. A Luciana preparou um conteúdo exclusivo para você. Veja agora!

Já a segunda deve ser uma novidade.

Estou falando do psicólogo e professor Jordan B. Peterson, da Universidade de Toronto. Quem o me indicou foi o amigo Danilo Amaral, um dos fundadores do Acorda Brasil, movimento de participação relevante nas manifestações que levaram ao impeachment de Dilma Rousseff.

O Danilo me encaminhou um vídeo do Jordan Peterson pelo WhatsApp, dizendo que suas ideias têm grande conexão com a nossa visão de mundo aqui na Empiricus. Fiquei curioso e passei a assistir às entrevistas e palestras deste que é hoje um fenômeno da juventude, cansada das manipulações ideológicas da esquerda. Não parei de assistir até agora. Minha conexão com suas ideias foi imediata. Elas conjugam disciplina, responsabilidade, aventura e liberdade, espalham luz na escuridão niilista propagada por “intelectuais” pós-modernistas e marxistas, os mesmos que dominam as universidades (aqui e lá fora), o meio artístico e a mídia.

Em resumo, o professor faz um chamamento à responsabilidade individual. Não adianta querer mudar o mundo, enquanto a sua vida está uma bagunça. Ou seja, antes de colocar a culpa no outro (no sistema, no governo, nos bancos), certifique-se de que você está fazendo tudo o que é possível para ter uma vida adulta e responsável.

Não pense que as ideias dele são recebidas (e aceitas) amistosamente. Além dos esperados ataques de radicais de esquerda, “black blocs”, etc., há críticas contundentes de vozes do mainstream também. Na minha pesquisa sobre o seu último livro, “12 Rules for Life” (atualmente número 1 no ranking dos mais vendidos na Amazon), Peterson aparece sendo duramente atacado por colunistas do “Financial Times” e do “The Guardian”, ambos britânicos.

Mais que incomodar, ideias fortes ofendem. E Peterson tem mexido com a sensibilidade de muitos.

Na sua cruzada contra a vitimização, ele afirma que você só será explorado caso permita. Cabe a você, e somente a você, a responsabilidade de tomar o controle sobre suas decisões e sobre o seu destino.

Isso vale para tudo. Casamento, família, profissão, negócios e, claro, investimentos. E aqui a conexão com a Empiricus faz todo o sentido. Desde o princípio, nossa missão tem sido trazer ideias de investimento com aplicação prática, imediata. Estimulamos nossos assinantes a assumirem a responsabilidade de cuidar do próprio dinheiro e, por consequência, de seu futuro financeiro.

Sabemos que não se trata de uma missão simples. Todavia, as coisas que realmente importam na vida não vêm fácil. Somos desafiados constantemente e temos a obrigação de enfrentar e superar os desafios.