Há (mais) luz no fim do túnel

Há (mais) luz no fim do túnel

Caro leitor,

Esta semana foi mais curta para mim.

Estendi o fim de semana até terça-feira para passar os últimos dias de férias com minha família.

A escola das minhas filhas começou na quinta-feira, e a turma lá em casa gosta de aproveitar as coisas até o finalzinho.

Dois dias de fora, comprimiu os três dias restantes da semana.

A sequência de reuniões, internas e com parceiros de negócios, me deixou sem tempo para escrever a introdução da 24/7 da semana como vocês realmente merecem.

Aproveito apenas para mandar uma mensagem positiva para os meses que restam neste ano que, apesar do ups and downs (e um 18 de maio para entrar para a história), tem sido bom para nós investidores.

Ativos de risco em geral se apreciaram.

Bolsa, renda fixa, fundos imobiliários, objetos de recomendação dos nossos relatórios, têm tido performance positiva.

Nossas carteiras recomendadas têm superado seus benchmarks, cumprindo nossa função de gerar boas ideias de investimentos aos nossos assinantes.

Eu mesmo estou bastante satisfeito com meus investimentos, em especial minha carteira de Microcaps e de Renda Fixa.

E, apesar de Brasília, começamos a vislumbrar gradualmente um cenário ainda mais positivo para investimentos, com juros mais baixos e uma agenda possível de reformas.

Além disso, o cada vez mais próximo afastamento do ex-presidente Lula do pleito eleitoral de 2018, coordenado com uma reversão natural do movimento para candidatos a presidente com uma agenda mais moderna, deve agradar o mercado que, por sua, vez, ajustará para cima os preços.

Há ainda muito incerteza, é claro, mas cada vez mais testemunho, em conversas privadas, analistas e investidores traçando cenários de valorização.

Do nosso lado, aqui na Empiricus, seguiremos nossa missão de selecionar e recomendar as melhores oportunidades de investimento.

A nossa casa nova, aqui no centro financeiro de São Paulo, vem dando ainda mais inspiração aos nossos analistas.

Deixo vocês agora com os destaques da semana.

Boa leitura.

Caio Mesquita.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Desafio dos 30 dias
O ciclo de queda da taxa básica de juros da economia abriu excelentes oportunidades de investimento em títulos públicos de renda fixa. A Empiricus preparou uma oferta especial para que todos possam aproveitar o momento. O pacote inclui vídeos explicativos de como fazer as aplicações e um mês de livre acesso a uma das séries de maior sucesso da casa. Saiba o que fazer. Saiba mais.

A armadilha dos rankings
A consultora financeira Luciana Seabra mostra que sempre é preciso tomar cuidado ao analisar listas dos melhores fundos de investimentos do mercado. Em A Hora dos Fundos desta semana, a especialista identifica 7 erros comuns que aparecem nos rankings publicados por corretoras e pela imprensa. Aos interessados, ela relaciona quais foram os quinze fundos mais rentáveis do primeiro semestre. Saiba mais.

Proteção aos investimentos
A equipe da série Você Investidor preparou um conteúdo especial para qualquer um proteger seu dinheiro em cenários críticos, como o que ocorreu logo após a revelação das gravações de Temer com a JBS. O material recomenda três tipos de seguros e explica detalhadamente como se posicionar em cada um deles. Saiba mais

O bom negócio da Vale
O Grana Preta desta semana traz detalhes da proposta da Vale para conversão de suas ações. Seu editor, Rodolfo Amstalden, explica por que a troca é a melhor alternativa para os investidores pessoas físicas. No texto, ele traz o link para o vídeo com o bate-papo que o estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, teve com Fabio Schvartsman, CEO da Vale. Saiba mais.

A multiplicação de seu salário
Você já parou para pensar como seria sua vida se você tivesse 100 por cento do seu salário mensal disponível para gastar como quiser? Os analistas da Empiricus prepararam um plano de investimento para atender a esse desejo de muitos brasileiros. Assista ao vídeo e descubra o segredo. Saiba mais.

Sopa de letrinhas
Copom? Selic? Muitos leitores ainda se confundem com essas siglas – e poucos sabem como elas são importantes para seus investimentos. De forma didática, a analista Marília Fontes explica por que todos nós precisamos ficar de olho nas decisões do Banco Central sobre a taxa de juros, tanto faz se sua aplicação preferida é a renda fixa ou a Bolsa. Saiba mais.

Xis-dinheiro
O analista Gabriel Casonato pesquisou as operações mais vencedoras da Bovespa nos últimos 15 anos para desenhar uma estratégia de investimento inovadora. Esse sistema combina as análises técnica e fundamentalista. Entenda seus argumentos e descubra como fazer para aproveitar de forma efetiva de suas ideias. Saiba mais.

Melhor idade para investir
A consultora do Você Investidor Beatriz Cutait traz dados para provar que nunca é tarde demais para melhorar a rentabilidade dos investimentos. Inclusive se você já está em idade de aposentadoria. A Bia descobriu que 45% do volume financeiro da Bolsa está nas mãos de pessoas acima dos 66 anos de idade. “Por que ter uma previdência se você está numa fase em que não quer mais contribuir, mas, sim, usufruir de uma renda?”, provoca. Saiba mais.

Xô, Caracas!
O analista Alexandre Mastrocinque dá uma pequena aula de economia no Extreme Investment Ideas desta semana. Ao som dos Beatles (sim, cada newsletter tem trilha sonora própria), ele mostra os fatores que precisamos levar em conta na hora de decidir para que direção queremos que o Brasil siga: Chile ou Venezuela. Saiba mais.

Tira-dúvidas
O programa #RodolfoResponde chega ao décimo vídeo na TV Empiricus. No mais recente, o analista fala de um importante conceito de psicologia econômica: o framing. Ao longo da temporada, ele também respondeu a dúvidas sobre renda fixa, efeito Temer e de quanto tempo um investidor precisa para se dedicar às finanças, entre outros temas. Saiba mais.

As provas da Odebrecht
As investigações da Lava Jato avançam em meio a confusão política instalada em Brasília. Durante a semana, a Odebrecht entregou à Justiça novas provas do pagamento de propina ao PT: estudos arquitetônicos e de engenharia sobre diferentes imóveis que poderiam abrigar a nova sede do Instituto Lula. Confira os croquis. Saiba mais.

Conteúdo relacionado