Stay calm and carry on

Com os juros se aproximando de níveis nunca antes experimentados, a ansiedade por rentabilidade começa a perturbar a noite dos investidores brasileiros, tanto profissionais quanto individuais.

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
Stay calm and carry on

O campeonato está afunilando, somente os fortes sobreviverão.

Não estou falando de bola. Apesar da pífia campanha no segundo turno, duvido alguém tirar o o caneco do Timão neste ano.

Falo de investimentos. Com os juros se aproximando de níveis nunca antes experimentados, a ansiedade por rentabilidade começa a perturbar a noite dos investidores brasileiros, tanto profissionais quanto individuais.

Com uma Selic abaixo de 7%, a meta atuarial dos fundos de pensão não para de pé. Sem ter como continuar refestelado naquele confortável colchãozão de títulos públicos, gestores de fundos de previdência privada terão que começar a malhar, analisando e medindo ativos de risco que, se bem avaliados, poderão prover a rentabilidade necessária às aposentadorias de seus cotistas.

Mostrando que juros baixos mexem com o cenário de investimentos, o mês passado bateu recorde de saída líquida do Tesouro Direto desde maio de 2015. Taxas nominais menores começam a afugentar os pequenos investidores, recém-atraídos ao mercado de títulos.

É improvável, contudo, que observemos um retorno dessas pessoas físicas às aplicações tradicionais. Com juros mais baixos, a poupança paga ainda menos, pois recebe o redutor de rentabilidade estabelecido por lei. E os fundos tradicionalmente oferecidos pela rede bancária ficam ainda piores, se é que isso é possível. Afinal, as taxas de administração passam a comer um naco ainda maior da rentabilidade total.

A nova normal brasileira, com juros mais baixos, exigirá preparo e conhecimento dos investidores.

Quem quiser ganhar dinheiro com renda fixa, e a Marília segue convicta que sempre há como, vai ter que mirar prazos mais longos e/ou instrumentos de crédito.

O caminho está aberto, porém, à ampliação da fatia de renda variável no portfólio dos investidores brasileiros. Além das opções atuais, observamos uma fila crescente de empresas preparando-se para abrir capital. Que bom, sangue novo na Bolsa! Estive semana passada com um diretor de mercado de capitais de um banco de investimentos que não continha sua empolgação com seu pipeline abarrotado de novos projetos.

A boa notícia é que a Empiricus nunca esteve tão preparada para ajudá-lo a encontrar as melhores opções de investimento neste novo cenário. São mais de 30 analistas varrendo todo o mercado de capitais e trazendo para você as melhores ideias. A remuneração deles depende do sucesso de suas recomendações, e mais nada.

Sem vieses e sem conflitos.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Antes de encerrar: li hoje no Antagonista que o Caetano Veloso convidou o Fernando “Jaiminho” Haddad para jantar em sua casa. Há duas semana foi o Deltan Dallagnol. Parece ser um esforço do nosso menestrel em ouvir as novas lideranças brasileiras. Nessa linha, sugiro ao Caetano ter um papo com o nosso Felipe Miranda. Além de seu fã (ninguém é perfeito…), o Felipe pode ajudar o Caetano a entender a economia brasileira e a melhorar seus investimentos. Cabeça aberta, Caetano!

Deixo você com os destaques da semana.

Boa leitura!

Caio

P.S.: Apesar de excepcional, a equipe de analistas da Empiricus como um todo não tem a bagagem de investidor que o Ivan Sant’Anna, da Inversa Publicações, acumulou nos seus quase 60 anos como trader. A Inversa acabou de produzir uma série exclusiva de quatro vídeos, “Investidor do Século”, estrelada pelo Ivan. Imperdível!.

 

A melhor carteira de ações do Brasil –
ÚLTIMAS VAGAS

Reabrimos a melhor carteira de ações do Brasil, em caráter extraordinário. Com valorização de 53 por cento em 2017, trata-se do melhor portfólio para aproveitar o atual rali das ações brasileiras. Não há NENHUMA outra carteira com perfil de risco melhor do que esta, que ofereça menos risco. Seja um dos 300 novos membros. Acesse aqui.

Criptomoedas: Você sabe identificar as chances de lucros?Mesmo em um mercado extremamente aquecido, os verdadeiros ganhos estão em oportunidades específicas. Saiba como encontrá-las aqui.

 

Já imaginou ter 100% do seu salário disponível?
Veja aqui por que tantas pessoas aderiram ao método que paga suas contas.

 

Economize na compra do Imóvel
Pensando em uma casa nova? O analista Daniel Malheiros dá o passo a passo para economizar até 30% na compra de seu próprio apartamento. Saiba mais.

 

Qual o melhor fundo do seu banco?
Será que um analista financeiro é capaz de viver somente da renda gerada por suas recomendações? De quanto seria essa renda? Escolha aqui o seu banco e veja como você pode rentabilizar melhor o dinheiro parado na conta corrente.

 

A técnica para buscar lucro fixo na renda variável
Neste material inédito, você descobre como cercar os lucros e acumular um patrimônio milionário com um dos maiores profissionais do mercado brasileiro.

 

A ameaça coreana preocupa?
Em um cenário de possíveis conflitos no exterior, você sabe como proteger seus investimentos? Leia mais.

Conteúdo recomendado