Sobre a formação de um analista

Qual é o papel da matemática para o analista financeiro?
Sobre a formação de um analista

Qual é o papel da matemática para o analista financeiro?

Por analogia, carrego comigo a resposta que ouvi dezessete anos atrás, das aulas de Macro 3.

Logo no primeiro dia de programa, o Professor Luizinho chegava para os alunos explicando o quanto usaríamos de matemática no curso.

"Um pouquinho de cálculo, um pouco de estatística, mas, para todas as coisas que realmente importam, vamos usar apenas álgebra do colégio. Não deve ser um problema para vocês que passaram no vestibular".

E não era mesmo.

Álgebra do colégio resolve 80% das dificuldades que você encontra ao longo da vida, enquanto as outras 20% são liquidadas por duas ou mais taças de vinho (vinho tinto, por favor, vinho branco só serve para temperar salada).

Nas sóbrias aulas do Luizinho, toda a matemática devia ser entendida como um ferramental para ajudar a desenvolver sua intuição de economista.

Portanto, a matemática estava a serviço da intuição, e não o contrário.

Essa é uma hierarquia essencial para aqueles que desejam fazer análise de ativos financeiros (e também para engenheiros, programadores, cientistas de dados).

Tanto é o caso que aqueles raros financistas com intuição desenvolvida raramente precisam recorrer a argumentos puramente matemáticos.

Por outro lado, os financistas conceitualmente pobres são eternos escravos dos múltiplos, do fluxo de caixa descontado e, por conseguinte, dos preços-alvo. É tudo o que eles têm para se agarrar.

Eu me preocuparia com meu futuro profissional caso tivesse construído toda a minha carreira pautada estritamente em habilidades lógicas e matemáticas.

Desconfio que o mercado de trabalho premiará, cada vez mais, as habilidades humanas e artísticas, bem como o poder de intuição das pessoas. É onde nos diferenciamos das máquinas, e onde - talvez - elas não serão jamais capazes de nos alcançar.

Não sei se eu me lembraria até hoje de um professor robótico de Macro 3, e não sei se eu me lembraria tão bem dos detalhes das aulas se tivessem ocorrido por ensino a distância.