Veja aqui se o dólar vai subir ou cair

“Rodolfo, estou indo viajar. Agora é um bom momento para comprar dólares?”

Veja aqui se o dólar vai subir ou cair

Por 3,18, acho que não te machuca.

“Rodolfo, o dólar vai subir até setembro?”.

Aí não faço a mínima ideia.

A análise financeira não serve para prever o futuro. Serve para nos libertar do passado.

À medida que analisamos e amadurecemos, vamos compreendendo que aquele histórico escrito na pedra selou apenas uma de infinitas possibilidades de história.

Libertamo-nos do passado ao não levarmos ele tão a sério.

Foi assim, poderia ter sido de outro jeito.

Isso faz lembrar de quando comecei minha carreira no mercado, em 2005.

Meu chefe havia pedido para fazer um ranking dos sites de Relações com Investidores das empresas listadas.

Eu ia entrando em cada página, avaliando desde a presença do básico até a estética – um trabalho 10 vezes mais chato que o dos estagiários de research atuais que, por sua vez, reclamam 10 vezes mais do que reclamávamos em minha época.

Imerso nessa rotina, concluí rapidamente que empresas com sites de RI belíssimos e fáceis de navegar deveriam representar também bons investimentos, sérios e confiáveis.

Foi um dos meus primeiros erros como analista (muitos se seguiriam), que só pude superar quando ouvi os Stones tocando Satisfaction, em 2006, nas areias de Copacabana.

Rockstar veste imagem de sujo, não faz barba, não corta o cabelo, como que para dizer: eu sou tão foda tocando guitarra que posso me dar ao luxo de viver como um sujo e, ainda assim, ser venerado por milhões de pessoas.

Muito tempo depois, fui descobrir que havia inclusive um termo técnico para isso: “counter-signalling”.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

O que quero dizer é: tenha algum cuidado com empresas que possuem sites de RI belíssimos e fáceis de navegar, que cheiram a perfume doce.

Ou, ainda mais importante, não descarte de antemão o investimento em empresas que cultivam sites de RI feios e terrivelmente confusos na busca por informação. Esses sites podem esconder excelentes Microcaps, por exemplo.

Até pouco tempo atrás, o site de RI de LAME era toscão, e eu amava ele assim. Agora passou por um banho de loja e é apenas um site mainstream, como qualquer outro.

O site da CVM foi desenvolvido modestamente em openCSM (um código aberto) e é imbatível no acesso a informações confiáveis.

Até a próxima!
Rodolfo Amstalden

Conteúdo relacionado