Escolha o condo hotel certo para investir

Entenda esse tipo de empreendimento imobiliário

Escolha o condo hotel certo para investir

Caro leitor,

Um dos meus tios casou-se com uma senhora cuja família é de origem portuguesa – hoje e desde muito tempo minha tia. O pai desta minha tia tinha um comportamento peculiar, diferente do resto das pessoas. Eu gosto de pessoas autênticas e originais, pois elas pensam por si só e não vão simplesmente atrás do que os outros pensam.

Eu sempre via este senhor andando para lá e para cá numa bicicleta velha e ficava me perguntando o que esse homem fazia da vida. Eu era muito pequeno e ele muito calado, então eu não tinha ideia. Muitos anos depois descobri que, na verdade, ele estava construindo um portfolio de imóveis para renda.

Ele andava para lá e para cá de bicicleta indo construir ou reformar casas que depois ele alugava. O mais interessante é que essa renda ainda rende um bom dinheiro para os seus filhos até hoje, mais de quarenta anos depois.

Não sei se você reparou, mas muitos milionários e até bilionários investem em imóveis. Veja os investimentos da família Safra, da família Diniz e até do famoso Jorge Paulo Lemann.

E sabe porquê? Porque imóveis são negócios robustos quando bem escolhidos. Todavia, não pode ser qualquer imóvel. Precisa ser aquele 1% de imóveis que te dará toda segurança que os imóveis têm, e ao tempo vai te gerar aquele fluxo de caixa de primeira qualidade.

Então, é com entusiasmo que te apresento o relatório dessa semana, no qual faço uma análise detalhada sobre o mercado de condo hotéis. Vou apresentar as ferramentas para fazer a análise certa e saber identificar aquele 1% dos imóveis que vale a pena investir. Na dinâmica das incorporadoras o produto sala comercial se esgotou. Já comentamos sobre isso por aqui. A vacância desse produto é grande e vai aumentar, e as incorporadoras perceberam que o produto não tem mais demanda.

Como saber se os condo hotéis são bons negócios nestes preços?  

Na dinâmica das incorporadoras o produto sala comercial se esgotou. Já comentamos sobre isso por aqui. A vacância desse produto é grande e vai aumentar, e as incorporadoras perceberam que o produto não tem mais demanda.

Assim, alguns terrenos que possuem uma predisposição comercial estão sendo transformados em hotéis com o objetivo de venda para investidores. E a quantidade de oferta deste produto tem aumentado bastante.

Os condo hotéis são empreendimentos que funcionam como hotéis. São legalmente reconhecidos como condomínios, operados como hotéis e que oferecem aluguel de curto prazo. Além disso, e mais interessante para nós, possuem unidades autônomas que podem ser compradas por investidores.

Uma primeira análise importante é se estamos ou teremos um cenário de excesso de oferta dos chamados condo hotéis, da mesma forma que tivemos das salas comerciais mais recentemente, e de flats para o caso de São Paulo há algumas décadas atrás.

Depois é importante saber como está a indústria hoteleira como um todo. A ocupação tem sido boa? Onde está melhor? Os preços têm crescido? Qual é a rentabilidade média de um hotel no Brasil? Viaja-se mais por lazer ou a negócios?

É essencial saber deste panorama para ter uma decisão esclarecida, mas também precisamos entender a cabeça do consumidor. Qual são os dois itens CRUCIAIS que determinam a escolha de um hotel?

Além destes dois itens, você sabia que um dos itens de comodidade mais importante é uma boa cama? Isto significa gastar mais com cama e fazer uma reposição mais rápida deste item. O operador escolhido tem essa mesma opinião? Isto está no orçamento?

Há também aqueles itens que mais irritam os clientes, listamos 4 neste relatório. Será que o hotel que você está comprando está tomando cuidado com estes itens?

Há uma quantidade enorme de pequenos itens que fazem o consumidor feliz e que colocamos no relatório para você ficar esperto quando for investir no segmento.

Entretanto, pode acontecer do hotel preencher todos os itens exigidos – de um bom hotel – e mesmo assim não  dar um retorno adequado. O relatório tem um passo a passo detalhado para você poder dizer com firmeza se este investimento é bom ou não.

São 4 pontos (ou pegadinhas, se você preferir) que devemos dar atenção nas contas, e um esclarecimento definitivo com as contas simples, para dizer o quanto é o máximo que você deveria pagar.

Com estas informações e estratégias, você vai ver que 99% das propostas de investimento que você receber não vão ser um bom negócio. Entretanto, é possível trabalhar na procura do seu portfólio, buscando aquele 1% de imóveis de extrema qualidade que formará uma carteira invejável, que irá garantir a tranquilidade do seu futuro financeiro.

E você nem precisa fazer esta procura de bicicleta! Muito embora eu recomende.

 

Até semana que vem

Grande abraço.

 

Conteúdo relacionado