Não seja enganado por este velho truque usado nos lançamentos imobiliários

Confira dicas para fazer a compra do seu imóvel mais segura

Não seja enganado por este velho truque usado nos lançamentos imobiliários

Caro leitor,

Incorporadora, construtora, realização, comercialização, planejamento, financiamento, participação, administração e arquitetura. Basta chegar a um estande de venda de um lançamento imobiliário para encontrar essa salada de participantes.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Não se deixe enganar, a inclusão de tantas empresas é proposital. A probabilidade de o comprador reconhecer uma das empresas é muito maior, aumentando a confiança no projeto e induzindo a compra.

Acaba sendo uma cortina de fumaça, porque, para o consumidor, apenas uma ou talvez duas dessas empresas são realmente importantes e devem ser levadas em conta.

Te devo R$ 24 mil…

Recentemente, Felipe Miranda investiu seu bônus em um grupo de ações recomendadas pelo nosso analista Max Bohm.

Em menos de 1 mês, os papéis já se apreciaram 9,71%, na média, o equivalente a R$ 24 mil até o momento.

Alguns assinantes estão perguntando se é hora de embolsar os lucros.

Definitivamente, não.

Esse é apenas o início de uma grande valorização, que pode durar meses, até mesmo anos… Quer montar a mesma carteira com alto potencial de ganho? Ainda dá tempo.

A pernada de alta apenas começou…

QUERO GANHAR COMO O FELIPE MIRANDA

 

Financiamento

Por exemplo, um truque comum de empresas menos conhecidas é estampar o nome do banco que está financiando a obra em letras garrafais, afinal de contas é um nome muito mais conhecido.

O comprador desavisado pode achar que isso significa que o banco tem confiança naquela empresa ou até mesmo que é o banco que está fazendo aquele imóvel!

Não existe possibilidade de o banco fazer o imóvel e existem muitos casos em que o banco não está arriscando nem um centavo com aquela empresa.

O banco pode simplesmente se comprometer a analisar o crédito de compradores na entrega do imóvel. Ele só dará o empréstimo com a obra pronta e desde que ele se convença que o comprador conseguirá pagar.

Não há nenhuma chancela do banco quanto à qualidade da empresa!

Somente nos casos em que o banco fornece o financiamento à construção é que há uma demonstração de sua confiança, mas não custa lembrar que um empréstimo errado não acaba com o banco e uma compra errada pode arruinar a vida de um comprador.

Não terceirize a análise!

Planejamento, comercialização, administração e arquitetura

Da mesma forma, existem várias outras empresas que estão no estande de vendas cujas funções são acessórias e não têm nenhuma interferência na entrega do imóvel.

As empresas de planejamento estão lá somente para apoiar a definição do produto certo para vender mais rápido. A comercialização é o simples ato de venda que fica por conta de uma corretora. O termo “administração” refere-se ao gerenciamento de um condomínio.

Por último, a arquitetura será responsável somente pela concepção do imóvel, tendo uma importância maior em imóveis voltados para o segmento de alta renda, no qual se dá mais valor ao projeto de um arquiteto de renome.

Está procurando uma maneira de visualizar o retorno de suas aplicações? Na edição de agosto do relatório Você Investidor, Olivia Alonso vai apresentar uma planilha de investimentos para você começar a acompanhar o rendimento das suas aplicações e a distribuição do seu patrimônio em diferentes classes de ativos.

Ainda não assina o relatório?

CLIQUE AQUI PARA ASSINAR

 

Incorporadora

A empresa mais importante de qualquer projeto é a incorporadora. É a responsável por todas as etapas do projeto, incluindo a entrega e a garantia pós-venda. Essa é a empresa que aparecerá como vendedora no compromisso de compra e venda que você assinará.

No curso Imóveis para Leigos – disponível para assinantes do Valor Imobiliário PRO–, ensinamos a avaliar a reputação e a capacidade financeira da incorporadora, que é essencial para uma compra segura.

É muito comum que o termo incorporador ou incorporação não apareça no estande, sendo substituído pelo termo “realização”. Não se preocupe, pois, no fim, tem o mesmo significado.

Construtora

A segunda empresa mais importante é a construtora. Essa é a empresa que efetivamente fará o trabalho físico de erguer o imóvel.

Ter uma construtora de boa reputação, reconhecida pela qualidade e saudável financeiramente aumenta a segurança do comprador. É mais um para responder pela garantia pós-venda, porém, a responsabilidade final é sempre do incorporador.

É perfeitamente possível também que as atividades de construção e incorporação sejam realizadas pela mesma empresa. Tenho uma preferência levemente maior para esse tipo de arranjo, pois evita o “jogo de empurra” entre incorporadora e construtora.

Participação

Por definição, um empreendimento imobiliário sempre exige enormes quantias de capital, por isso incorporadores estão sempre procurando formas de obter dinheiro de investidores.

Sem entrar em detalhes jurídicos, uma das formas mais comuns é o investidor ingressar com recursos e receber uma participação no projeto. Mesmo não sendo um incorporador, ele será corresponsável pela entrega do projeto.

Por um lado, é mais uma empresa para garantir que os recursos para conclusão do projeto apareçam. Por outro lado, é mais uma empresa que o comprador precisa analisar quanto à capacidade financeira.

Sem desculpas

Agora que você sabe que várias empresas que aparecem num lançamento imobiliário estão lá para deixar você mais confiante, concentre seus esforços na análise da incorporadora e da construtora para fazer uma compra mais segura.

 

Abraço.

 

Menu do dia

:. EMPIRICUS LONG&SHORT: Hoje no Empiricus Long & Short vamos falar sobre o mercado de aluguel, os seus principais conceitos e questões práticas, assim como os impasse técnicos que o tomador pode ter e como driblá-los.

Driblando as dificuldades deste mercado ainda em desenvolvimento aqui no Brasil, temos conseguido desempenho altamente animador no produto com 27 operações fechadas, sendo 25 com lucro para os assinantes.

Saiba mais

 

Leituras Sugeridas:

:. Esta fórmula simples vai mais que dobrar seu dinheiro AGORA 

:. Direto de Vancouver: um mercado muito aquecido é o pior pesadelo do investidor 

:. Pão de Açúcar: esqueça o prejuízo; o incêndio no caixa foi o pior

 

Conteúdo relacionado