Um novo patamar em negócios imobiliários

Saiba como será a configuração do mercado na próxima década e se posicione bem

Um novo patamar em negócios imobiliários

Caro Leitor,

Retomando o assunto da semana passada, investidores em negócios imobiliários ficaram mal-acostumados após uma década de valorização.

Mas a realidade é que os grandes catalisadores desta valorização não estão mais presentes.

Hoje, os financiamentos imobiliários estão ameaçados por fontes de recursos que não são sustentáveis no longo prazo.

A renda que antes crescia com commodities e o consumo baseado em endividamento estão fazendo água.

E a situação econômica do país vai impedir que na próxima década tenhamos o mesmo crescimento dos últimos 10 anos.

Sem renda e sem financiamento, não há condições para a valorização expressiva de imóveis na próxima década. É o término de um ciclo.

Por outro lado, fatores demográficos e a recuperação da confiança do consumidor garantem que a demanda por imóveis continuará.

Construção de riqueza no seu controle

O novo ciclo de construção de riqueza se baseará em estratégias que não dependem da valorização dos imóveis.

Nós já conversamos extensamente por aqui sobre estratégias passivas de aluguel – que preservam ou produzem uma riqueza pequena.

Mas para mudar o seu padrão de vida através de negócios imobiliários, a próxima década demandará conhecimento sobre a gestão ativa de imóveis, também conhecida como estratégia de adição de valor em negócios imobiliários.

O conceito é simples. Em vez de esperar a valorização do imóvel por fatores externos, o empreendedor cria a valorização fazendo mudanças que constroem valor para o imóvel.

O eixo de criação de valor se transfere dos fatores externos, sob os quais não há nenhum controle, para os fatores internos, dentro do controle do empreendedor.

Táticas derivadas da estratégia de adição de valor em imóveis

As táticas derivadas dessa estratégia não são exatamente as mais complicadas do mundo.

Depois que você é apresentado e entende os fundamentos, é muito provável que você tenha um momento revelador, do tipo “como eu nunca tinha pensado nisso antes”.

Vamos dar alguns exemplos de táticas possíveis:

Você pode se tornar um especialista em procurar novos usos para um imóvel. Um exemplo é o caso de um prédio antigo de escritórios em frente à uma faculdade, que é transformado em apartamentos para estudantes. A mudança eleva o aluguel recebido neste imóvel e, como consequência, o seu valor também.

Pode ser que você use táticas de solucionar problemas de imóveis. Um exemplo quase banal é de recuperar um imóvel residencial que tem algum problema (conservação, layout, acabamento, etc), mas que tem um bom potencial pela localização, aumentando o aluguel e o valor.

Mas a realidade é que as possibilidades são muitas e pode ser que até eu não consiga listar todas para você.

O que você precisa saber é identificar essas oportunidades, projetar e modelar soluções para estes problemas e verificar se os retornos esperados são compatíveis com os riscos tomados.

Conspiração de fatores

As condições de mercado conspiram a favor de quem pretende se posicionar no mercado imobiliário.

Há uma gritante necessidade de novas formas de atuação em negócios imobiliários e nós achamos que este é o momento ideal de lançar uma iniciativa inédita no mercado brasileiro para apoiar quem quer construir riqueza com imóveis e não sabe como começar.

 

Saiba mais

Conteúdo relacionado