Lição do careca

Para ganhar os altos retornos que eles proporcionam, segundo Mark Mobius, é preciso ser otimista e saber investir com falta de informação.

Compartilhe:
Lição do careca

Em uma das minhas conversas com Mark Mobius, o careca de terno branco que se tornou uma referência global em investimentos em mercados emergentes, ele me deu de presente sua exótica biografia em quadrinhos. Lá, o recém-aposentado gestor da Franklin Templeton aponta algumas adversidades para se investir nessas regiões, o que inclui o Brasil, sendo a primeira delas o risco político. E faz uma constatação: “É difícil para perfeccionistas e pessimistas adaptar-se aos mercados emergentes”. Para ganhar os altos retornos que eles proporcionam, segundo ele, é preciso ser otimista e saber investir com falta de informação.

O número da semana

3.6 É o número de vezes que a renda do 1% mais rico da população brasileira é maior do que a renda da metade mais pobre. Você pode diminuir esse gap investindo.

O que tá rolando?

A notícia. O IBGE divulgou nesta semana o IPCA de março, a principal referência para o nível de preços da economia. O índice fechou o mês em 0,09%, abaixo das previsões de mercado, de 0,12%.

E mais ainda. A reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) para definir a inflação que o Banco Central deve perseguir não aconteceu ainda, mas já sabemos o resultado dela. Se o jornal “O Globo” estiver certo, a meta para 2021 será de 3,75%, 0,25 ponto percentual menor do que a atual.

E eu com isso? Seguimos em busca da inflação perdida. Quem já ganhou Baconzitos do tio dono de supermercado em troca de ajuda para remarcar os preços na década de 1980 nunca imaginou que chegaríamos até aqui. Inflação demais é ruim, mas de menos também é: mostra economia desaquecida. E isso significa que o ciclo de corte de juros pode precisar ser prolongado. Já há quem fale que o ciclo termina na próxima reunião, mas que haverá um segundo, pouco tempo depois de encerrado o atual.

Fico mais pobre ou mais rico? À medida que a inflação não reage, o mercado passa a enxergar a necessidade de mais cortes de juros à frente. Isso beneficia posições prefixadas em renda fixa – quem comprou papéis com juros gordinhos lá atrás assiste a eles ganharem valor. Quer entender como ganhar com esse cenário? Você precisa conhecer o Luiz Rogé.

What’s going on?

News. Depois do raio protecionista de Trump e o foco na China, os olhos se voltam para um potencial conflito geopolítico entre Estados Unidos e Síria. Ou pior: EUA, Reino Unido e França contra Síria e Rússia. Tudo começou com um ataque químico que matou civis em Damasco. Na quarta-feira, o presidente americano usou seu meio de comunicação oficial – o Twitter – para sinalizar um ataque de mísseis contra a Síria. No dia seguinte, pegou mais leve: “nunca disse quando um ataque contra a Síria aconteceria”.

And? Para os mercados, conflito geopolítico comunicado por rede social traz incerteza. E incerteza traz volatilidade. Antes tarde do que nunca, é hora de conferir se o seguro está em dia: tem um pedacinho do seu portfólio investido em dólar? Pode ser um fundo cambial, desde que você não pague mais de 1% ao ano por ele, combinado?

O que vem aí?

O conflito armado entre EUA e Síria e a definição política interna vão seguir provocando sobe e desce no seu portfólio. Do lado de cá, a primeira pesquisa eleitoral depois da prisão de Lula sai neste fim de semana. Do lado de lá, só nos resta aguardar cenas dos próximos tuítes.

A boa da vez

Está ganhando uma merreca com seus investimentos? Acaba de sair do forno o livro em que o sócio e estrategista-chefe da Empiricus, Felipe Miranda, conta os “6 Caminhos para o Seu Dinheiro Render Muito Mais”. Quer comprar sem sair de casa? Vá pela Livraria da Folha ou, se for mais moderninho ainda, pelo Kindle.

Já ouviu falar de Peter Lynch, um dos maiores investidores de todos os tempos? O Alê Mastrocinque descobriu como aplicar as ferramentas dele ao mercado brasileiro. Quer ver como? Então coloque seu nome nesta lista aqui.

Amanhã é sábado

Manual para assistir a “Billions” (continuação). A série que mostra os bastidores de uma gestora de recursos americana segue com suas traduções exóticas. Não vou resistir a citar mais uma aqui. Quando a legenda diz…

Ipep. Faz referência ao que chamamos no mercado brasileiro de Pipe, exatamente como no mundo de Bobby Axelrod. A sigla em inglês quer dizer “private investment in public equity”. Consiste em aplicar em empresas listadas em Bolsa, porém em um formato similar ao investimento em companhias fechadas: é preciso deixar o dinheiro parado por prazos longos, por exemplo, entre três e cinco anos. Em geral, as escolhidas são empresas com problemas no curto prazo ou em fase de maturação, para as quais há uma expectativa de virada no longo prazo.

Dificuldade para dormir em meio à volatilidade? Siga o conselho da Wendy Rhoades e pisque cem vezes. Na minha época, pulávamos carneirinhos…

Sua vez

Quer entender como uma notícia específica afeta seus investimentos? Escreva para mim em oinvestidorindependente@empiricus.com.br. Tem um amigo investidor? Encaminhe esta newsletter e faça com que ele também fique bem informado.