Uma ajuda pro Santo

Investidores de ações de diferentes partes do mundo reúnem-se neste sábado em Omaha, nos EUA, para ouvir as palavras do oráculo e megainvestidor Warren Buffett. É o encontro anual da Berkshire Hathaway.

Compartilhe:
Uma ajuda pro Santo

Lá em casa sempre teve muita reza, mas o que colocava comida na dispensa era o dinheiro das consultas do meu pai. Assim, fomos ensinados a acreditar em cura divina, porém por meio de mãos humanas. Rezar para o papai ganhar dinheiro nunca foi pecado. Por isso, não estranhei quando vi o Felipe Miranda na lista dos livros mais vendidos da “Veja”, com “Seis caminhos para o seu dinheiro render muito mais”, na cola do padre Marcelo Rossi e à frente dos padres Reginaldo Manzotti e Fábio de Melo. “Reze, mas faça a sua parte”, diria minha mãe.

O número da semana

4. E não três, como anteriormente ventilado, passou a ser a expectativa do mercado para o número de altas nos juros dos EUA. A taxa serve de referência para toda a economia americana (quiçá mundial).

O que tá rolando?

A notícia. O Banco Central reforçou a atuação no mercado de câmbio por meio dos chamados leilões de swap cambial, depois de quase um ano sem fazê-lo.

Em português, por favor. Na prática, o BC abriu o cofre e está lançando dólares no mercado para evitar que a moeda americana se valorize demais ante o real.

E o Mickey? Nesta semana vi estampada no jornal a foto de uma família arrasada com a alta do dólar, que prejudicou os planos de uma excursão à Disney. Faltou planejamento financeiro: era só ter investido a poupança para a viagem aos poucos em dólar. Um bom fundo cambial teria evitado as lágrimas.

Fico mais pobre ou mais rico? Se você mantém uma pequena parte do seu patrimônio em dólar, como sempre sugere o Felipe, está feliz agora. Se está contando somente com a oração, melhor repensar seus conceitos.

E o que mais? A discussão do câmbio bateu na porta dos juros. Dólar mais forte pode levar à pressão inflacionária – aquele tênis importado vai custar mais caro – o que, aos ouvidos do BC, é dica para juros estáveis ou para cima. Além disso, juros muito baixos desestimulam entrada de dinheiro estrangeiro no Brasil, o que é mais uma pressão contra o real.

What’s going on?

News. O Fed (o banco central americano) decidiu manter os juros que servem de referência à economia dos EUA (equivalente à nossa meta para a Selic) estáveis. Até aí, sem surpresas. O comunicado, porém, veio com uma sinalização de que pode haver mais altas neste ano do que o esperado inicialmente pelo mercado.

And? Com a recuperação da economia americana, o Fed está mais à vontade para fechar a torneira de liquidez global. O efeito de curto prazo é o que já vimos acima: fortalecimento do dólar, principalmente ante as moedas de emergentes. Os mais otimistas defendem que, como isso acontece porque a maior economia do mundo está forte, não há o que temer para os seus investimentos no longo prazo: a locomotiva tende a levar os demais vagões do trem junto.

O que vem aí?

Muita expectativa para a próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, que vai decidir os rumos para os nossos juros. Será nos dias 15 e 16 de maio.

A boa da vez

Se o seu objetivo é viver de renda, a Bia Cutait vai explicar como ter dinheiro caindo na sua conta sempre aqui.

Caso você queira ter a melhor previdência do Brasil, em que 12 mil pessoas já investiram 400 milhões de reais, então eu posso ajudar você aqui.

Agora, se o seu objetivo for comer, rezar e amar, vai precisar de dinheiro. Ainda dá tempo de comprar o livro do Padre Marcelo e também o do Felipe. Siga por aqui.

Por fim, imagine se O Antagonista virasse revista – seria uma ilha no jornalismo. Conheça o maior lançamento da semana aqui.

Amanhã é sábado

Woodstock do capitalismo. Investidores de ações de diferentes partes do mundo reúnem-se neste sábado em Omaha, nos EUA, para ouvir as palavras do oráculo e megainvestidor Warren Buffett. É o encontro anual da Berkshire Hathaway.

Que saúde! É esperado que, como de costume, Buffett, de 87 anos, e seu braço direito Charlie Munger, de 94, respondam dúvidas de investidores por mais de cinco horas consecutivas – em meio a goles de Cherry Coke.

A passagem é cara. Também acho, mas soube que o Yahoo! Finance vai transmitir ao vivo com exclusividade.

Sua vez

Leu uma notícia sobre economia e investimentos e não entendeu bulhufas? Encaminhe para oinvestidorindependente@empiricus.com.br.