M5M_Enquanto o amanhã não chega

Enquanto o amanhã não chega, olhemos para o presente: em grande medida, a semana não começou.

M5M_Enquanto o amanhã não chega

00:02 - Pai rico, filho nobre, neto pobre

Não são poucas as histórias de patrimônios erodidos de uma geração para outra. Vivi isso na pele: meu pai cresceu em um contexto de abundância que, sem um mínimo de orientação, não soube preservar. O fim dele foi triste, e meu começo foi a partir da estaca zero.

Volta-e-meia recebemos mensagens de pais leitores, preocupados não somente com a construção de seu patrimônio, mas com a perpetuação de seu legado nas gerações seguintes.

Um enorme desafio diante de uma realidade na qual educação financeira é tão escassa, não é mesmo?

Decidimos fazer nossa parte: queremos ajudá-lo a ensinar seus pequeninos desde cedo a lidar bem com o dinheiro. Preparamos uma série de materiais especiais que você encontra na série Você Investidor.

Lembre-se que é ele ou ela que cuidará de você um dia!

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

01:15 - Já chegou segunda-feira?

Enquanto o amanhã não chega, olhemos para o presente: em grande medida, a semana não começou.

Diversas praças na Ásia não operaram nesta madrugada, em função de feriados locais. Nos Estados Unidos, bolsa opera mas mercado de títulos não, em virtude do Columbus Day. Tudo contribui para volumes fracos e noticiário relativamente esvaziado.

Na esteira de petróleo em alta, bolsas americanas e europeias seguem na mesma direção. A justificativa (requentada) é a sinalização de apoio russo à restrição da oferta do óleo.

02:28 - Ainda não foi dessa vez

Os últimos finais de semana têm sido de apreensão para os investidores europeus, que a cada sexta-feira renovam expectativas de que a pausa nos mercados traga notícias sobre um desfecho para a novela do Deutsche Bank.

Todas as fichas estão em um acordo, em termos razoáveis, com o Departamento de Justiça americano. De concreto, ainda nada.

Mas na última sexta-feira o banco fez uma colocação privada de 3 bilhões de dólares em títulos de curto prazo. Em paralelo, seguem rumores de que o banco estaria em conversações com seus pares com vistas a uma eventual oferta de ações — o que seu próprio CEO nega veementemente, mas como esperar o contrário?

Onde há fumaça, há fogo. Na expectativa de que, ao invés de um incêndio, se trate simplesmente de um lume suave, dia é mais tranquilo.

03:02 - Só o teto importa

O grande destaque local é a articulação do governo para obter a aprovação em primeiro turno, na Câmara, da PEC 241. A contabilidade palaciana dá conta de que passará com certa folga.

Vale lembrar que a emenda precisa ser votada em dois turnos em cada uma das casas do Legislativo.

Incomodam as críticas internas, como as advindas da PGR e do STJ, que questionam a medida.

Em paralelo, governo mostra firmeza ao negar socorro ao RJ: não poderia ser diferente, pois governadores do Nordeste também estão de olho.

04:13 - Conexão Washington

A Marília está em Washington desde semana passada, participando de reuniões do FMI. A agenda tem sido intensa — como bem atesta os emails com impressões que ela tem nos enviado diariamente.

Aguardo ansiosamente pelas impressões que ela trará de lá, especialmente no que tange a percepção estrangeira em relação ao momento pelo qual passamos no Brasil.

E dividirá esses insights assim que voltar, lá no Empiricus Renda Fixa.

Links Recomendados

.: Parte II – Decidindo a participação ideal de imóveis numa carteira
.: “Realmente acredito que temos uma bazuca em mãos.”

Conteúdo exclusivo para quem é PRO

.: VALE: Cheiro de ingerência no ar (PRO)
.: Energia: Chineses (ainda mais) saidinhos (PRO)
.: CSAN: Uma lição de gestão de portfólio (PRO)

Por R$ 12,90 ao mês você tem acesso a todo o conteúdo.

Adquira o conteúdo completo

Conteúdo relacionado