M5M_Fim ou começo?

Teve início ontem novo ato da tragédia do Monte dei Paschi. Mas o plano do governo italiano é de destinar até 20 bi de euros ao socorro de seu sistema financeiro…

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
M5M_Fim ou começo?

00:01 - Dessa vez é diferente

Deve ter sido bom o Natal dos traders nos EUA, pois predomina bom humor na retomada de negócios hoje. Volumes são relativamente fracos, mas contribuem para o dia positivo a alta do barril de petróleo e uma primeira leitura favorável do indicador de preços de imóveis divulgado há pouco.

Seguem intensas as expectativas em torno de um possível fechamento do Dow Jones na marca histórica de 20 mil pontos. E segue — pelo menos no nível do discurso — a leitura de que o nível de valuation da bolsa americana é sustentável. “Dessa vez é diferente”, dizem.

Preço/Lucro do S&P500 nos últimos 5 anos.

Diferente, é claro…

Por aqui, operamos próximo do zero-a-zero com predominância de exportadoras na ponta positiva. No mercado de juros, são mínimas as movimentações.

01:16 - É o fim...

Do lado de lá do Atlântico, teve início ontem novo (e potencialmente final) ato da tragédia do Monte dei Paschi.

Veio do Banco Central Europeu o entendimento de que a necessidade de capital da banca mais antiga do mundo é da ordem de 8,8 bilhões de euros — montante aos 5 bilhões que a instituição tentava na semana passada, sem sucesso, levantar junto a investidores privados.

Enquanto isso, se deteriora a posição de liquidez do banco e já há gente do calibre do presidente do banco central alemão questionando a viabilidade de seu salvamento.

Estão suspensas as negociações das ações do banco em Milão.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

02:28 - ...ou o começo?

Já havia mencionado dias atrás, mas volto a lembrar: o plano do governo italiano é de destinar até 20 bilhões de euros ao socorro de seu sistema financeiro. Sabe-se agora que apenas o Monte dei Paschi demandará metade do bolo.

O total de créditos podres nos balanços dos demais bancos italianos é da ordem de 52 bilhões de euros. Serão suficiente os 20 bilhões?

O tamanho do problema — viu primeiro quem é PRO, na edição de 21/12.

O UniCredit, cuja situação é entendida como anos-luz melhor que a vivida pelo Monte, sinaliza que pretende levantar capital privado agora em janeiro.

Ou pelo menos tentar.

03:02 - Repescagem

Em linha com o que sinalizamos ontem, Temer volta à prancheta com a equipe econômica em busca de medidas adicionais às dez já anunciadas. A intenção é fazer uma repescagem dentre outras 26 propostas que foram analisadas e deixadas em stand-by num primeiro momento, em busca de ideias que possam ser implementadas imediatamente.

Fiquemos atentos a novidades nos próximos dias. Se dependesse do desejo do mercado, viria alguma novidade no estilo garantia de preço mínimo para o café — coisa nunca tentada por aqui, não é mesmo? Eu sigo na torcida para que prevaleça a postura cética quanto a soluções milagrosas.

Quem também faz repescagem é o BNDES. Nesse caso, em sua carteira de participações — mais detalhes no M5M PRO de hoje.

04:03 - Almanacão de Férias

A iminente chegada de janeiro me traz uma lembrança de infância muito querida. Eram infindáveis horas de diversão garantida em um tempo sem internet:

E se tivesse um Almanacão de Férias da Empiricus?

Ajude o Herrera a encontrar os sete erros que as empresas cometem e as tornam alvo do Insider. Caça-Palavras do Max: encontre a próxima Microcap queridinha do mercado. Ajude o Felipe a ligar os pontos da próxima aposta convexa da Carteira Empiricus. Decifre as gregas para descobrir a próxima oportunidade do Gamma Trader. NTN-Bs, LTNs, LFTs e outras intersecções da Renda Fixa nas Palavras Cruzadas da Marília. Leve o Sergio até o próximo trade vencedor do Serious Trader. Qual Long & Short explora maior distorção de preço? Ajude o Gabriel a encontrar as Melhores Ações do Mundo e o Jim a contar as moedas que não valerão nada amanhã (Currency Wars Alert). Pinte os espaços pontilhados e encontre o caminho da Riqueza Permanente com o Rodolfo.

Vou sugerir para o Caio, para 2018. Para agora, a proposta é menos lúdica mas igualmente interessante: com o Premium Pass, você ganha 30 dias de acesso a todos os serviços premium. Ao final do período, você escolhe uma série para continuar recebendo pelo resto do ano — ou, se não gostar de nada, simplesmente pede seu dinheiro de volta.

A oferta é limitada a 500 unidades, então é melhor garantir o seu agora.

Links Recomendados

.: S01E09 – Pimenta na Poupança dos Outros é Refresco
.: 3 EMPRESAS – Vão depositar dinheiro na sua conta em 2017

Conteúdo exclusivo para quem é PRO

.: BNDES: Faxina de ano novo? (PRO)
.: GOLL/SMLE: Eu também quero (PRO)
.: Infraestrutura: Papai Noel atrasado (PRO)

Por R$ 12,90 ao mês você tem acesso a todo o conteúdo.

Adquira o conteúdo completo

Conteúdo recomendado