M5M_Haja fé

Voila!, renasce a fé no planejamento estatal chinês nos corações dos iluminados de Wall Street.

Compartilhe:
Enviar link para o meu e-mail
M5M_Haja fé

00:21 - Fé demais

Ontem o clima era de hard landing de China por conta dos dados de exportação ruins. Hoje ninguém lembra: o que importa é que os preços ao produtor pararam de cair por lá — vinham em tendência negativa desde 2012.

Reflexo do que? Da decisão dos burocratas de Pequim de fechar empresas públicas ineficientes. Só algumas. E,voila!, renasce a fé no planejamento estatal chinês nos corações dos iluminados de Wall Street.

Colaboram ainda para o bom humor os indicadores econômicos positivos nos EUA, que reforçam a fé de que a atividade seguirá em bom ritmo a despeito do início do ciclo de alta de juros por lá.

E também uma rodada de resultados corporativos melhores, reacendendo a fé na tese de que haverá espaço para revisões para cima de lucros, que impulsionariam uma nova pernada de alta para a bolsa.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

01:05 - Com emoção

Se ontem já estávamos convictos de que todas as condições para que o Copom iniciasse o ciclo de corte para a Selic, o que dirá hoje, após o anúncio de redução de preços de combustíveis pela Petrobras?

Combustível é componente importante na inflação: pense não apenas no preço da gasolina na bomba, mas no impacto nos custos dos fretes de praticamente tudo que você compra.

A julgar pelo discurso público dos analistas, mercado estava até ontem meio-a-meio entre 0,25 e 0,50 ponto de corte. Com o desenvolvimento de hoje, faz todo sentido pensar que podemos, sim, caminhar para um corte mais agressivo.

E os DIs reagem bem, para alegria de quem está comprado em prefixados (levantei a mão aqui).

E há quem pense que renda fixa não tem emoção!

02:07 - Investir é fácil e é para todos

A primeira tiragem de Contra o Financismo — O método mais prático e eficiente para investir em ações foi um sucesso tão estrondoso que nos vimos na obrigação de trazê-lo de volta.

No livro, Felipe Miranda e Rodolfo Amstalden ensinam, de maneira direta e descomplicada, como pessoas comuns podem aproveitar oportunidades de multiplicação de patrimônio antes reservadas somente a investidores profissionais. Investir é fácil, e é para todos.

Reiteramos nossa missão de levar conhecimento e inteligência financeira de qualidade ao maior número possível de pessoas. Por conta disso, oferecemos o livro gratuitamente: você dividirá conosco apenas o custo de envio. De quebra, ganha dois meses de degustação do Palavra do Estrategista.

A tiragem é limitada. Reserve já o seu.

03:12 - Muito barulho por nada

Gerou barulho desnecessário a declaração de Temer, em entrevista ontem, na qual deu a entender que a PEC do Teto pode vir a ser modificada durante sua vigência.

Qualquer calouro de Direito sabe que uma emenda à Constituição pode ser substituída por uma nova emenda à Constituição. Basta que seja aprovada, passando pelo mesmo rito de votação em dois turnos em cada casa do Legislativo.

Particularmente preferia que, a exemplo de Odisseu, tampássemos nossos ouvidos com cera e amarrásemo-nos aos mastros do navio — mas não dá: o fato é que, ao primeiro sinal de melhora de nossas perspectivas, o discurso populista voltará e terá de ser combatido novamente.

Independentemente disso, o presidente perdeu uma bela oportunidade de ficar quieto. Para que dar ideia?

04:11 - Testando a teoria

Empresas pequenas ou grandes? Com foco em valor ou em crescimento? O que oferece melhores retornos de longo prazo?

Diz a teoria que, em prazos mais longos, a preferência pelo binômio baixa capitalização-foco em valor deveria se traduzir em maiores retornos.

Incumbimos o pessoal da CJE-FGV, que a Empiricus muito orgulhosamente fomenta, de promover um estudo quantitativo para verificar a consistência da previsão teórica no mercado de capitais brasileiro. O resultado é um artigo bastante interessante, que temos a satisfação de disponibilizar a todos.

O estudo pode ser acessado aqui.

Links Recomendados

.: Um manifesto contra a falta de informação
.: Este título de Renda Fixa irá desaparecer do mercado no dia 19/10/16...

Conteúdo exclusivo para quem é PRO

.: CIEL: Empresa de um homem só? (PRO)
.: LAME: Queremos sempre mais (mesmo) (PRO)
.: Estou chocado, estarrecido (PRO)

Por R$ 12,90 ao mês você tem acesso a todo o conteúdo.

Adquira o conteúdo completo

Conteúdo recomendado