M5M_Quanto Vale um Gênio?

Está mais que na hora de encerrar a brincadeira e normalizar um pouco o mundo: se há crescimento, que os mercados passem a se virar sozinhos.

M5M_Quanto Vale um Gênio?

“Inflação menor assegura maior poder de compra para os brasileiros” – Henrique Meirelles

“Se for para aumentar impostos, vamos aumentar” – Henrique Meirelles

“A business that makes nothing but money is a poor business” – Henry Ford

“Innovation is moving at a scarily fast pace” – Bill Gates

Trilha do dia
Oasis  – (What’s The Story) Morning Glory?

Agora você pode ouvir a trilha do M5M no Spotify – confira aqui!

00:21 - Chega de Muleta?

Mercados continuam “assustados” com o tom mais hawkish dos banqueiros centrais europeus – inflação na Alemanha acelerou e dá mais força ao fim dos estímulos monetários. Secou a fonte do “dinheiro de helicóptero”.

Mesmo com bons dados econômicos nos EUA (PIB e consumo pra cima e desemprego em linha), as Bolsas vão caindo com força. Mercado brasileiro destoa e opera no verde (ponto pro Temer, finalmente).

Está mais que na hora de encerrar a brincadeira e normalizar um pouco o mundo: se há crescimento, que os mercados passem a se virar sozinhos.

00:59 - O Pulso Ainda Pulsa

Talvez essa tenha sido a melhor noite de sono de Temer desde o dia 18 de maio. Em um só dia, ele se livrou de Renan, nomeou a sucessora de Janot e ainda emplacou uma baita vitória na CCJ – 16 a 9, bem acima das expectativas iniciais.

Se tiver dormido até mais tarde, Temer acordou hoje com a notícia de que o CMN alterou as metas de inflação para 4,25 por cento em 2019 e 4 por cento em 2020 – o IGP-M de junho veio negativo em -0,67 por cento (-0,78 por cento acumulado em 12 meses).

Talvez o café não tenha descido bem, porque o STF protocolou na Câmara logo cedo a denúncia contra o presidente.

Seja como for, Temer vai mostrando que ainda tem um pouco de bala na agulha e a fatura da reforma trabalhista está bem encaminhada no Senado – por outro lado, a batalha na CCJ da Câmara promete ser bastante dura: apenas quatro dos 66 membros demonstram apoio abertamente ao presidente e, dos sete tucanos, apenas um estaria ao lado de Temer.

Bastidores indicam que o governo começa a se movimentar para aprovar a idade mínima na Previdência o que, se não resolve o problema das contas públicas, vai empurrando o problema com a barriga e impede que o país exploda até 2019.

Claro que, como sinalizou Meirelles, aumentos de impostos não estão descartados.

Com a redução da meta de inflação e avanço da trabalhista, mercado de juros se animou e ensaiou um fechamento, principalmente nos vértices longos. Bolsa vai se estabelecendo acima dos 62 mil pontos e o dólar opera um pouco pra cima, rondando a marca dos 3,30 reais.

01:48 - Pobre Menino Rico

89 bilhões de dólares.

É isso o que tem Bill Gates, o nerd de Seattle que fundou a Microsoft.

Se 1 milhão de reais resolvem a vida de uma família brasileira, o cara tem dinheiro pra encaminhar o futuro da cidade de Campinas.

Jeff Bezos, o maluco da Amazon, tem módicos 83 bilhões de dólares, e o pirralho do Facebook, Mark Zuckerberg, tem uns 64 bilhões de dólares.

Os três têm muito mais dinheiro do que poderiam sonhar em gastar mesmo que vivam a vida louca do Adriano “Imperador” às últimas consequências – nem se fizerem a festa de aniversário da Anitta todo dia vai faltar dinheiro.

Zucka, o mais “pobre”, pode deixar seu dinheiro aplicado em Fed Funds que vai tirar 1,3 bilhão de dólares todo ano…

É fácil cair na tentação de pensar que é um exagero, que esses caras têm mais grana do que merecem, que tem um monte de gente passando fome no mundo etc.

Mas, aqui, dou créditos ao Mentor Neto, é preciso pensar quanto esses caras mudaram e moldaram o mundo.

Se é real o clichê de que uma pessoa de classe média hoje tem muito mais acesso a conhecimento, saúde, alimentação e entretenimento do que o mais rico dos nobres de 200 ou 300 anos atrás, isso se deve à capacidade de inovação e criação de gênios (gênios!) como Gates, Bezos, Ford, Tesla, Edison e Welch.

02:30 - Como Vai o Joelho?

As facilidades, encurtamento de tempos e distâncias, novos tratamentos, maior produtividade… uma infinidade de novas soluções que não caberiam aqui nem se esse fosse o M500M.

A Copa de 1930 quase fracassou porque a viagem de navio da Europa para o Uruguai demorava e custava demais. Só de última hora e com muito esforço alguns países europeus aceitaram o convite.

A verdade é que esses caras nunca serão devidamente recompensados por tudo que fizeram e criaram – sim, Bill Gates tem MENOS dinheiro do que merece.

Quantas horas por semana se perdia indo ao banco pra pagar aquela conta de luz, sacar dinheiro e consultar extratos? Se forem duas horas semanais, é um filme a mais que se vê, mais tempo com seus filhos ou um livro por mês. Duas horas a mais que você ganhou porque não tem mais que ir ao banco.

E o Office?

Minha mãe passou a vida datilografando monografias. Imagine errar uma palavra no fim da página? Não tinha o ctrl + z na Olivetti, amigo. Não vou nem entrar nos méritos do Excel, que reduziu infinitamente o tempo de preenchimento de planilhas e relatórios.

Meu relógio tem mais capacidade de processamento que toda a cabine da Apollo 11.

Desde os anos 50, alguns cientistas teorizaram e até criaram alguns aparelhos de ressonância magnética em laboratório. Mas foi só nos anos 80, quando a GE entrou na brincadeira, que a coisa saiu pra valer do papel e ganhou escala.

Não vou nem entrar no mérito de quantos empregos esses caras geram (só a Microsoft tem 114 mil colaboradores) e quantas outras pessoas mais fizeram fortuna trabalhando com essa galera.

A próxima vez que alguém vier reclamar da desigualdade do capitalismo, lhe pergunte onde preparou o último trabalho da faculdade ou como foi aquela ressonância no joelho.

03:40 - Quer Levar Quanto?

Em vez de reclamar que tem gente com muito, por que não começar a se mexer e garantir a sua própria fortuna?

Se você cuidar direito do seu patrimônio, começar a aplicar direitinho e montar uma carteira inteligente, claro que não vai ser bilionário, mas vai conseguir uma boa aposentadoria, com descanso merecido, lendo livros, cuidando dos netos ou viajando pelo mundo.

Pra te ajudar, e ajudar a equipe de vendas a bater as metas do semestre, liberamos o 2×1 por aqui – você assina um produto essencial e leva outro de graça.

Tem um terceiro na conta que você ainda leva por 3 meses, pra não ter como recusar!

É o 2×1 que vale por 3.

Confira aqui!

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Conteúdo relacionado