Por que somos unissex

De quando em quando alguém pergunta por que não fazemos na Empiricus um produto apenas para mulheres. Eu nunca entendi muito bem o que isso queria dizer, para ser bem honesta.

Por que somos unissex

Investimentos dependem do gênero?

Caro leitor,

Aqui é a Beatriz Cutait. Cedi meu espaço de hoje na newsletter para a Olivia, que escreve logo abaixo. Estou totalmente focada, nos últimos dias, no próximo relatório mensal do Você Investidor, em que vamos falar de Certificados de Operações Estruturadas – COEs. Você vai saber o que pensamos desse produto e se há boas opções no mercado. Também teremos mais orientações de Tesouro Direto, nos aprofundando mais ainda em relação ao que dissemos nas newsletters anteriores. Como saber qual é o melhor título para se comprar?

Garanta aqui o seu acesso.

Ao confirmar sua inscrição, você terá acesso ao último relatório Você Investidor, em que falamos sobre o retorno sobre investimentos em franquias. E poderá fazer todas as aulas (em vídeo) do curso Investimentos para Leigos, que já foi assistido por mais de 30 mil pessoas. Acesse agora e pare de adiar suas decisões de investimento de uma vez por todas.

Um abraço, Beatriz

Caro leitor,De quando em quando alguém pergunta por que não fazemos um produto apenas para mulheres. Eu nunca entendi muito bem o que isso queria dizer, para ser bem honesta.

Nas primeiras vezes em que ouvi ideias desse tipo – dentro ou fora da Empiricus –, eu ficava pensando em como poderia desenvolver um relatório de investimentos para mulheres. E nunca consegui chegar a uma ideia boa.

Está gostando desse artigo?Insira seu e-mail e comece já a receber nossos conteúdos gratuitos

Lembrei do que Daniel Kahneman disse em nosso evento, no mês passado: no longo prazo, mulheres tendem a ter resultados melhores do que homens no investimento em ações.

Ele explicou que as mulheres tomam menos atitudes e mudam menos de posição em seus investimentos. Por outro lado, homens têm muitas ideias e mudam suas alocações com muita frequência, o que os leva a um grande número de decisões ruins.

Então, tratei de pesquisar exemplos de iniciativas voltadas à mulheres no mercado financeiro. Quem sabe, haveria algo novo no mercado?, pensei.

Para minha frustração, o que encontrei não foram iniciativas que consideravam essa diferença indicada pelo brilhante Kahneman. Mas, sim, evidências de que talvez eu não estivesse tão errada em não entender por que diferenciar conteúdos de investimentos por gênero.

Vou explicar o porquê de um jeito diferente: vou usar a mesma lógica de alguns projetos que encontrei por aí que escrevem sobre “finanças” e “investimentos” para mulheres. Mas vou falar para os homens.

Começarei apresentando algumas ideias de temas, considerando os principais dilemas masculinos:

  • Vale a pena tornar-se sócio-torcedor do seu time ou é melhor comprar ingressos avulsos sempre que eu quiser ir ao campo? Todo homem já teve essa dúvida ao menos um vez na vida. A resposta, obviamente, vai depender das preferências do torcedor, que primeiramente deve pensar nas vantagens e desvantagens de cada caso…
  • E a assinatura mensal do pay-per-view, compensa? Lembrando que, se não assinar, depois você vai acabar pagando uma bica por uma transmissão avulsa em algum momento.
  • Você vai sair com uma mulher. Se ela também trabalha, deve pagar a conta sozinho ou deve sugerir rachar? Essa é clássica. Muito difícil saber se vale a pena tentar dar uma impressionada… Eu posso até complementar: se você pagar uma vez, vai ter de pagar tudo sempre?
  • Como gastar menos no happy hour? Há diversas variáveis desse tema, como o encontro da turma: levo uma cerveja boa e cara, mesmo sabendo que os outros vão levar as comuns e todo mundo vai beber as de todo mundo, ou levo logo a mais barata?
  • Gasolina ou etanol? Essa é mais batida, mas é clássica. E é preciso considerar que alguns modelos de veículos rendem mais do que a média com etanol.

A Operação financeira que Felipe realizará AMANHÃ

Amanhã, dia 18 de agosto de 2016, Felipe Miranda investirá 100 mil reais do seu dinheiro pessoal em uma operação – com o maior potencial de valorização de todo o mercado brasileiro hoje.

Algo capaz de mudar a sua vida financeira e da sua família para sempre.

Você tem, aqui, uma última chance de se posicionar rigorosamente na mesma oportunidade antes que ele o faça.

AS AÇÕES QUE FELIPE MIRANDA COMPRARÁ AMANHÃ – ÚLTIMA CHAMADA

 

Obviamente, isso foi só uma brincadeira, para mostrar de forma bem simples por que acho que não faz sentido falar de “investimentos” para mulheres.

Em minhas buscas por ideias de investimentos por gêneros, não encontrei sugestões de operações Long & Short para mulheres, ações small caps para mulheres, empresas boas pagadoras de dividendos para mulheres, fundos imobiliários para mulheres, os melhores títulos públicos ou privados para mulheres…

Não estou dizendo que as perguntas acima são irrelevantes, apenas não são de investimentos. E as respostas para elas não são a nossa praia aqui na Empiricus.

Assim como também não somos as melhores pessoas para falar sobre economia doméstica, sobre se vale a pena cozinhar ou jantar fora, reaproveitar alimentos ou sobre o que os astros reservam para sua vida financeira. Respeito quem busca essas informações. Isso apenas não é finanças/investimento.

Outro dia, a Luciana ( que escreve sobre fundos de investimentos ) me contou que uma vez se matriculou em um curso de investimentos para mulheres em uma instituição do mercado financeiro e voltou para casa com uma planilha de gastos da família.

É por isso que somos unissex.

A menos que alguém tenha uma ideia de como fazer um produto para mulheres de forma inteligente, continuaremos unissex.

Eu gostaria muito de ter mais assinantes mulheres, é claro que sim. Mas também gostaria de ter mais assinantes homens! Eu queria, mesmo, é que todo brasileiro crescesse sabendo que pode ser um excelente investidor. Eu queria, mais ainda, que o Brasil fosse um país com uma “cultura de investimentos”.

Aqui na Empiricus, nós já estamos preparando um grande projeto para incentivar a educação financeira no país. Queremos ser um país de grandes investidores. Formado por pessoas que realmente sabem ganhar dinheiro no mercado. No fundo, essa é a grande vocação da Empiricus.

E encerro esse texto de hoje pedindo a todos os nossos leitores sugestões de como podemos disseminar o gosto pelo mercado financeiro e pelos investimentos por esse Brasilzão. Vou chamar para um café da manhã aqui na Empiricus quem enviar a melhor ideia para o meu e-mail.

Menu do dia

:. MICROCAP ALERT: No Microcap Alert, seguimos analisando outros resultados de nossas microcaps recomendadas e muitas delas estão tendo seus preços-alvo revisados para cima, em função de bons números apresentados no 2T16.

Gostamos de ver que as microcaps não estão passivas ao cenário econômico desafiador e estão se mobilizando internamente fazendo um ótimo dever de casa em termos de redução de custos e ganho de eficiência.

pNeste análise detalhada dos resultados, nos chamou atenção os números recentes de uma companhia que está sendo alvo de estudo para ser recomendada para a carteira em breve. Um valor ainda desconhecido que somente o cliente Microcap Alert terá acesso.

Saiba mais

Leitura sugerida:

:. Títulos prefixados: perguntas e respostas

:. Receba 3 aluguéis mesmo em tempos de crise

Conteúdo relacionado